Questões de Comunicação Social

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Com relação ao consumo sustentável, considere as afirmações abaixo.

I. Envolve a escolha de produtos que usem menos recursos naturais em sua produção, que sejam facilmente reciclados e garantam trabalhos decentes às pessoas que os produziram.

II. Significa comprar todos os bens financeiramente disponíveis ao consumidor no momento da compra, de modo a evitar que os lares tenham bens obsoletos.

III. É um conceito ligado a compras conscientes, que são feitas quando avaliamos os impactos sociais e ambientais (tanto positivos quanto negativos) dos produtos que adquirimos.

IV. As iniciativas de consumo consciente enviam às empresas o recado de que a sociedade quer produtos e serviços com impactos positivos ou, pelo menos, reduções drásticas de impactos negativos.

V. As compras conscientes são aquelas que fomentam a economia nacional, inclusive em momentos de sacrifícios sociais e naturais, para que a economia cresça antes de dividir as riquezas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. II, IV e V.
  • C. I, II e III.
  • D. III, IV e V.
  • E. I, II e V.

Uma tribo indígena da amazônia brasileira tinha por hábito a prática do extrativismo vegetal para atender suas necessidades de sobrevivência. Contudo, uma grande indústria do país se interessou pela produção e comercialização dos frutos nativos da reserva indígena e propôs contratos com metas de coleta diárias. Uma das estratégias de convencimento foram as propagandas e filmes selecionados pela Assessoria de Comunicação que apresentavam benesses das sociedades industrializadas. Reportagem especial produzida por uma emissora de TV mostrou de que modo isso afetou a rotina e até mesmo a organização social da tribo. Um dos antropólogos ouvidos na reportagem citou a “teoria dos vínculos sociais” proposta por Tönnies, no final do século XIX. A análise denominada Gemeinschaft und Gesellschaft opunha dois tipos de organização societária – uma pré-industrial e outra industrializada. Na primeira, onde o termo em alemão Gemeinschaft pode ser lido como “comunidade”, se observa respeito aos laços culturais e de sangue, com pessoas vivendo integradas num mundo praticamente agrícola; já na Gesellschaft, a condição do relacionamento social é o contrato, com obrigações que as partes envolvidas prometem cumprir e que preveem mecanismos impessoais de controle, produção e recompensa. Daí se infere que:

  • A. no mundo globalizado a marcha civilizatória abarca inevitavelmente todos os povos, que passam a constituir um mercado único e fraterno;
  • B. passa a imperar a lógica do utilitarismo, na perspectiva de Benthan, nas relações entre os membros da tribo, na qual todos serão recompensados pelo trabalho;
  • C. a tribo foi inserida numa situação na qual os indivíduos não são avaliados por suas qualidades pessoais, mas apreciados na medida em que possam atender às obrigações contratuais;
  • D. a nova sistemática de trabalho para uniformizar ferramentas e métodos de coleta em larga escala resultará em benefícios diretos para a comunidade, onde cada trabalhador receberá de acordo com sua produção diária;
  • E. as sociedades primitivas ou acentuadamente rurais já possuem mecanismos de divisão de tarefas que minimizam o choque cultural na passagem de uma organização para outra.

Acerca dos formatos mais comuns de papel disponíveis industrialmente no Brasil, julgue os itens que se seguem. Os formatos AA e BB originaram, respectivamente, das séries A e B do formato internacional DIN.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito de globalização, novas tecnologias de telecomunicação e caracterização de interlocutores na comunicação tecnológica. Nas relações estabelecidas em comunicação mediada por computador, as considerações sobre o conteúdo da mensagem são priorizadas e tomam o lugar de possível valorização do nível social dos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As estatísticas dos canais mantidos por uma instituição pública na internet devem ser constantemente aferidas, monitoradas e analisadas, permitindo a elaboração de relatórios periódicos. Devem ser medidos o número, a relevância e o perfil de novos seguidores/ leitores, a média de crescimento de tráfego, a ............ e compartilhamentos, entre outros itens.

Cada instituição pública define seu orçamento para a compra de ferramentas tecnológicas, o que em alguns casos pode demorar algum tempo para cumprimento dos prazos legais de licitação e aquisição. Contudo, há diversas alternativas gratuitas bastante úteis para monitoramento, análise e gestão de mídias digitais.

No caso do website de uma instituição pública, é possível conseguir dados incorporando um código que forneça as informações de navegação ao ............, do Google. Já nas redes sociais, cada uma tem seu próprio mecanismo de busca, mas há ferramentas que permitem levantar relatórios estatísticos e gerir os perfis a partir de um único ............, fornecendo uma mensuração minimamente padronizada. O ............, por exemplo, permite realizar a gestão de até três perfis em sua versão gratuita.

As palavras que preenchem corretamente as lacunas são:

  • A. navegabilidade − AdWords − servidor − Scup
  • B. navegabilidade − Images − ambiente − Hootsuite
  • C. usabilidade − Analytics − servidor − Hootsuite
  • D. interação − AdWords − ambiente − Scup
  • E. interação − Analytics − ambiente − Hootsuite

Acerca dos formatos mais comuns de papel disponíveis industrialmente no Brasil, julgue os itens que se seguem. Desde a sua origem, o formato AM 87 cm × 114 cm é o mais utilizado para impressão, por ser mais facilmente encontrada essa opção de formato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito de globalização, novas tecnologias de telecomunicação e caracterização de interlocutores na comunicação tecnológica. A bidirecionalidade e a multiplicidade de conexões são características das novas tecnologias interativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes proposições:

I. O direito fundamental à informação deve ser respeitado pelos órgãos seguindo o preceito geral da publicidade, com a divulgação de informações de interesse público independente de solicitações e com o uso dos meios de tecnologias digitais.

PORQUE

II. A gestão transparente da informação pública é essencial para desenvolver a cultura de transparência e o controle social sobre a administração pública, em todas esferas e níveis.

Sobre essas duas proposições, é correto afirmar que

  • A. as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • B. as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • C. a primeira é falsa, mas a segunda é verdadeira.
  • D. a primeira é verdadeira, mas a segunda é falsa.
  • E. as duas são falsas.

Julgue os itens a seguir, referentes aos processos de impressão. A serigrafia permite excelentes resultados para originais a traço de poucas cores e imprime sobre os mais diversos suportes — papel, laminados plásticos, plásticos rígidos, tecidos, lonas e suportes tridimensionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito de globalização, novas tecnologias de telecomunicação e caracterização de interlocutores na comunicação tecnológica. As novas tecnologias permitem a redução do uso de matérias-primas, do consumo de energia e da participação de mão de obra não qualificada no processo de elaboração do produto final.

  • C. Certo
  • E. Errado
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