Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Há várias características diferentes no texto jornalístico do jornalismo impresso, do rádio, da televisão e da Internet. No caso da Internet, por exemplo, muitas vezes o texto jornalístico tem tentado ser cada vez mais específico, personalizado e dirigido ao indivíduo. Esse novo enfoque tem sido chamado de:
Acerca das pesquisas de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir.
Na observação participante, o estudo de reações, atitudes e comportamentos identificados pelo pesquisador depende do seu diálogo com as pessoas observadas.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando que organizações públicas e privadas usam cada vez mais as técnicas de comunicação e marketing no seu cotidiano, julgue os itens que se seguem.
As organizações buscam uma boa publicidade, mas uma campanha é freqüentemente muito cara porque se baseia totalmente em mídias pagas e de alto custo, como a televisão.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Os valores-notícia e os critérios de noticiabilidade são estudados como elementos externos à cultura jornalística, ou seja, são definidos exclusivamente pela conjuntura econômica e pelas condições de trabalho dos jornalistas.
Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
O texto jornalístico é construído com um conteúdo e uma forma capazes de apresentar um baixo nível de entropia.
O acelerado desenvolvimento tecnológico tem alterado o perfil da radiodifusão em anos recentes, incidindo diretamente na questão da produção dos conteúdos das emissoras. A transmissão em redes mediante a utilização dos satélites, em especial, significou mudanças profundas no modo de operação, na transmissão, na programação e na linguagem das rádios. Diante do exposto, julgue os itens a seguir.
A regulamentação por decreto da radiodifusão em todo o território nacional em 1931 levou a rádio brasileira a mudanças de conteúdo relevantes: ao ser permitida a veiculação de anúncios publicitários, ela perde sua característica de atender aos interesses públicos e seu caráter de promotora da participação política.
Comparado com o jornalismo impresso, o texto jornalístico no rádio deve ser mais simples e direto, já que o ouvinte de rádio:
Acerca das pesquisas de opinião e de mercado, julgue os itens a seguir.
O método experimental pode ser exemplificado pelo registro de observações e opiniões a partir do uso experimental de uma mensagem publicitária ou de um novo veículo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
Um dos recursos para chamar a atenção do leitor é manchete de primeira página, notícia principal do dia que recebe o título mais importante. A sua diagramação e o espaço que vai ocupar na página dependem de sua importância e do impacto da notícia.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
A personalização é a marca dos colunistas contemporâneos, tanto no que se refere às personalidades os colunáveis quanto aos jornalistas que assinam as principais colunas dos jornais e revistas na atualidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...