Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de consolidação da democracia centrado nos sistemas partidários é uma maneira significativa de compreender como as democracias funcionam, de saber se existe competição entre partidos com regras de aceitação dos resultados, se eleições funcionam como instituições legítimas que determinam quem governa e se os partidos são organizados com regras e estruturas. Sendo assim, um sistema de partidos institucionalizado é importante para o processo de consolidação democrática. A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo.
Os problemas em exercer a responsabilização dos governantes são mais acentuados onde existem sistemas partidários institucionalizados devido à rigidez das regras em vigor.
Analise as seguintes afirmações relativas à programação Orientada a Objetos e análise do software com diagramas UML:
I. O diagrama de seqüências de análises é a implementação de um diagrama de classe onde os atributos e as operações ainda não estão completamente definidos;
II. Um caso de uso não pode ser inicializado por um ator;
III. Um diagrama de caso de uso contém elementos modelados para um sistema e mostra os diferentes relacionamentos, como também generalizações, associações e dependências entre estes elementos;
IV. A interação entre casos de uso pode ser comunicação, extensão e uso. A comunicação é a conexão dos caminhos do caso de uso. A extensão mostra comportamentos de exceção e casos especiais que aumentariam a quantidade de casos de uso no modelo.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
O processo de consolidação da democracia centrado nos sistemas partidários é uma maneira significativa de compreender como as democracias funcionam, de saber se existe competição entre partidos com regras de aceitação dos resultados, se eleições funcionam como instituições legítimas que determinam quem governa e se os partidos são organizados com regras e estruturas. Sendo assim, um sistema de partidos institucionalizado é importante para o processo de consolidação democrática. A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo.
Corrupção eleitoral é grandemente coibida pela competição entre partidos.
Analise as seguintes afirmações relativas a Estruturas de Dados:
I. O critério LIFO, Last In First Out, dá origem à estrutura de dados denominada Pilha;
II. Uma estrutura de dados que se caracteriza por uma relação de hierarquia entre os elementos que a compõem é denominada lista;
III. Dada uma árvore binária, pode-se estabelecer pelo menos uma forma para percorrer todos os seus nós, sem repetir nenhum e sem deixar de passar por nenhum;
IV. Para se retirar um nó que tenha dois filhos, em uma árvore binária de pesquisa, deve-se, inicialmente, transformar as sub-árvores resultantes destes dois filhos em uma única lista encadeada e substituir o nó a ser retirado por esta lista resultante.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
A propósito da estrutura e da organização social, julgue os itens subseqüentes.
A mais importante constatação acerca da estrutura social brasileira é que existe uma profunda fragmentação racial, local e regional, que é fator restritivo à individualização das relações sociais, um dos requisitos para a existência de uma sociedade civil.
Leia atentamente os enunciados que se seguem:
Indique a seqüência conceitual que expressa mais precisamente os conceitos acima:
Estado, governo, accountability, burocracia, administração pública
administração pública, accountability, burocracia, coisa pública, Estado
governo, controle social, administração pública, patrimônio governamental, Nação
burocracia, controle externo, administração pública, patrimônio estatal, governo
classe política, accountability, burocracia, coisa pública, Estado Nacional
A propósito da estrutura e da organização social, julgue os itens subseqüentes.
O reconhecimento de direitos formais não é suficiente para garantir a cidadania. Cidadania é o resultado de um processo histórico, econômico e cultural, que estabelece, ou não, as condições para a formação da sociedade civil e da cidadania.
Entre os grandes eixos da mudança política no mundo ocidental no final do século XX destacam-se a crise fiscal do Estado e a crise do modelo de administração. Esta última apresenta várias dimensões, enunciadas abaixo, exceto:
O compromisso com procedimentos democráticos eliminava qualquer possibilidade de gestão empreendedora por parte dos servidores públicos, já que submetia decisões técnicas a critérios políticos, impondo à administração uma lógica puramente eleitoral.
A ênfase na disciplina e nos controles tornou a administração amarrada a uma racionalidade técnica e processual que se mostrava contraditória com a busca de resultados. As atividades dos funcionários orientavam-se pelo formalismo e pelo ritualismo, privilegiando os procedimentos operacionais.
Ao invés de as atividades se justificarem pelos benefícios proporcionados à sociedade – que é o que sustenta a própria existência da administração pública na ordem democrática ocidental – eram voltadas para o próprio Estado ou para a "organização".
A estrutura hierárquica mostrava-se ineficiente, devido à sua rigidez, centralização e verticalidade.
Os princípios da hierarquia e da obediência eliminavam a criatividade e justificavam a falta de responsabilidade por parte dos agentes públicos: como deviam acatar ordens – e não questioná-las – não podiam ser responsabilizados já que, na realidade, apenas cumpriam o seu dever.
A propósito da estrutura e da organização social, julgue os itens subseqüentes.
O movimento do trabalhador rural contemporâneo difere daquele que lhe deu origem nos anos 60 na medida em que houve, nesses quarenta anos, uma grande modernização da agricultura e a maciça introdução de serviços de seguridade social por meio dos sindicatos rurais.
Sobre políticas públicas, assinale a opção incorreta.
No processo de formação de agenda em políticas públicas, para que um estado de coisas se torne um problema prioritário na agenda governamental, é necessário que apresente pelo menos uma das seguintes características: mobilize ação política – seja ação coletiva de grandes ou de pequenos grupos, seja ação de atores individuais estrategicamente situados; constitua uma situação de crise, calamidade ou catástrofe, de maneira que, para os governantes, o ônus de não lidar com o problema seja maior que o de enfrentá-lo; constitua uma situação de oportunidade, ou seja, algum ator relevante perceba vantagens a serem obtidas com o seu tratamento.
No processo decisório em políticas públicas cabe distinguir entre decisões ordinárias e decisões estruturantes. As primeiras dizem respeito a ajustes ou a medidas experimentais e de curto alcance no atendimento das demandas. Já as decisões estruturantes são aquelas que estabelecem os rumos básicos das políticas públicas em geral e definem o contexto e os parâmetros para as decisões incrementais.
Um traço recorrente nas políticas públicas no Brasil é que, embora usualmente a resolução de problemas políticos requeira a articulação e cooperação de diferentes agências, existem linhas rígidas – mas nem sempre consensuais e respeitadas – de demarcação das áreas de atuação de cada uma delas. Como conseqüência, ou as políticas são fragmentadas segundo as áreas de controle de cada agência, na busca de uma convivência pacífica; ou estabelecemse superposições que levam ao desperdício de recursos.
O modelo de implementação de políticas públicas conhecido como "interativo" ou "bottom-up" tem como características: Em cada fase a combinação necessária de recursos deve estar efetivamente disponível. Deve haver uma só agência implementadora, que não depende de outras para ter sucesso. Deve haver completa compreensão e consenso quanto aos objetivos a serem atingidos. Deve ser possível especificar, com detalhes completos e em seqüência perfeita, as tarefas a serem realizadas por cada participante. Os atores que exercem posições de comando devem ser capazes de obter efetiva obediência dos seus comandados.
No Brasil, como na maioria dos países latinoamericanos, as políticas públicas são afetadas por uma clivagem entre decisão e implementação, que expressa uma perspectiva linear, vertical e planificadora, segundo a qual, uma vez que a decisão seja tomada, a implementação está dada. Esta característica ao mesmo tempo expressa e resulta da tendência à centralização e da reduzida autonomia e fragilidade institucional dos níveis e agências responsáveis pela implementação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...