Lista completa de Questões sobre Teoria Democrática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Presidencialismo de coalizão é uma expressão cunhada pelo cientista político Sérgio Abranches logo após a entrada em vigor da Constituição de 1988 e foi incorporada ao debate político. Os enunciados a seguir referem-se à vigência desse sistema de governo no Brasil. indique a opção incorreta
Segundo Abranches, o presidencialismo de coalizão é um sistema instável e de alto risco.
Segundo Abranches, o presidencialismo de coalizão está associado a uma crise fiscal estrutural e ao clientelismo.
Outros autores, como Limongi, veem no presidencialismo de coalizão uma maneira do Presidente superar o problema da fragmentação partidária no Parlamento.
O arranjo característico do presidencialismo se reproduz nos estados e municípios com pequenas diferenças.
As Medidas Provisórias são um recurso de poder dos presidentes nas negociações com suas coalizões. Este é um recurso de que os governadores não dispõem, pois nenhum governador pode editar medidas provisórias.
O surgimento de um conceito como o de governança supõe uma mudança na forma de atuar do poder público. Assinale abaixo com que tipo de ações esta mudança está relacionada.
Ações que garantam, por parte do poder público, com amplo respaldo popular.
A definição de políticas públicas universais.
Modificar as relações entre o Estado e a Sociedade Civil para dividir as responsabilidades na execução das políticas públicas.
Ações que permitam governar de forma cooperativa, com instituições públicas e não públicas, participando e cooperando na definição e execução das políticas públicas.
Ações que garantam o controle dos processos políticos, por parte do poder público, com medidas periódicas de prestação de contas aos cidadãos.
Desde os anos 1990, os sucessivos governos brasileiros trataram de dotar a Administração Pública de um caráter gerencial em substituição do modelo burocrático herdado da Era Vargas. A seguir são apresentadas algumas características de modelos administrativos.
I. Estruturas flexíveis e autonomia administrativa;
II. Parcerias público-privadas;
III. Avaliações de desempenho e prestação de contas à sociedade.
O modelo gerencial incorpora
apenas a característica I.
apenas a característica II.
apenas as características III.
todas as características.
nenhuma característica.
No marco da vertente societal da administração pública, conforme Ana Paes de Paula, a ampliação da participação dos atores sociais na definição da agenda política orientase por uma série de características. Das relacionadas abaixo, indique a incorreta.
Nessa vertente, trabalha-se com instrumentos para exercer um maior controle social sobre as ações estatais e a diminuição do monopólio do Estado na definição e implementação das ações públicas.
De acordo com essa vertente, a reforma de Estado não é somente uma questão administrativa e gerencial, mas também um projeto político.
Nessa vertente, distingue-se o que pertence ao domínio da gestão e ao domínio da política.
Nessa vertente, as decisões são políticas, mas precisam levar em conta variáveis técnicas.
Essa vertente busca assegurar a democracia através da prestação de serviços públicos orientados para o cidadão-cliente e controlados pela sociedade.
Ciência Política - Teoria Democrática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de democracias liberais, julgue os itens a seguir. A concepção liberal de Estado contrapõe-se às várias formas de paternalismo.
A reforma empreendida pelo Estado Brasileiro na década de 90 provocou a
ampliação do Estado, considerando as necessidades de apoiar o mercado no momento de desenvolvimento das indústrias de tecnologia de ponta.
facilitação do pacto político no que diz respeito ao projeto nacional que congregasse diferentes ideários quer de esquerda como de direita.
ampliação do investimento no campo social com primazia do Estado.
diminuição do privativismo e ampliação das áreas de abrangência do Estado.
fixação social de valores e ideários orientados pela racionalidade mercantil e não expandiu de forma satisfatória as ações no campo das políticas sociais.
A busca da distribuição do poder está intrinsecamente ligada à luta contra as tiranias. As afirmações a seguir estão relacionadas ao pluralismo como contraposição à concentração do poder do Estado. Identifique a única opção correta.
Pluralismo e divisão dos poderes são indissociáveis.
A distribuição do poder é incompatível com formas elitistas de governo.
Sob regimes ditatoriais não ocorre distribuição de poder.
O liberalismo clássico não visa à distribuição do poder do Estado, mas sim a sua limitação.
O socialismo leva ao desaparecimento do pluralismo e da distribuição do poder.
Segundo Robert Dahl, existem oito condições para que uma sociedade seja democrática. A seguir, são relacionadas algumas dessas características.
Aponte a opção falsa.
Liberdade de criar e associar-se a organizações.
Direito de voto.
Elegibilidade para cargos públicos.
Instituições que tornem as políticas governamentais dependentes de votos e outras manifestações de preferências.
Inexistência de veículos estatais de informação.
Em 1993, o Brasil realizou um plebiscito sobre a forma e sobre o sistema de governo a vigorarem no país a partir de então. Os seguintes enunciados se referem ao resultado dessa opção dos eleitores brasileiros. Indique o único correto.
No plebiscito, a campanha foi conduzida por frentes que representavam o Parlamentarismo com República, o Presidencialismo com República e o Parlamentarismo com Monarquia.
A derrota da opção pela monarquia era previsível, porque os herdeiros de D. Pedro II não puderam fazer campanha eleitoral.
Nas repúblicas parlamentaristas, os presidentes têm maior poder que nas repúblicas presidencialistas, porque pertencem ao partido com maioria no Legislativo.
Nas repúblicas presidencialistas, os chefes de Estado contam com maioria automática no Legislativo, por isso são mais estáveis que as parlamentaristas.
A maioria dos eleitores optou pela república e pelo presidencialismo, porque são forma e sistema de governo mais democráticos que os demais.
Uma das questões mais complexas na organização dos estados nacionais é a definição de um modelo adequado a cada país, considerando os vários matizes existentes entre unitarismo e federalismo. No Brasil, o modelo variou entre esses dois pólos desde a Independência. Os seguintes enunciados referem-se a essa questão:
1. durante o regime militar, principalmente a partir da Constituição de 1967, ocorreu um processo de centralização do poder e dos recursos.
2. a crise econômica dos anos 1970/80 e os anseios de redemocratização contribuíram para que a Constituição de 1988 e a legislação posterior revertessem a situação no sentido da descentralização.
3. o chamado "pacto federativo" brasileiro, por não ter sido fruto de um projeto abrangente, e sim da composição de forças no Parlamento, se caracteriza pela existência de distorções e conflitos que deram origem à necessidade de uma reforma tributária e política.
4. uma especificidade da federação brasileira atual é a importância dos municípios como unidades federativas, ao lado dos estados.
Desses enunciados:
todos são falsos.
todos são verdadeiros.
apenas o 1 é verdadeiro.
apenas o 2 é verdadeiro.
apenas o 4 é falso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...