Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No relacionamento com a mídia, espera-se que o assessor de imprensa:

I. Seja um facilitador no relacionamento do jornalista com as fontes e a instituição.

II. Saiba preparar a fonte para que as entrevistas sejam objetivas e claras.

III. Peça a leitura antecipada da matéria que o jornalista realizou do assessorado.

IV. Alimente ininterruptamente a imprensa com o maior número possível de releases para mantê-la informada.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III e IV.

Pelo fato de trabalhar com a imagem como forma narrativa da reportagem, o telejornalismo cria uma linguagem própria, em que podemos destacar características como

I o uso do registro coloquial, já que é um texto para ser dito;

II a forma rigorosa do discurso, em observância à norma culta, uma vez que a televisão, além de informativa, é educativa;

III a televisão prioriza a imagem, logo, a palavra fica em segundo plano e serve apenas como recurso para descrever o que a imagem mostra;

IV o uso de depoimentos de pessoas envolvidas no fato noticiado, na composição da matéria sonora e da reportagem.

V o uso do “ao vivo” na cobertura das notícias para televisão, que reforça o emprego da imagem espetacular.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III, IV e V.
  • C. I e II.
  • D. I, somente.
  • E. I e V, somente.

Observe o gráfico, a seguir, que mostra o valor gasto com publicidade no meio jornal nos Estados Unidos.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F V F F
  • B. F F V V
  • C. V F F F
  • D. F F F F

Leia o texto a seguir.

São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)

Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

  • A. transmídia.
  • B. convergência.
  • C. propagabilidade.
  • D. capilarização.

A função maior da diagramação é dar destaque ao conteúdo das matérias jornalísticas. A diagramação de uma primeira página, por exemplo, é como uma vitrine de loja, que mostra logo o mais importante e atrai para as demais ofertas internas. Neste sentido, pode-se afirmar que

  • A. subtítulo pode repetir palavras e ideias do título.
  • B. olho é destaque mais importante do que o próprio título da matéria.
  • C. título pode ser tirado de qualquer parte da matéria, não necessariamente do lide.
  • D. título, lide e foto/imagem complementam-se e chamam a atenção para o mesmo enfoque.

Em uma situação hipotética, a equipe de comunicação do TRE-SP foi requisitada para analisar o veículo corporativo que está previsto em orçamento: jornal para o público interno, semestral, 16 páginas, 4 × 4 cores, papel couché 120 g com verniz UV em reserva nas fotos e nos títulos.

A conclusão correta desta análise será

  • A. utilizar papel mais simples, com 4 páginas e menos sofisticação na impressão para poder transformar a periodicidade em mensal e tornar as notícias mais atraentes.
  • B. direcionar este veículo para o público externo diante da sofisticação e periodicidade; com isso, a intranet será o veículo de comunicação para o público interno.
  • C. ampliar o verniz UV para cobrir todas as páginas. O custo não se eleva tanto e essa técnica garante a durabilidade da publicação pelo tempo de circulação de seis meses.
  • D. aumentar o número de páginas para 32, pois em seis meses há muitas novidades acumuladas que não poderão ser contempladas no formato proposto.
  • E. investir este mesmo orçamento para veículos direcionados para o público externo, que é o real alvo de uma instituição pública.

Na produção de uma revista considera-se que:

I. as páginas editoriais devem apresentar uma diagramação diferente das páginas publicitárias.

II. os jornalistas devem também produzir os textos publicitários da publicação.

III. a identificação do anunciante deve ficar bastante clara para o leitor.

IV. é positivo que os anúncios se relacionem com certos conteúdos na mesma página.

V. a capa da revista deve ser isenta de publicidade.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. III, IV e V.
  • B. I, II e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, III e V.

A oralidade é a principal característica da linguagem radiofônica. Por isso

  • A. as frases devem ser construídas em estrita obediência às regras gramaticais.
  • B. o locutor deve imprimir um tom de voz que denote superioridade ao ouvinte, a fim de convencê-lo.
  • C. a redundância deve ser empregada para realçar a clareza da locução e eliminar dúvidas do ouvinte.
  • D. o roteiro musical deve dar prioridade a composições mistas de música e letra.
  • E. para o ouvinte, o noticiário radiofônico em nada difere do noticiário televisivo.

A linguagem radiofônica caracteriza-se por

  • A. utilização da língua culta.
  • B. linguagem coloquial de proximidade.
  • C. concorrência com a televisão por meio dos programas radiojornalísticos.
  • D. falar a um universo de ouvintes os mais distantes possíveis.
  • E. utilizar uma linguagem idêntica à escrita.

Um dos aspectos da linguagem televisiva é

  • A. Um dos aspectos da linguagem televisiva é
  • B. o fato de a oralidade ter o mesmo valor narrativo que o aspecto cromático.
  • C. o fato de a imagem, em movimento ou não, ser o mais importante.
  • D. o fato de a junção de movimento e som ser incompatível com a linguagem da televisão.
  • E. o fato de que, sem a imagem em movimento, a linguagem televisiva estar incompleta.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...