Questões de Ciência Política da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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  • A.

    menosprezavam um dos elementos essenciais da democracia: a rotatividade do poder.

  • B.

    rechaçavam um dos princípios básicos da república: o unipartidarismo.

  • C.

    defendiam um dos pilares principais do nacionalismo: a autonomia política das províncias.

  • D.

    apoiavam um dos ideais básicos do anarquismo: a república de grandes proprietários.

  • E.

    contrariavam uma das bases fundamentais do liberalismo político: o sistema de eleição direta.

A reforma empreendida pelo Estado Brasileiro na década de 90 provocou a

  • A.

    ampliação do Estado, considerando as necessidades de apoiar o mercado no momento de desenvolvimento das indústrias de tecnologia de ponta.

  • B.

    facilitação do pacto político no que diz respeito ao projeto nacional que congregasse diferentes ideários quer de esquerda como de direita.

  • C.

    ampliação do investimento no campo social com primazia do Estado.

  • D.

    diminuição do privativismo e ampliação das áreas de abrangência do Estado.

  • E.

    fixação social de valores e ideários orientados pela racionalidade mercantil e não expandiu de forma satisfatória as ações no campo das políticas sociais.

Pela Teoria Geral do Estado, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    No Estado Unitário, o ente provincial tem, dentre outras, soberania interna e externa, competência legislativa própria, capacidade de auto-organização e subordinação vinculada.

  • B.

    As formas de Estado levam em consideração a composição geral do Estado, a estrutura do poder, sua unidade, distribuição e competências no território do Estado.

  • C.

    O Estado Federal é aquele que se divide em províncias politicamente autônomas, possuindo duas fontes paralelas de Direito Público, uma Nacional e outra Provincial.

  • D.

    Pelo fato de apresentar a centralização política, o Estado Unitário só tem uma fonte de Poder, o que não impede a descentralização administrativa.

  • E.

    Dentre as características do Estado Federal, tem-se a constância dos princípios fundamentais da Federação e da República, sob as garantias da imutabilidade desses princípios, da rigidez Constitucional e do instituto da Intervenção Federal.

O Estado do Bem-Estar Social, também denominado Welfare State, caracteriza-se

  • A.

    pelo denominado "Estado mínimo", com atuação apenas na preservação da propriedade e da segurança.

  • B.

    pela função de fomento da iniciativa privada nas áreas de interesse social, em substituição à atuação direta do Estado.

  • C.

    pela intervenção direta no domínio econômico, com vistas à produção de bens e serviços à população.

  • D.

    pela intervenção direta apenas em setores essenciais, como saúde e educação, e fomento à iniciativa privada para atuação em atividades próprias de mercado.

  • E.

    pelo "enxugamento" da máquina administrativa, busca de estabilidade fiscal e transparência nos gastos públicos.

O conceito "estado de natureza" é uma hipótese teórica cuja função é explicar a existência dos indivíduos em uma situação pré-social. Duas foram as principais concepções desse conceito: na primeira, os indivíduos viveriam isolados, em luta permanente e com medo constante; a fim de se protegerem, inventaram as armas. Na segunda, os indivíduos viveriam isolados em florestas, sobrevivendo ao sabor da natureza, desconhecendo lutas e comunicando- se com benevolência. Essas concepções podem ser atribuídas, respectivamente, a

  • A.

    Maquiavel; Rousseau.

  • B.

    Hobbes; Rousseau.

  • C.

    Marx; Locke.

  • D.

    Hobbes; Locke.

  • E.

    Stuart Mill; Rousseau.

A participação democrática da sociedade é considerada como aspecto essencial da cidadania e do controle social do poder público. O aumento da transparência no trato da coisa pública possibilita o exercício da cidadania e do controle social. Assim, dentre outros, são instrumentos de participação da sociedade na formulação na gestão ou no controle de políticas públicas:

  • A.

    os conselhos municipais e os consórcios públicos.

  • B.

    os consórcios públicos e as agências executivas.

  • C.

    as Oscips − organizações da sociedade civil de interesse público e os consórcios públicos.

  • D.

    as Oscips − organizações da sociedade civil de interesse público e as agências executivas.

  • E.

    os conselhos municipais e as audiências públicas.

Considere as duas colunas abaixo.

Associação correta é

  • A.

    V e a.

  • B.

    III e e.

  • C.

    I e c.

  • D.

    II e d.

  • E.

    IV e b.

Considere os pensadores e as obras.

Associação correta é

  • A.

    IV e e.

  • B.

    II e b.

  • C.

    V e a.

  • D.

    III e d.

  • E.

    I e c.

O Programa Fome Zero, lançado em 30 de janeiro de 2003,

  • A.

    contribuiu para diminuir a subnutrição infantil, mas ao mesmo tempo, aumentar a obesidade de crianças nos grandes centros urbanos.

  • B.

    conseguiu, até junho de 2005, ultrapassar todas as metas propostas para serem alcançadas até o final do mandato do presidente Lula.

  • C.

    foi escolhido pelo presidente Lula como a principal ação social de seu governo, e tem como objetivo erradicar a fome estrutural no país.

  • D.

    tem ensinado aos brasileiros a alimentar-se mais adequadamente, com a divulgação de informações sobre a necessidade de consumir mais açúcar e gorduras.

  • E.

    está ajudando o crescimento do setor alimentício, ao recomendar à população que aumente o consumo de comida industrializada.

A idéia de crise da matriz estrutural do Estado Moderno remete à concepção de análise social que verifica, no estado de coisas da agenda das preocupações públicas,

  • a.

    a incapacidade de gerenciamento das necessidades sociais e a inoperância dos modelos modernos de funcionamento do Estado para o atendimento de demandas públicas.

  • b.

    a desestabilização econômica como fator de necessidades financeiras crescentes do Estado.

  • c.

    a incapacidade de pagamento da dívida pública.

  • d.

    a necessidade de movimentação plebiscitária da população para a realização de alterações constitucionais fundamentais para a reconstrução da democracia brasileira.

  • e.

    os impedimentos formais para a construção da democracia, decorrentes da própria lógica da Constituição Federal de 1988.

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