Lista completa de Questões de Comércio Internacional da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É a modalidade de pagamento internacional onde é emitido um documento pelo qual um banco, por instruções de um seu cliente ou em seu próprio nome, compromete-se a efetuar um pagamento, a um terceiro ou à sua ordem, ou deve pagar ou aceitar saques emitidos pelos beneficiários, contra entrega de documentos estipulados, desde que os termos e condições do crédito sejam cumpridos:
É a carta de crédito utilizada no comércio internacional nos casos em que um importador adquire continuamente um certo tipo de mercadoria de um único fornecedor. Em lugar de emitir diversas cartas de crédito, o banco emite apenas uma, com um valor fixo disponível para cada período de tempo definido:
Back-to-back.
Revolving letter of credit.
Bid letter of credit.
Performance letter of credit.
Traveler's letter of credit.
É uma carta de crédito utilizada no comércio internacional pelos bancos norte-americanos como uma carta de garantia:
É uma carta de crédito utilizada no comércio internacional como uma espécie de penalidade imposta à empresa executora de um projeto que não foi executado como deveria, ou simplesmente não foi feito:
Nessa modalidade o financiamento é concedido diretamente ao importador estrangeiro. Há um banco no exterior que financia a operação ao importador. Assim, apenas o importador estrangeiro e seus avalistas, quando houver, permanecem responsáveis, junto ao banqueiro financiador, pelo pagamento das cambiais de exportação, não havendo qualquer vinculação do exportador às cambiais:
Export Notes.
Buyer's Credit.
Commercial Papers.
Supplier's Credit.
Debêntures Cambiais.
Nessa modalidade o financiamento é concedido por um banco ao exportador, mediante desconto das cambiais representativas de vendas a prazo. O exportador vende a prazo e as divisas também vão ingressar futuramente, isto é, nos respectivos vencimentos.
São títulos emitidos no mercado interno, com prazo mínimo de três anos, remunerados a variação cambial apurada com base na taxa cambial de uma única moeda especificada quando de sua emissão, juros fixos ou variáveis, podendo ser utilizada a taxa referencial praticada nos mercados internacionais para operações na mesma moeda especificada na escritura de emissão, acrescida de um spread:
O Banco do Brasil tem parceria com o Ministério das Relações Exteriores para promover as exportações brasileiras. Como ocorre esta parceria?
Na abertura de novas empresas no exterior e participações em Feiras
No intercâmbio de informação estratégica sobre países importadores; articulação com o Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, como membro do Comitê de crédito às exportações; parceria na divulgação do PROEX no exterior.
No controle do envio de dinheiro para eventos internacionais.
Na divulgação do PROEX; intercâmbio de informação estratégica sobre empresas exportadoras.
Na divulgação de decretos relacionados à promoção comercial.
A implementação das novas normas internacionais de segurança marítima é condição necessária, mas não suficiente para aumentar a competitividade das exportações brasileiras. A presença do "custo Brasil", tirando a competitividade sistêmica do país, é facilmente identificável em pelo menos quatro áreas:
clima, turismo, esportes e cultura
ALCA, Mercosul, juros e tributação
juros, tributação, infra-estrutura e encargos sociais.
produção agrícola de transgênicos, acesso à tecnologia, informática e educação.
política fiscal, monetária, externa e de renda.
Embora as taxas cambiais no Brasil sejam determinadas livremente pelo mercado, o Banco Central tem plena liberdade de intervir na formação destas quando julgar conveniente e necessário. Sendo um grande detentor de divisas, interfere no mercado comprando ou vendendo moeda, este procedimento é denominado:
Overshooting.
Bandas Cambiais
Mercado negro
Dirty floating.
Dumping.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...