Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assessorias de imprensa têm uma intensa relação com a mídia, em alguns casos, enviando a jornais, rádios e TVs press-releases com textos acabados, prontos para publicação e/ou veiculação. Em outras ocasiões, assessorias oferecem apenas orientações para a futura produção de notícias. Esse procedimento legítimo é chamado:

  • A. produção de matéria.
  • B. press-book.
  • C. sugestão de pauta.
  • D. matéria paga.
  • E. reportagem especial.

O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.

O texto jornalístico caracteriza-se pela ênfase no seu conteúdo, naquilo que é informado. Ele se propõe a processar informação em escala industrial e para consumo imediato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no conhecimento teórico e nas rotinas produtivas da profissão de jornalista, julgue os itens subseqüentes.

O discurso da atualidade no telejornalismo baseia-se na atualidade cronológica, já que, entre o momento do acontecimento do fato e a notícia, ocorre uma espécie de mediação. Um evento transmitido ao vivo, em tempo real, não se submete ao tempo e à formatação do telejornal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.

maioria das notícias publicadas nos jornais e revistas tem nas entrevistas sua matéria-prima. A finalidade de caracterizar um texto jornalístico como entrevista é permitir que se conheçam opiniões, idéias, pensamentos de personagem ou pessoa de notório saber.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A multiplicação das fontes de informação proporcionada pela nova mídia implica, necessariamente, a democratização do acesso tanto ao consumo quanto à produção de formas e conteúdos comunicativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de técnicas de produção em rádio e televisão, julgue o item abaixo.

A edição na televisão é uma tarefa complicada, pois são muitos os cortes que ocorrem no universo da videosfera. Entre as montagens possíveis de um programa de televisão, pode-se citar: a montagem interna do programa; a montagem em nível da macroestrutura da televisão, que faz coexistir o programa stricto sensu com os breaks comerciais e outras interrupções e, por fim, há uma montagem que o próprio espectador realiza, com sua unidade de controle remoto, passando de um programa para outro e de uma emissora para outra.

  • C. Certo
  • E. Errado

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.

A edição em rádio, por meio da colagem de trechos de entrevistas, permite que se monte o discurso do entrevistado de acordo com o interesse do que está sendo focado na matéria ou de acordo com o entendimento do editor/repórter.

  • C. Certo
  • E. Errado

Freqüentemente, assessorias de Comunicação organizam entrevistas para membros de veículos de imprensa. Há, como se sabe, vários tipos de entrevista jornalística, inclusive aquela em que o entrevistado é submetido às perguntas de vários repórteres, que representam diferentes veículos, chamada de:

  • A. entrevista temática.
  • B. entrevista em profundidade.
  • C. entrevista ocasional.
  • D. entrevista coletiva.
  • E. entrevista de grupo.

O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.

A comunicação jornalística, referencial por definição, fala sobre algo que acontece no mundo. É, portanto, exterior ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si, o que impõe o uso quase obrigatório da terceira pessoa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O autor trata do processo de construção e estruturação do texto jornalístico. Com base nessas informações e acerca da redação jornalística, julgue os seguintes itens.

A passagem dos detalhes recolhidos junto à fonte para a manchete segue uma série de macrorregras que, segundo Van Dijk, são quatro: a supressão, a generalização, a construção e a inversão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...