Questões de Comércio Internacional da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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As organizações de promoção comercial são entidades públicas ou privadas, cuja tarefa é facilitar a entrada de exportadores em mercados estrangeiros. O projeto de Centros Internacionais de Negócios é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria neste sentido. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    O projeto CIN é uma rede nacional, cujo endereço eletrônico é www.cin.org.br, que auxilia a empresa no processo de internacionalização. A rede é composta por Centros localizados em quase todos os Estados, apoiando as bases produtivas locais nos negócios internacionais.

  • B.

    O CIN está relacionado diretamente a projetos de liberação do comércio educacional, ou seja, internacionalização das instituições de ensino superior

  • C.

    Na prática, o projeto CIN ficou restrito à FIESP e FIRJAN, por serem as únicas federações com capacidade para realização das teleconferências com o exterior (principal motivação para a criação do CIN).

  • D.

    Para que haja o processo de internacionalização das empresas brasileiras, é necessária autorização da Confederação Nacional da Indústria ou federação local para a transação de exportação através do CIN.

  • E.

    A iniciativa do CIN tende a tornar-se obsoleta quando da implementação oficial do NAFTA.

As atividades de promoção comercial de exportações englobam, preferencialmente:

  • A.

    Relações públicas; vendas pessoais; promoção de vendas; marketing direto; feiras e eventos e patrocínios.

  • B.

    Relações públicas; propaganda; sorteios e marketing direto.

  • C.

    Feiras e eventos; brindes e marketing de relacionamento.

  • D.

    Novas tecnologias; vendas pessoais e promoção de vendas.

  • E.

    Patrocínios; sorteios; marketing direto e marketing de relacionamento one-to-one

A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Por meio dos programas e projetos de cooperação técnica os países parceiros e organismos internacionais transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos. Assinale a alternativa que não representa diretriz de Governo para a cooperação técnica brasileira.

  • A.

    Concentrar esforços em programas e projetos vinculados às prioridades nacionais de desenvolvimento do Brasil e dos países parceiros.

  • B.

    Enfatizar os programas e projetos de baixo impacto, a nível nacional, com o objetivo de evitar alterações na política macroeconômica.

  • C.

    Priorizar os projetos que possibilitem a criação de efeitos multiplicadores e que promovam mudanças duradouras

  • D.

    Dar preferência a projetos que provoquem o adensamento das relações políticas, econômicas e comerciais entre o Brasil e os países parceiros

  • E.

    Dar preferência a projetos que estejam inspirados nos conceitos de multilateralidade, universalidade e neutralidade, no caso de organismos internacionais

Os mercados internacionais podem ser classificados em quatro tipos de países, com base em suas respectivas atratividades de mercado. 1º) Países-plataforma: podem ser usados para a coleta de dados de inteligência e para estabelecer uma rede. 2º) Países emergentes: principal meta é estabelecer uma presença inicial, ex: escritório de representação. 3º) Países em crescimento: freqüentemente, as vantagens de entrar cedo nesses mercados facilitam às empresas uma presença significativa, que possibilita capitalizar as oportunidades de mercado futuras. 4º) Países maduros e estabelecidos: estes países apresentam poucas perspectivas de crescimento em relação a outros tipos de mercados. Assinale a alternativa que melhor exemplifica os 4 tipos de países mencionados no enunciado.

  • A.

    1º: Cingapura e Hong Kong; 2º: Vietnã e Filipinas; 3º: China e Índia; 4º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão.

  • B.

    1º: China e Índia; 2º: Cingapura e Hong Kong; 3º: Vietnã e Filipinas; 4º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão.

  • C.

    1º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 2º: China e Índia; 3º: Cingapura e Hong Kong; 4º: Vietnã e Filipinas.

  • D.

    1º: Vietnã e Filipinas; 2º: Cingapura e Hong Kong; 3º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 4º: China e Índia.

  • E.

    1º: Cingapura e Hong Kong; 2º: Coréia do Sul, Taiwan e Japão; 3º: Vietnã e Filipinas; 4º: China e Índia.

A arbitragem é a forma mais usual de solução de controvérsias nos contratos internacionais de compra e venda. Sobre a arbitragem, é correto afirmar que:

  • A.

    o Brasil não possui lei específica sobre a arbitragem internacional.

  • B.

    a cláusula compromissória estabelece as condições gerais para a arbitragem.

  • C.

    a cláusula de foro pode coexistir com a cláusula de arbitragem num mesmo contrato.

  • D.

    as partes não precisam estabelecer um consenso quanto à escolha do tribunal arbitral.

  • E.

    não existem leis nacionais sobre arbitragem. Todas são internacionais.

A ampliação da centralidade do tema serviços no quadro das três principais macronegociações comerciais em que o Brasil encontra-se envolvido – Rodada Doha, da Organização Mundial de Comércio (OMC), Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e Mercosul-União Européia; decorre do substantivo aumento do peso econômico do setor na economia mundial como um todo, mas principalmente para os países desenvolvidos, grandes exportadores de serviços. A inclusão de serviços como parte do conceito de comércio internacional somente se consolidou na década de 90. O Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS) entrou em vigor em 1995. Em seu artigo 1º são definidos quais modos de prestação de serviços?

  • A.

    Serviços monousuários, serviços multi-usuários, serviços internacionais e serviços paliativos

  • B.

    Consumo no exterior, prestação fronteiriça, presença comercial e movimento temporário de pessoas físicas.

  • C.

    Circulação livre de mercadorias, consumo financeiro, serviços alfandegários e turismo.

  • D.

    Câmbio, análise conjuntural econômica, serviços de informática e serviços intelectuais.

  • E.

    Serviços de telecomunicações, serviços financeiros, serviços sociais e serviços de transportes.

A internacionalização dos mercados tem forçado as empresas a buscar profissionais com mentalidade e vivência nos mercados internacionais. O sucesso na formulação e na implementação de uma estratégia em nível internacional depende do comprometimento dos principais executivos tomadores de decisão com os mercados externos. Assinale a alternativa correta sobre o tema em questão.

  • A.

    O cliente internacional deve submeter-se às limitações impostas pelos valores culturais do produtor, evitando conflitos e negociações desnecessárias para a mudança.

  • B.

    O profissional experimentado internacionalmente deve ser reciclado na empresa, para que renove os valores e crenças originais da organização, antes que defina o marketing internacional.

  • C.

    O movimento de mudança organizacional visando às exportações deve ser do tipo "bottom-up", para que se atinja o efeito de marketing necessário.

  • D.

    Todos os executivos da empresa deverão ter vivência internacional antes de decidir exportar, pois, sem isto, o risco de fracasso é quase certo.

  • E.

    Todos os funcionários, do topo ao "chão-de-fábrica", devem aceitar, compreender e pactuar da visão de que é necessário criar um valor superior para o cliente internacional.

Dependendo das características das organizações e do mercado, o Investimento Externo Direto poderá trazer uma série de vantagens ao fabricante/exportador, uma vez que este passa a ter um controle total do investimento. Porém, a empresa expõe grandes investimentos a riscos inerentes ao ambiente internacional. Uma companhia poderá optar pela fabricação em um mercado estrangeiro para:

  • A.

    aproveitar-se dos baixos custos de mão-de-obra.

  • B.

    para permitir o acesso a altas taxas de importação.

  • C.

    ampliar os custos de transporte para este mercado.

  • D.

    inibir o acesso a matérias-primas.

  • E.

    encolher o acesso a este mercado.

A operacionalização de uma operação de comércio exterior, baseada em uma carta crédito, ocorre com os 10 passos a seguir listados. Enumere os itens de 1 a 10, na ordem seqüencial de acontecimentos e depois assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo).

( ) Após negociação entre as partes, o importador solicita ao banco emissor, situado em seu país, que emita uma carta de crédito em favor do exportador.

( ) De posse desses documentos, o importador retira as mercadorias no porto de destino.

( ) O banco negociador avisa ao exportador o recebimento de uma carta de crédito em seu nome, informando as condições contidas na mesma, condições estas, que deverão ser seguidas à risca pelo exportador para o recebimento das divisas.

( ) O banco analisa a documentação e, se não for verificada nenhum discrepância, libera o pagamento ao exportador.

( ) Após pagar o exportador, o banco negociador envia os documentos ao banco emissor, que o reembolsa.

( ) Pode haver a confirmação da carta de crédito por parte de um banco de primeira linha situado em um terceiro país. Busca-se, com isso, eliminar riscos referentes ao banco emissor (insolvência) ou ao país importador (riscos comerciais e políticos).

( ) O banco emissor emite e L/C e avisa ao banco negociador no país exportador.

( ) O vendedor entrega os documentos ao banco negociador.

( ) O banco emissor entrega os documentos ao importador contra o pagamento do valor da L/C.

( ) O exportador envia os produtos de acordo com as condições pactuadas com o importador.

  • A.

    1 – 3 – 5 – 6 – 8 – 9 – 2 – 10 – 4 – 7.

  • B.

    1 – 10 – 4 – 7 – 8 – 3 – 2 – 6 – 9 – 5.

  • C.

    1 – 2 – 4 – 5 – 6 – 8 – 10 – 3 – 9 – 7.

  • D.

    1 – 10 – 4 – 8 – 6 – 3 – 7 – 2 – 5 – 9.

  • E.

    1 – 2 – 10 – 9 – 6 – 3 – 5 – 4 – 7 – 8.

Toda empresa que nunca exportou precisa vencer muitos obstáculos, sendo um deles o cultural. A disputa no mercado mundial deve ser precedida de uma mudança na mentalidade dos empregados da organização. Um dos significados da mudança cultural é que o "famoso jeitinho brasileiro" deve ser abandonado, pois ele:

  • A.

    faz uma conexão equivocada com o samba e o futebol, símbolos culturais da nossa nação e prejudica a exportação de produtos tecnológicos.

  • B.

    remete a uma imagem de turismo para exploração sexual, crime condenado pelo Direito Internacional.

  • C.

    representa uma imagem negativa do Brasil em relação a questões como o cumprimento de prazos e das condições comerciais.

  • D.

    é útil para mostrar flexibilidade e capacidade de adaptação às normais internacionais de comércio.

  • E.

    inibe a adaptação de peças e vestuário ao clima de cada país.

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