Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta.
A arbitragem, em matéria cambial, designa a compra e venda simultânea de câmbio objetivando a obtenção de lucros em razão de discrepâncias entre as taxas cambiais vigentes na mesma época em diferentes centros, ou entre margens futuras (forward) para diferentes vencimentos.
A arbitragem, em matéria cambial, designa a emissão de um título representativo de crédito internacional.
A arbitragem, em matéria cambial, designa a compra e venda não simultânea de câmbio objetivando a obtenção de lucros em razão de discrepâncias entre as taxas cambiais vigentes na mesma época em diferentes centros, ou entre margens futuras (forward) para diferentes vencimentos.
A arbitragem, em matéria cambial, designa a emissão de um título representativo de crédito bancário intercambiável.
A arbitragem, em matéria cambial, designa a compra e venda simultânea de câmbio objetivando a obtenção de lucros por não haver discrepâncias entre as taxas cambiais vigentes na mesma época em diferentes centros, ou entre margens futuras (forward) para diferentes vencimentos.
A Zona Franca de Manaus é uma área de livre comércio de importação e de exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento, em face dos fatores locais e da grande distância a que se encontram os centros consumidores de seus produtos. (Dec.Lei 288/67, art.1º, artigo 389 do Dec.91.030/85 - Regulamento Aduaneiro)
Em face do enunciado, assinale a opção correta.
A Zona Franca de Manaus visa ao desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da Amazônia, sendo definida como área de livre comércio. É, portanto, regime aduaneiro especial típico.
A Zona Franca de Manaus visa ao desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da Amazônia, sendo definida como área de livre comércio. É, portanto, regime aduaneiro especial atípico.
A Zona Franca de Manaus visa ao desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da Amazônia, sendo definida como área de livre comércio. Por ser área de livre comércio não lhe corresponde qualquer regime aduaneiro especial, típico ou atípico.
A Zona Franca de Manaus visa ao desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da Amazônia, sendo definida como área de livre comércio. É, portanto, um regime aduaneiro comum.
A Zona Franca de Manaus visa ao desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário da Amazônia, sendo definida como área de livre comércio. É, portanto, regime aduaneiro especial típico unicamente no que se refere ao trânsito de bens ingressados na Zona Franca e destinados a qualquer outro ponto do território aduaneiro.
Ultimada a conferência (para o trânsito aduaneiro), serão adotadas cautelas fiscais visando impedir a violação dos volumes, recipientes e, se for o caso, do veículo transportador. (art.268 do Regulamento Aduaneiro).
Em face do enunciado, assinale a opção correta.
São cautelas fiscais, entre outras: a lacração, a colocação de placas luminosas no veículo; a designação de condutor credenciado pela Receita Federal.
São cautelas fiscais, entre outras: a lacração, a cintagem e a estufagem de volumes.
São cautelas fiscais, entre outras: a lacração, a sinetagem e a etiquetagem dos volumes.
São cautelas fiscais, entre outras: a lacracão, o cintamento e o acondicionamento nos pallets.
São cautelas fiscais, entre outras: a lacração, a designação de condutor credenciado pela Receita Federal e a condição do veículo ser de bandeira brasileira.
Mecanismo de financiamento às exportações que consiste em receber, antecipadamente, o valor correspondente às vendas externas.
Em face do enunciado, assinale a opção que identifica o mecanismo descrito.
ADC - Adiantamento sobre Despesas Cambiais.
ACE - Adiantamento sobre Cambiais Entregues.
Aceite bancário.
ACC - Adiantamento sobre Contrato de Câmbio.
Câmbio futuro.
Assinale a opção correta.
Avaria - Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuízo que venha a sofrer o veículo transportador, em razão de sinistro.
Avaria - Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuízo que venha a sofrer o expedidor da carga, por desídia ou negligência.
Avaria - Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuízo que decorra, exclusivamente, de "força maior".
Avaria - Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuízo que venha a sofrer o transitário internacional em razão de acidentes ou sinistros, ainda que provocados por terceiro subcontratado.
Avaria - Em Direito Aduaneiro corresponde ao prejuízo que venha a sofrer a mercadoria ou o seu envoltório, independentemente de quem lhe der causa.
Em relação à Nomenclatura Comum do MERCOSUL, é correto afirmar-se que
é empregada na classificação aduaneira de mercadorias comercializadas entre os países do MERCOSUL
é utilizada no cálculo do valor base das importações no âmbito do MERCOSUL
foi substituída pela NALADI (Nomenclatura Comum da Associação Latino-Americana de Integração)
é empregada, pelos países membros do MERCOSUL, para a classificação aduaneira de mercadorias importadas ou a exportar
é empregada exclusivamente para a classificação aduaneira de mercadorias provenientes do MERCOSUL
Sob a regra do INCOTERM CFR-Exportação (Custo e Frete), a obrigação de contratar seguro marítimo recai sobre o (a)
órgão de comércio exterior do país de origem da mercadoria
A contratação do transportador internacional sob o regime Free on Board-FOB é de responsabilidade do (da)
O frete marítimo tem seu valor consignado pelo (pela)
NBM/SH-Nomenclatura Básica de Mercadorias/Sistema Harmonizado
SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior, segundo a classificação do tráfego internacional
O desembaraço aduaneiro ocorre
no ato de registro da Declaração de Importação no SISCOMEX
quando da chegada da mercadoria à URF-Unidade da Receita Federal
com a autorização da entrega da mercadoria ao importador
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...