Questões de Comércio Internacional do ano 2006

Lista completa de Questões de Comércio Internacional do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O franqueamento (franchising) é uma forma de licenciamento que está crescendo rapidamente no mercado internacional. O franqueador fornece um pacote-padrão de produtos, sistemas e gerenciamento de serviços, e o franqueado fornece conhecimento de mercado, capital e envolvimento pessoal no gerenciamento. Assinale a alternativa que representa as principais motivações em torno deste arranjo organizacional.

  • A. A possibilidade de aquisições futuras e a disseminação cultural dos produtos.
  • B. Tornar-se centro distribuidor de mercadorias e lançar serviços inovadores.
  • C. A capacidade de assimilação de nova cultura e a expansão acelerada de pontos de distribuição.
  • D. A rapidez de acesso aos mercados e o baixo volume de capital exigido.
  • E. O rápido avanço tecnológico e controle rígido das finanças.

Para que se faça um estudo mais aprofundado das dimensões, necessidades e capacidade de compra de um determinado mercado, com vistas à realização de uma eventual missão comercial internacional, é necessário(a):

  • A. a contratação de consultorias internacionais especializadas em comércio exterior que fazem visitas prévias ao país em prospecção e montagem de exposição para "degustação".
  • B. a busca de informações via Internet com todos os dados do país disponíveis na web.
  • C. a visita à embaixada ou consulado daquele país, visando obter visto para visita comercial de prospecção de exportações.
  • D. a consulta a bancos de dados internacionais e cruzamento de informações sobre demografia, potencial de consumo, pauta de importações, principais fornecedores, concorrentes nativos, barreiras tarifárias e não-tarifárias.
  • E. que se faça primeiramente uma visita de prospecção para se obter dados primários a respeito do potencial de consumo daquele país.

Os mecanismos utilizados na análise do comportamento do consumidor no âmbito internacional são os mesmos empregados nas pesquisas do mercado doméstico, sendo que a diferença encontrada entre esses dois segmentos reside no maior número de variáveis a serem consideradas no caso dos mercados internacionais. Inúmeras são as fontes de consulta existentes, em especial no exterior. O ITC, International Trade Center, Unctad/WTO, é uma das fontes de consulta utilizadas. O que é o ITC?

  • A. Banco de informações sobre projetos e concorrências internacionais promovidas por todas as ramificações do Banco Mundial.
  • B. Órgão das Nações Unidas, centro da "inteligência" mundial na área a que se dedica, possuindo os mais variados tipos de informação sobre produtos e a relação de comércio entre quase todos os países do mundo.
  • C. É organismo internacional ligado à OMC (Organização Mundial do Comércio), que congrega as associações de marketing nacionais e dos dois principais blocos econômicos: ALCA e União Européia.
  • D. Instituição criada após os atentados de 11 de setembro em Nova Iorque, em substituição ao World Trade Center (destruído após o acidente aéreo).
  • E. Banco de informações sobre comércio mundial, de jurisdição da AMCC (American Chamber of Commerce), contendo detalhes das operações de importação e exportação dos Estados Unidos (maior nação em volume de comércio exterior).

A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Esse instrumento se constitui por meio de:

  • A. programas e projetos de cooperação técnica entre os países parceiros e organismos internacionais que transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos.programas e projetos de cooperação técnica entre os países parceiros e organismos internacionais que transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos.
  • B. ONG´s especializadas em geração de ativos ecológicos, a partir de experiências oceanográficas e florestais.
  • C. programas e projetos de cooperação comercial entre os países do MERCOSUL, que transferem entre si impressões culturais e folclóricas, visando a criação de uma população com características mais hegemônicas.
  • D. serviços prestados e intercâmbio tecnológico em joint ventures e licenciamento de produtos e serviços.
  • E. suporte técnico-comercial adequado às necessidades nacionais e rodadas de negociação em organismos internacionais de arbitragem, visando ao equilíbrio da balança comercial do País.

O Ministério das Relações Exteriores criou um sistema que objetiva estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil, bem como o estabelecimento de parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras que possibilitem transferência de tecnologia de ponta para o País. Este sistema chama-se:

  • A. Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia para Empresas.
  • B. Sistema de Propriedade Industrial e Tecnológica.
  • C. Sistema de Investimentos Estrangeiros no Brasil.
  • D. Sistema de Proteção à Indústria.
  • E. Sistema Nacional de Propriedade Tecnológica.

A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Por meio dos programas e projetos de cooperação técnica os países parceiros e organismos internacionais transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos. Assinale a alternativa que representa mecanismo dos projetos de cooperação visando o atingimento de seus objetivos.

  • A. A eventual complementação da infra-estrutura da instituição executora, necessária para realizar os trabalhos previstos.
  • B. Repasses de empréstimos financeiros por meio de organismos internacionais e posterior controle das contas nacionais, a semelhança do Fundo Monetário Internacional.
  • C. Aquisição de patentes e direitos de propriedade de bens ecológicos e sistemas de informação, com o objetivo de proteger o seu uso mediante a difusão do conhecimento no exterior.
  • D. Proteção do patrimônio ambiental e ecológico mediante processos de internacionalização da gestão e controle dos recursos minerais.
  • E. Arrendamento de terras produtoras de bens agrícolas transgênicos, com objetivo de compartilhar tecnologias e partilhar o lucro gerado.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A maioria das empresas industriais exportadoras brasileiras é de micro e pequeno portes. Contudo, a participação das micro e pequena empresas no total de exportações é relativamente pequeno.

II. A maioria das empresas exportadoras está concentrada no Sudeste e no Sul, e têm como destinos principais os Estados Unidos, Canadá e Europa.

III. A exportação amplia as opções de mercados, viabilizando maiores volumes de produção; agrega novas tecnologias, padrões de qualidade e processos produtivos modernos, em linha com as exigências do mercado internacional; e induz ao aperfeiçoamento da qualificação da mão-de-obra.

IV. Uma solução para ampliar a presença das micro e pequena empresas no exterior é a formação de consórcios e associações de exportadores.

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão certas.

  • B.

    Apenas as afirmativas II e III estão certas.

  • C.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • D.

    Apenas a afirmativa IV está certa.

  • E.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão certas.

O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos do comércio exterior. Nesse sistema não estão disponíveis para consulta as seguintes informações:

  • A.

    dados históricos de exportação.

  • B.

    dados históricos de importação.

  • C.

    dados históricos de fluxos de capitais.

  • D.

    dados de saldo em conta corrente.

  • E.

    dados de balança comercial.

Assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    A rodada de Doha das negociações da Organização Mundial do Comércio visa diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento.

  • B.

    Os subsídios agrícolas são o principal tema de controvérsia nas negociações.

  • C.

    A rodada de Doha das negociações da Organização Mundial do Comércio começou em novembro de 2001. O objetivo era a adesão à Agenda de Desenvolvimento de Doha, e a partir daí negociar a abertura dos mercados agrícolas e industriais.

  • D.

    Em dezembro de 2004 a China e Taiwan foram admitidas na Organização Mundial do Comércio.

  • E.

    A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que supervisiona um grande número de acordos sobre as "regras do comércio" entre os seus estados-membros

Assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Os membros da Organização Mundial do Comércio são obrigados a conceder entre si o estatuto de nação mais favorecida.

  • B.

    A Venezuela aderiu ao Mercosul como Estado Membro em 2006.

  • C.

    O Mercosul tem como estados associados a Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e México.

  • D.

    Em sua formação original o Mercosul era composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

  • E.

    Em 2004, entrou em vigor o Protocolo de Olivos, que criou o Tribunal Arbitral Permanente de Revisão do Mercosul, com sede na cidade de Assunção (Paraguai).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...