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Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
Os textos ou scripts de publicidade em televisão são chamados de roteiros curtos. O grau de especialização na publicidade televisiva é elevado e seus produtores e profissionais são altamente sofisticados. A ênfase de sua produção recai sobre a rápida sucessão de imagens, cuja intenção é captar a atenção do público para vender um produto.
Em referência ao Capítulo VI – Das Relações com a empresa –, o código de ética da profissão afirma que compete ao profissional, no pleno exercício de suas atividades:
identificar-se com a filosofia dos funcionários, sendo um agente facilitador da implementação das mudanças administrativas e políticas.
agir como elemento controlador das relações interpessoais na sua área de atuação.
atuar como figura-chave do fluxo de informações, desenvolvendo e mantendo, de forma dinâmica e contínua, os sistemas de comunicação.
estabelecer uma rotina de trabalho diferenciada em relação aos demais.
ajudar, no ambiente de trabalho, a outros profissionais que sejam de sua estreita relação.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca dos processos de projeto, produção, diagramação e editoração gráficos.
Os caracteres usados na impressão de jornais e revistas são elementos independentes e diferentes dos caracteres usados nos demais trabalhos gráficos de textos. Nos dois casos, os caracteres usados não guardam qualquer identidade quanto a inclinação, espessura ou força de suas hastes como nos demais, que compõem as chamadas famílias de tipos.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
No que diz respeito à censura, o espírito do disposto no Código de Ética do Jornalista, de 1985, foi reproduzido no art. 220, § 2.º, da Constituição da República.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal, orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.
A comunicação de Lúcio será descendente toda vez que ele estiver mantendo contato com autoridades.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
Em televisão, o roteiro de um documentário tem a mesma estrutura que o cinema adota para esse tipo de roteiro: ele vem estruturado em uma sinopse que prevê locações e todo um trabalho prévio de produção, inclusive o contato com os entrevistados, que são preparados para sua participação no programa.
São atribuições do Secretário Executivo regulamentadas pela Lei 7.377/85:
planejar, organizar e garantir a direção adjunta da diretoria.
definir as atividades dos executivos e estabelecer seu cronograma de execução.
redigir textos profissionais especializados, exceto em idioma estrangeiro.
taquigrafar ditados, fazer discursos, conferências, palestras, explanações, inclusive em idioma estrangeiro.
registrar e distribuir expediente e executar outras tarefas, mesmo que não sejam correlatas
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca dos processos de projeto, produção, diagramação e editoração gráficos.
A preparação de provas digitais, denominadas DDCP (direct digital color proof), dispensa o uso de filmes de seleção e não requer mão-de-obra altamente especializada, como é o caso de provas de máquinas mais caras, complexas e demoradas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por referência as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
A concentração da propriedade e do controle dos meios de comunicação ameaça a liberdade de expressão na medida em que diminui o número de veículos e canais e, conseqüentemente a variedade dos conteúdos transmitidos e seus comunicadores à disposição do público.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Na visão da maioria dos teóricos, o reconhecimento dos fenômenos da comunicação como constitutivos das relações humanas e sociais, e seu conseqüente estudo sistemático ao longo do século XX desde as interações interpessoais, características de todas as sociedades, até a mídia de massa, em sua centralidade socioeconômica, política e cultural nos últimos 100 anos , não resultaram na construção de uma verdadeira ciência da comunicação.
A partir da premissa acima apresentada, julgue os itens a seguir.
Os pesquisadores da comunicação têm-se valido de outras áreas do conhecimento notadamente da Psicologia, Sociologia, Antropologia, Lingüística, Cibernética e Economia Política para fundamentar e desenvolver seus trabalhos.
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