Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia atentamente os enunciados que se seguem:
Relação entre dois sujeitos, na qual um impõe ao outro a sua própria vontade e lhe determina o comportamento.
A atividade ou conjunto de atividades que tem como finalidade a administração do conflito em torno de bens públicos.
Organização que detém o monopólio legítimo do uso da força em um dado território.
Conjunto de pessoas que exercem o poder político e que determinam a orientação política de uma dada sociedade.
Conjunto de atividades diretamente destinadas à execução concreta das tarefas ou incumbências consideradas de interesse público ou comum, numa coletividade ou organização estatal.
Os enunciados acima referem-se, seqüencialmente, aos seguintes conceitos:
Administração Pública, Poder, Política, Estado, Governo
Poder, Estado, Governo, Política, Administração Pública
Poder, Administração Pública, Governo, Estado, Política
Administração Pública, Poder, Governo, Política, Estado
Poder, Política, Estado, Governo, Administração Pública
Segundo Max Weber, a autoridade ou dominação baseia-se na legitimidade que, por sua vez, pode ser de três tipos. Um deles, a dominação legal de caráter racional, típica do Estado contemporâneo, não apresenta a característica de:
exercício contínuo de funções segundo competências fixas
regras técnicas e normas aplicadas por profissionais especializados
Na perspectiva marxista, o Estado contemporâneo não desempenha a função de
criação das condições materiais genéricas de produção.
manutenção e garantia da acumulação de capital e das taxas de lucro no sistema.
determinação e salvaguarda do sistema geral de leis que regem as relações dos sujeitos jurídicos na ordem capitalista.
regulamentação dos conflitos entre capital e trabalho.
segurança e expansão do capital nacional total no mercado capitalista mundial.
O Estado de direito contemporâneo supõe a composição de diversas estruturas. Essas podem ser sistematizadas como o conjunto abaixo descrito, exceto:
Estrutura formal do sistema jurídico, que assegura o exercício das liberdades fundamentais com a aplicação de lei universal abstrata por juízes independentes.
Estrutura material do sistema jurídico: liberdade de concorrência no mercado entre sujeitos da propriedade.
Estrutura social do sistema jurídico: direitos sociais universais que regem políticas orientadas para a integração social das camadas desfavorecidas.
Estrutura política do sistema jurídico: separação e distribuição do poder.
Estrutura econômica do sistema jurídico: igualdade de oportunidades no acesso aos cargos eletivos.
As transformações da economia mundial nos anos 90 levaram à criação de novos papéis para o Estado e a novas formas de relação entre Estado, mercado e atores sociais, destacando-se entre essas a criação das chamadas Agências Reguladoras. Sobre tais agências, marque a única opção incorreta.
Destinam-se a corrigir/suprir falhas de funcionamento do mercado.
Entre suas finalidades está a de contribuir para a correção das assimetrias informacionais existentes.
Elas se propõem, entre outros objetivos, a reduzir custos transacionais.
Devido à sua complexidade e às questões técnicas envolvidas, não prevêem a participação direta dos atores sociais no processo de elaboração de normas.
Elas têm poderes para, entre outras coisas, especificar tecnologias admissíveis, métodos de prestação de serviços e preços e para assegurar orçamentos consistentes.
No Brasil, um fato que preocupa os estudiosos é a persistência e o agravamento da desigualdade, apesar do desenvolvimento econômico. Sobre as características da situação de desigualdade sócio-econômica da população brasileira, assinale a única afirmativa incorreta.
Generalizada utilização de tecnologias avançadas, de alta produtividade, que demandam capacitação profissional constante.
Elevada concentração de rendas, tanto sob a forma de capital físico quanto capital humano.
Acentuado poder e habilidade dos grupos de alta renda em preservar seus privilégios.
Ausência histórica de políticas públicas eficazes na promoção de mudanças estruturais.
Baixa escolaridade, pouca tradição organizacional e reduzida capacidade de influência dos grupos de baixa renda afetados pelas políticas concentradoras de renda.
Não constitui fase do processo de políticas públicas a
Em todo o mundo ocidental moderno, uma das questões recentes mais discutidas é a governabilidade. A esse respeito, marque o único enunciado incorreto.
A falta de governabilidade pode ser resultado de uma sobrecarga de demandas, às quais o Estado responde com a expansão de seus serviços e da sua intervenção, até chegar a um ponto em que ocorre uma crise fiscal.
A governabilidade está diretamente relacionada à capacidade do Estado de atrair grupos privados para o seu interior, oferecendo-lhes bens e serviços de modo a atender as suas demandas e representar seus interesses nos âmbitos doméstico e internacional.
A falta de governabilidade pode ser um problema de natureza essencialmente política, expressando problemas de autonomia, complexidade, coesão e legitimidade das instituições.
A governabilidade de uma democracia depende do equilíbrio do relacionamento entre a autoridade de suas instituições de governo e a força das suas instituições de oposição.
A falta de governabilidade é o produto conjunto de uma crise de gestão administrativa do sistema e de uma crise de apoio político dos cidadãos às autoridades e ao governo.
Leia com atenção os enunciados a seguir:
Doutrina que propugna a organização da coletividade com base na associação representativa dos interesses e atividades profissionais.
Relação de compromisso entre políticos de profissão, que envolve uma rede de lealdades pessoais e a troca das vantagens provenientes da estrutura pública que controlam, por legitimação e apoio.
Ação coletiva por parte de indivíduos que vendem sua força de trabalho, destinada a proteger e melhorar o próprio nível de vida.
Forma específica de intermediação de interesses organizados em número limitado de associações, às quais o Estado dá o reconhecimento institucional e o monopólio na representação dos interesses do grupo e delega um conjunto de funções públicas.
Os enunciados acima referem-se, respectivamente, a:
neocorporativismo, clientelismo, sindicalismo, corporativismo.
sindicalismo, neocorporativismo, clientelismo, corporativismo.
clientelismo, neocorporativismo, sindicalismo, corporativismo.
corporativismo, clientelismo, sindicalismo, neocorporativismo.
sindicalismo, corporativismo, clientelismo, neocorporativismo.
Sobre a representação política, não se pode fazer a seguinte afirmativa:
Nas democracias contemporâneas a representação política baseia-se numa perfeita correspondência entre as percepções dos representantes e os interesses dos representados.
A representação política constitui, em tese, um mecanismo para o estabelecimento de uma relação de controle entre governantes e governados.
A representação política pode ser uma relação de delegação. Nesse modelo, o representante é um executor fiel da iniciativa e da autonomia dos representados.
A representação política pode ser uma relação de confiança. Nesse modelo, o representante possui autonomia e supõe que a única orientação para sua ação seja o interesse dos representados, tal como ele os percebe.
A representação política pode ser concebida como uma reprodução. Nesse modelo, o organismo representativo é um microcosmo que reflete ou reproduz fielmente as características do corpo político.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...