Lista completa de Questões de Comércio Internacional do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o mercado de eurodólar, é incorreto afirmar que:
um eurodólar é um dólar norte-americano depositado em um banco fora dos Estados Unidos.
Os eurodólares são quaisquer dólares depositados em qualquer parte do mundo, que não nos Estados Unidos. São denominados eurodólares porque os primeiros depósitos ocorreram na Europa.
A principal diferença entre depósitos em eurodólares e depósitos a prazos regulares nos Estados Unidos reside na localização geográfica.
Os dólares norte-americanos são utilizados como moeda internacional, ou meio de troca internacional. Muitos eurodólares são utilizados para esse propósito.
Os eurodólares não podem ser mantidos em contas que rendem juros.
Um administrador de uma empresa deseja competir no mercado internacional, vendendo seus produtos. Para se inserir no mercado internacional, o administrador pode optar:
por uma joint venture com uma empresa de outro país, para fugir de barreiras tarifárias e compartilhar riscos e custos.
pela importação de produtos de empresas que produzem bens similares aos que ela produz.
por investir em pesquisa e desenvolvimento, tropicalizando seu produto.
por elaborar um plano ousado de recursos humanos, estimulando a saída de funcionários.
por buscar estratégias de segmentação de mercado, melhorando o estágio de ciclo de vida de seus produtos.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o Radar Comercial é um instrumento de consulta e análise de dados relativos ao comércio exterior, que tem como principal objetivo auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras.
II. Através de um sistema de busca e cruzamento de dados estatísticos, o Sistema Radar Comercial permite a identificação de oportunidades comerciais � em um universo de mais de 60 países, que representam cerca de 92% do comércio mundial.
III. No Sistema Radar Comercial o usuário poderá acessar diversas informações sobre um determinado produto, tais como: preço médio, potencial importador, dinamismo, performance da exportação brasileira, valores exportados e importados, principais países concorrentes, medidas tarifárias, medidas não tarifárias.
IV. Os dados e análises disponíveis no Sistema são relatados por ano, a fim de demonstrar as tendências mercadológicas e evitar sazonalidades. O último ano disponível é apresentado como o �padrão� nas consultas, entretanto, anos anteriores também podem ser consultados.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas as afirmativas II e IV estão erradas.
Apenas as afirmativas I e III estão erradas.
Apenas a afirmativa IV está certa.
Apenas a afirmativa IV está errada.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. No Brasil o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem ao longo desses anos feito o papel do mercado de capitais, financiando setores industriais e setores produtivos.
II. Exemplos de modalidades de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o comércio exterior são as linhas chamadas de pré e pós-embarque. Esta última existe nas modalidades buyer ou supplier, consistindo basicamente de financiamento à produção enquanto a primeira consiste basicamente em financiamento à comercialização dos produtos.
III. As taxas de juros elevadas, no Brasil, inibem a competitividade do setor produtivo, encarecendo os produtos produzidos domesticamente.
IV. O canal de distribuição no mercado internacional é composto pelos seguintes agentes: Broker ou trader (exportador) localizado no Brasil ou nos países de destino, o importador e/ou trader, varejistas e consumidores industriais.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas a afirmativa II está certa.
Apenas as afirmativas II e IV estão certas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão certas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
II. A Zona Franca de Manaus compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.
III. O pólo industrial é considerado a base de sustentação da Zona Franca de Manaus.
IV. A Zona Franca de Manaus foi idealizada pelo Deputado Federal Francisco Pereira da Silva e criada (por meio de uma lei) em 1959, como Porto Livre.
Apenas a afirmativa II está errada.
Apenas a afirmativa II está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Apenas a afirmativa IV está errada.
O Brasil conseguiu aumentar substancialmente o valor (em dólares norte-americanos) das exportações nos últimos anos. Levando isso em consideração, assinale a alternativa correta. Em 2005, o valor exportado em bilhões de dólares norte-americanos foi de:
125,7
118,3
94,5
57,9
180,2
O incentivo à exportação que compreende a suspensão ou isenção dos tributos incidentes na importação de mercadoria utilizada na industrialização de produto exportado ou a exportar, é denominado:
direito antidumping.
direito compensatório.
salvaguarda.
drawback.
dumping.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Uma União Aduaneira é a etapa ou tipo de integração em que são eliminadas todas as barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio dos países membros de um grupo. O compromisso restringe-se a garantir o livre fluxo de mercadorias, e também de serviços, entre os membros do bloco. Os países eliminam tarifas de importação para os produtos comprados dos parceiros, mas cada um mantém a liberdade para cobrar as tarifas que quiser de outros países com quem comercia.
II. O Mercosul não dispõe de personalidade jurídica de direito internacional.
III. No Mercado Comum, além da Tarifa Externa Comum (TEC) e do livre comércio de bens, existe a livre circulação de fatores de produção (capital e trabalho). No Mercado Comum pressupõe-se a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais (definição de metas comuns em matéria de juros, fiscal, cambial, por exemplo).
IV. Os países associados ao Mercosul têm de manter relações comerciais livres com os demais países do bloco e têm direito a voto nas questões econômicas, políticas e instituições.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa II está errada.
Apenas a afirmativa III está certa.
Apenas a afirmativa IV está certa.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
Compete à Subsecretaria-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior assessorar o Secretário-Geral das Relações Exteriores no trato das questões relacionadas com cooperação técnica, (com) apoio às comunidades brasileiras no exterior, (com) promoção comercial e (com a) política cultural. Não compete ao Subsecretário-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior:
executar, no plano externo, a política de comércio exterior.
coordenar a elaboração de políticas públicas relacionadas com as comunidades brasileiras no exterior.
implementar ações de promoção comercial dos bens e serviços brasileiros
representar o Ministro de Estado no Conselho Nacional do Comércio Exterior.
coordenar a elaboração de políticas de difusão da cultura brasileira e da língua portuguesa e a divulgação da realidade brasileira no exterior.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
A BrazilTradeNet é parte integrante do Sistema Brasileiro de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, formado pelo Departamento de Promoção Comercial (DPR) e pelos Setores de Promoção Comercial (Secoms). Não é um dos objetivos da BrazilTradeNet:
facilitar e incrementar as exportações brasileiras, por meio da utilização de tecnologia de ponta e da rede de Setores de Promoção Comercial (Secoms).
oferecer informações estratégicas para fechamento de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras.
definir as diretrizes e procedimentos relativos à implementação da política de comércio exterior visando à inserção competitiva do Brasil na economia internacional.
ampliar investimentos de empresas estrangeiras no Brasil.
divulgar a imagem do Brasil e a qualidade de seus produtos.
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