Questões sobre Geral

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As feiras, eventos e exposições são formas de promoção cada vez mais importantes no mix promocional, especialmente para produtos industriais e no mercado internacional. As feiras e exposições internacionais oferecem:

  • A. oportunidades de negócios para identificar e recrutar importadores/exportadores e agentes e fazer contato com órgãos de comércio de governos estrangeiros.
  • B. uma das maneiras mais eficazes e caras de encontrar clientes em potencial de outros países.
  • C. um aumento de percepção e a estima para construir a identificação da marca.
  • D. um sistema que integra elementos do composto de marketing normalmente separados, para vender diretamente, tanto a consumidores como a outras empresas.
  • E. um instrumento de comunicação de marketing internacional e pode ser explicada em termos de diversas forças e vantagens.

Quando nossas embarcações exportam para países do Mercosul, ou nossos portos recebem embarcações desses países, estamos participando de um mercado integrado, que visa uma progressiva eliminação de barreiras ao comércio e unificação de políticas econômicas para esta região geográfica, contígua ou não. Esta forma de integração denomina-se:

  • A. Área de Livre Comércio.
  • B. União Aduaneira.
  • C. Mercado Comum.
  • D. União Econômica ou Monetária.
  • E. Políticas Neoliberais.

Sendo a carta de crédito a modalidade de pagamento mais segura do comércio internacional, ainda assim é necessário se utilizar das cláusulas corretas quando da solicitação do crédito. No caso do importador pertencer a um país com risco eminente de golpe político, moratória, ou outras situações que possam levar o importador ou o banco emissor do crédito a não realizar o pagamento da importação, qual a cláusula que o exportador deveria exigir, obrigatoriamente, no crédito.

  • A. Carta de Crédito Transferível e Revogável.
  • B. Carta de Crédito Revogável e Intransferível.
  • C. Carta de Crédito Irrevogável, Intransferível e confirmado por banco de primeira linha.
  • D. Carta de Crédito Rotativa.
  • E. Carta de Crédito de Viajante.

Qual a forma de atuação que amplia a capacidade da empresa na sua articulação com o ambiente externo, potencializando parcerias e diminuindo o seu isolamento?

  • A. Monopolismo.
  • B. Oligopolismo.
  • C. Associativismo.
  • D. Livre Concorrência.
  • E. Individualismo.

O BIRD - Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento também é conhecido como:

  • A. Banco Mundial.
  • B. CFI.
  • C. BAD/FAD.
  • D. FIDA.
  • E. BID.

Uma área de Inteligência Comercial deve estar preparada para selecionar, priorizar e interpretar os dados disponíveis. Na área de comércio exterior, duas principais fontes de informação são: as consultorias internacionais e as informações e experiências trazidas por funcionários da própria organização ou pessoas de contato. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A. Mediante o uso de consultorias internacionais permite-se obter informações detalhadas nos mercados estudados e identificar os nichos a serem explorados.
  • B. As consultorias internacionais, em geral, trabalham, com informações panorâmicas e macroeconômicas, permitindo somente fazer análises iniciais de um potencial país importador.
  • C. É proibido, pela convenção do comércio mundial, às consultorias internacionais indicarem eventuais interlocutores no potencial país importador. Eles devem restringir-se às informações estatísticas e culturais sobre as nações.
  • D. As informações de campo não devem ser usadas numa área de Inteligência Comercial, porque estão sempre sujeitas a opiniões pessoais e concepções sócio-culturais prévias.
  • E. As informações de campo devem sempre ser confrontadas com as informações estatísticas para que possam ser utilizadas.

O ingresso no mercado exterior pressupõe o prévio conhecimento das condições que serão enfrentadas. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A. A Inteligência Comercial deve ser um departamento para análise de dados estatísticos.
  • B. Para um departamento de Inteligência Comercial focado, deve-se descartar a busca de informação dos concorrentes, concentrando-se em sua própria linha de negócios.
  • C. Quando da montagem de uma estratégia de abordagem comercial no exterior, todos os aspectos culturais, geográficos, climáticos, sociais, políticos e demográficos devem ser levados em conta.
  • D. A concorrência só deve ser analisada após o início das operações comerciais com aquele país, visando à economia de custos.
  • E. Atualmente, não é possível haver Inteligência Comercial sem a instalação de um parque tecnológico avançado, seja ele da própria empresa ou compartilhado pelo cluster.

A fim de aprofundar seu processo de internacionalização, a empresa deve decidir como se posicionará nos mercados externos em relação aos seus potenciais clientes e quanto às ofertas competitivas concorrentes. Isto significa que:

  • A. a organização deverá escolher o tipo de vantagem que oferece seu produto para a satisfação das necessidades de um grupo escolhido de clientes.
  • B. a decisão sobre o posicionamento da empresa é irrelevante, pois uma obtenção de alta performance financeira só acontece mediante ganhos de escala.
  • C. valor para os compradores relaciona-se exclusivamente com os preços praticados e dos custos advindos do processo de importação.
  • D. mesmo havendo divergência de pontos de vista, a empresa deverá permanecer com a sua oferta inicial com o objetivo de atingir, efetivamente, às necessidades dos clientes escolhidos.
  • E. os fatores internos são os únicos que podem influir sobre a decisão de posicionamento nos mercados internacionais, uma vez que eles estão ligados às características do produto.

O franqueamento (franchising) é uma forma de licenciamento que está crescendo rapidamente no mercado internacional. O franqueador fornece um pacote-padrão de produtos, sistemas e gerenciamento de serviços, e o franqueado fornece conhecimento de mercado, capital e envolvimento pessoal no gerenciamento. Assinale a alternativa que representa as principais motivações em torno deste arranjo organizacional.

  • A. A possibilidade de aquisições futuras e a disseminação cultural dos produtos.
  • B. Tornar-se centro distribuidor de mercadorias e lançar serviços inovadores.
  • C. A capacidade de assimilação de nova cultura e a expansão acelerada de pontos de distribuição.
  • D. A rapidez de acesso aos mercados e o baixo volume de capital exigido.
  • E. O rápido avanço tecnológico e controle rígido das finanças.

Para que se faça um estudo mais aprofundado das dimensões, necessidades e capacidade de compra de um determinado mercado, com vistas à realização de uma eventual missão comercial internacional, é necessário(a):

  • A. a contratação de consultorias internacionais especializadas em comércio exterior que fazem visitas prévias ao país em prospecção e montagem de exposição para "degustação".
  • B. a busca de informações via Internet com todos os dados do país disponíveis na web.
  • C. a visita à embaixada ou consulado daquele país, visando obter visto para visita comercial de prospecção de exportações.
  • D. a consulta a bancos de dados internacionais e cruzamento de informações sobre demografia, potencial de consumo, pauta de importações, principais fornecedores, concorrentes nativos, barreiras tarifárias e não-tarifárias.
  • E. que se faça primeiramente uma visita de prospecção para se obter dados primários a respeito do potencial de consumo daquele país.
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