Questões de Comunicação Social

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O lead é

  • A. o primeiro parágrafo de uma notícia, oferecendo ao leitor dados históricos essenciais da narrativa.
  • B. o parágrafo gerador do título ou da manchete da matéria jornalística, pois expõe os elementos básicos do fato noticiado.
  • C. é o parágrafo que condensa o texto da notícia, invertendo a ordem de importância dos aspectos essenciais do fato ou da ação expostos no jornal, na televisão ou no portal digital.
  • D. indispensável, com todas as questões que o compõem, também no texto da reportagem.
  • E. o parágrafo que torna obrigatória a leitura do texto completo da notícia.

As teorias e a prática profissional nos indicam que a principal qualidade da notícia e da reportagem é

  • A. o esmero da edição, que atrai o interesse do leitor/espectador.
  • B. um texto limpo, sem erros de linguagem e com frases intercaladas.
  • C. um texto em que não se emprega a frase em ordem indireta.
  • D. a credibilidade.
  • E. uma sequência de parágrafos grandes e pequenos, a fim de dar variedade ao texto noticioso.

O processo da entrevista exige do jornalista que

  • A. tenha o mesmo nível de conhecimento do entrevistado.
  • B. fale a mesma língua do entrevistado, quando este é estrangeiro.
  • C. se prepare para obter as condições de diálogo com o entrevistado.
  • D. domine o conteúdo da entrevista com a mesma profundidade do entrevistado, quando este for um cientista.
  • E. não se esqueça de que uma autoridade é socialmente superior ao entrevistador.

Pode-se definir a notícia como

  • A. um texto cujo autor retira seus elementos estruturantes do texto literário.
  • B. um texto referencial, isto é, que expõe um fato ou uma ação da maneira mais fiel possível.
  • C. uma narrativa intencional que procura convencer o leitor de um determinado fato.
  • D. a exposição de um fato importante a partir dos seus aspectos menos interessantes.
  • E. um produto à venda e que tem a ver com a revelação de grandes feitos históricos.

A pauta jornalística é

  • A. um plano de viagem em busca da informação para a notícia.
  • B. a definição prévia da edição de fotos e textos na reportagem.
  • C. o contato antecipado com possíveis fontes importantes para a matéria pautada de acordo com as preferências político-ideológicas da empresa jornalística.
  • D. o plano de cobertura de um determinado assunto, com previsão de contatos, pesquisa, viagem, aspectos financeiros, itens devidamente discutidos com a equipe e/ou com o editor, no sentido de estabelecer as angulações e as prioridades estabelecidas para a matéria.
  • E. o planejamento de uma edição ou parte da edição (nas redações estruturadas em editorias – cidade, política, economia, etc.).

Na página do jornal impresso, as matérias, ilustrações e fotos são organizadas de acordo com as zonas de visualização, chamadas de primárias e secundárias. O texto obedece à grafia ocidental objetivando a leitura da esquerda para a direita no sentido horizontal. Estes princípios de organização do projeto gráfico do jornalismo impresso são conhecidos como

  • A. planejamento gráfico e diagramação.
  • B. tipografia e sistemas de composição.
  • C. titulação e editoração.
  • D. fotocomposição e ilustração.
  • E. processos de impressão e visualização.

A construção narrativa do conteúdo dá-se, portanto, de forma mais abrangente na somatória de diversas mídias, que se complementa com novas informações, gerando novas percepções. Esse tipo de narrativa é chamada de

  • A. transmídia.
  • B. multimídia.
  • C. hipermídia.
  • D. crossmedia.
  • E. intermídia.

O lead, ou lide, como foi aportuguesado no Brasil, é técnica de elaboração textual que determina que o primeiro parágrafo do texto jornalístico do jornal diário dê respostas às seguintes perguntas:

  • A. o que, quem, qual, onde, como e para quê.
  • B. quem, qual, onde, quando, como e por quê.
  • C. o que, quem, aonde, quanto, como e para quê.
  • D. o que, quem, onde, quanto, como e por quê.
  • E. o que, quem, onde, quando, como e por quê.

Assinale a opção que apresenta atividades pertinentes ao transevento.

  • A. Efetuar novas inscrições, recepcionar participantes, palestrantes e convidados e distribuir o material do evento.
  • B. Compilar e ordenar os press releases enviados e calcular a centimetragem publicada.
  • C. Fazer a prestação de contas e desmontar as instalações usadas para o evento.
  • D. Definir a programação e as estratégias de divulgação do evento.
  • E. Detalhar o projeto e receber, confirmar e controlar as inscrições e adesões.

No ambiente digital, para tratar da imagem corporativa em situação de crise, o assessor de comunicação não deve

  • A. estabelecer contato direto com o internauta que reclama da instituição assessorada.
  • B. se apresentar para o internauta como representante oficial da instituição, pois essa função é privativa do presidente da companhia.
  • C. monitorar o que formadores de opinião postam na rede, pois, quando há problemas, o canal mais usado é o “fale conosco” do site institucional.
  • D. oferecer outros canais de comunicação para o internauta, pois as ações devem acontecer unicamente no ambiente em que as reclamações surgiram.
  • E. debater com o internauta na rede em tempo real, buscando desqualificar suas reclamações e enaltecer os pontos positivos da instituição.
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