Lista completa de Questões de Comércio Internacional da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comércio Internacional - Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
INCOTERMS são "Termos Internacionais de Comércio", que denominam as regras elaboradas pela Câmara de Comércio Internacional, com o objetivo de definir com a maior precisão possível as obrigações dos contratantes nas operações de compra e venda internacionais. As definições dos Incoterms visam:
explicitar as principais controvérsias enfrentadas pelos exportadores e importadores, dando uma interpretação uniforme aos procedimentos do comércio internacional.
estabelecer conduta padrão para todos os agentes do comércio internacional, orientando-os sobre os procedimentos jurídicos para realização de tratados internacionais.
regular o movimento de mercadorias internacionais e estabelecer parâmetros uniformes para cobrança dos fretes internacionais.
gerar incerteza sobre se as leis de seu próprio país são aplicáveis aos contratos internacionais.
estabelecer medidas e esforços pelos governos com o objetivo de promover a venda de produtos do país para os mercados externos.
O atual critério empregado na identificação dos atos de comércio destaca:
a fragilidade das relações mercantis no mundo globalizado.
a atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
a importância do estabelecimento e do fundo de comércio.
a capacidade plena do comerciante.
o resultado lucrativo do empreendimento.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O art. 12 do Regulamento de Licitações e de Contratos do Serviço Social Autônomo Agência de Promoção de Exportações do Brasil - APEX-Brasil, trata da habilitação documental para participar do processo licitatório. Assinale a alternativa que não corresponde a um dos tipos de habilitação elencadas neste artigo.
Qualificação profissional específica.
Regularidade fiscal.
Habilitação jurídica.
Qualificação econômica-financeira.
Qualificação técnica.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O capítulo IV do Regulamento de Licitações e de Contratos do Serviço Social Autônomo Agência de Promoção de Exportações do Brasil – APEX-Brasil, estabelece os casos de dispensa e inexigibilidade de licitação. Marque a alternativa que corresponde ao caso de inexigibilidade de licitação.
Nos casos de urgência para o atendimento de situações comprovadamente imprevistas ou imprevisíveis em tempo hábil para se realizar a licitação.
Nos casos de calamidade pública ou grave perturbação da ordem pública.
Na aquisição, locação ou arrendamento de imóveis, sempre precedida de avaliação.
Na contratação de cursos abertos, destinados a treinamento e aperfeiçoamento dos empregados da APEX-Brasil.
Na contratação de serviços com empresa ou profissional de notória especialização, assim entendido aqueles cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica ou outros requisitos relacionados com sua atividade, permita inferir que o seu trabalho é o mais adequado à plena satisfação do objeto a ser contratado.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Um dos aspectos específicos a ser considerado quando do levantamento de dados, em marketing internacional, é:
Analise as afirmativas a seguir e defina em quais situações a pesquisa exploratória deve ser usada.
I - Quando há pouco conhecimento prévio como base de trabalho.
II - Para se ter uma idéia da natureza geral do problema.
III - Para identificar as variáveis relevantes e as possíveis alternativas de decisão. Agora, assinale a alternativa correta.
Pokémon é um desenho animado japonês com traços extremamente simples. Tornou-se muito popular no Japão através da Nintendo, que o lançou como videogame. Depois de alcançar enorme sucesso em seu país, ele foi introduzido nos Estados Unidos, onde também se tornou um sucesso entrando primeiramente na televisão e depois nos videogames. A maneira como ele foi introduzido nos Estados Unidos foi através de:
A Toyota é uma empresa transnacional, que utiliza estratégia global e tem uma orientação geocêntrica. Isso quer dizer que a Toyota:
Ainda existem dificuldades para as micro e pequenas empresas brasileiras participarem ativamente do processo de exportação de mercadorias e serviços. Analise os itens abaixo e defina quais representam dificuldades para as micro e pequenas empresas nacionais no processo de exportação.
I - Limitação da capacidade produtiva para atender o mercado externo.
II - Obtenção de financiamento para exportação.
III - Trâmites burocráticos excessivos.
IV - Taxa de câmbio com moeda estrangeira (dólar e euro) valorizada.
V - Desconhecimento do mercado externo (cultura, canais, direito internacional, transporte, etc). Após análise das afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
Quando negociamos com chineses, japoneses e sul coreanos, devemos evitar presenteá-los com relógio e utilizar o número 4. Por que?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...