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A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Esse instrumento se constitui por meio de:
O Ministério das Relações Exteriores criou um sistema que objetiva estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil, bem como o estabelecimento de parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras que possibilitem transferência de tecnologia de ponta para o País. Este sistema chama-se:
A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Por meio dos programas e projetos de cooperação técnica os países parceiros e organismos internacionais transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos. Assinale a alternativa que representa mecanismo dos projetos de cooperação visando o atingimento de seus objetivos.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A maioria das empresas industriais exportadoras brasileiras é de micro e pequeno portes. Contudo, a participação das micro e pequena empresas no total de exportações é relativamente pequeno.
II. A maioria das empresas exportadoras está concentrada no Sudeste e no Sul, e têm como destinos principais os Estados Unidos, Canadá e Europa.
III. A exportação amplia as opções de mercados, viabilizando maiores volumes de produção; agrega novas tecnologias, padrões de qualidade e processos produtivos modernos, em linha com as exigências do mercado internacional; e induz ao aperfeiçoamento da qualificação da mão-de-obra.
IV. Uma solução para ampliar a presença das micro e pequena empresas no exterior é a formação de consórcios e associações de exportadores.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa IV está certa.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão certas.
Um administrador de uma empresa deseja competir no mercado internacional, vendendo seus produtos. Para se inserir no mercado internacional, o administrador pode optar:
por uma joint venture com uma empresa de outro país, para fugir de barreiras tarifárias e compartilhar riscos e custos.
pela importação de produtos de empresas que produzem bens similares aos que ela produz.
por investir em pesquisa e desenvolvimento, tropicalizando seu produto.
por elaborar um plano ousado de recursos humanos, estimulando a saída de funcionários.
por buscar estratégias de segmentação de mercado, melhorando o estágio de ciclo de vida de seus produtos.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. No Brasil o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem ao longo desses anos feito o papel do mercado de capitais, financiando setores industriais e setores produtivos.
II. Exemplos de modalidades de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o comércio exterior são as linhas chamadas de pré e pós-embarque. Esta última existe nas modalidades buyer ou supplier, consistindo basicamente de financiamento à produção enquanto a primeira consiste basicamente em financiamento à comercialização dos produtos.
III. As taxas de juros elevadas, no Brasil, inibem a competitividade do setor produtivo, encarecendo os produtos produzidos domesticamente.
IV. O canal de distribuição no mercado internacional é composto pelos seguintes agentes: Broker ou trader (exportador) localizado no Brasil ou nos países de destino, o importador e/ou trader, varejistas e consumidores industriais.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas a afirmativa II está certa.
Apenas as afirmativas II e IV estão certas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão certas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
II. A Zona Franca de Manaus compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.
III. O pólo industrial é considerado a base de sustentação da Zona Franca de Manaus.
IV. A Zona Franca de Manaus foi idealizada pelo Deputado Federal Francisco Pereira da Silva e criada (por meio de uma lei) em 1959, como Porto Livre.
Apenas a afirmativa II está errada.
Apenas a afirmativa II está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Apenas a afirmativa IV está errada.
O Brasil conseguiu aumentar substancialmente o valor (em dólares norte-americanos) das exportações nos últimos anos. Levando isso em consideração, assinale a alternativa correta. Em 2005, o valor exportado em bilhões de dólares norte-americanos foi de:
125,7
118,3
94,5
57,9
180,2
Compete à Subsecretaria-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior assessorar o Secretário-Geral das Relações Exteriores no trato das questões relacionadas com cooperação técnica, (com) apoio às comunidades brasileiras no exterior, (com) promoção comercial e (com a) política cultural. Não compete ao Subsecretário-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior:
executar, no plano externo, a política de comércio exterior.
coordenar a elaboração de políticas públicas relacionadas com as comunidades brasileiras no exterior.
implementar ações de promoção comercial dos bens e serviços brasileiros
representar o Ministro de Estado no Conselho Nacional do Comércio Exterior.
coordenar a elaboração de políticas de difusão da cultura brasileira e da língua portuguesa e a divulgação da realidade brasileira no exterior.
Assinale qual das alternativas abaixo constitui uma crítica às políticas de promoção às exportações com foco nas empresas não-exportadoras.
As empresas não-exportadoras não são suficientemente diversificadas.
O ingresso na atividade exportadora resulta de um processo típico de auto-seleção, em que as firmas mais eficientes e produtivas se auto-selecionam para o atendimento ao mercado externo.
Empresas não-exportadoras buscam ser seguidoras de mercado ou investir em determinados nichos de produção.
O mercado exportador é considerado um mercado contestável.
Em geral, empresas não-exportadoras constituem cartéis.
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