Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
A informatização facilitou a existência do estilo all news na rádio brasileira, gênero que determina um uso mais formal de linguagem e requer uma apuração rigorosa da notícia, que limita a participação do jornalista e exige um esforço maior de controle dos textos.
Assessorias são fontes importantes para a produção da informação jornalística. Essas fontes podem ser classificadas como primárias e secundárias, que podem ser definidas, respectivamente, como:
a que pertence a uma instituição oficial e a que apenas testemunhou um fato.
a que fornece a informação essencial da matéria e a que ajuda na formulação de uma pauta.
a que testemunhou um fato e a que teve conhecimento do fato através do relato de terceiros.
a que é especializada no assunto em pauta e a que não é especializada.
a que representa a versão da autoridade e a que é acusada de alguma coisa.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
Um texto-legenda não deve ter mais do que uma linha, não deve forçar conclusões exageradas e o detalhe nele ressaltado deve estar contido necessariamente na matéria.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às questões de estilo e sua influência junto aos leitores, julgue os itens que se seguem.
Uma marca do novo jornalismo é a dimensão pessoal, impressionista e rebuscada dada ao relato do fato jornalístico, que permite a inserção de personagens fictícios para tornar mais interessante e personalizar a narrativa.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
O título de uma matéria jornalística deve, em poucas palavras, dar a informação principal do texto ou descrever com precisão um fato.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes.
Muitas vezes, as empresas não atentam para o copyright, ou seja, o direito de reprodução do material publicado pelos veículos de comunicação, em especial jornais e revistas. A grande maioria não sabe que o autor de matéria ou ilustração tem exclusividade sobre o material publicado quando não é funcionário do jornal. Desse modo, ninguém poderá reproduzi-lo sem autorização.A partir do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.
O vídeo empresarial utiliza as mesmas técnicas e a mesma linguagem do telejornalismo.
A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
Os programas de humor nas rádios são apresentados principalmente nas FMs e têm como alvo os públicos de baixa renda e, mais recentemente, os públicos jovens de classe média. Muitos são apenas repetições de programas de TV, seguem o mesmo estilo e roteiro, e o tipo de humor que apresentam está perto da saturação.
O Código de Ética aprovado pelo Congresso Nacional de Jornalistas de 1987 defende que, no caso em que a informação jornalística cometa equívocos e/ou necessite de correções:
o prejudicado deve entrar na justiça contra o jornal.
só haverá direito de resposta após decisão judicial.
o jornal pode suspender o jornalista de suas funções.
o prejudicado deve tentar um acordo com o jornal.
o jornalista deve permitir o direito de resposta.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
A melhor forma de mostrar um documento importante é por meio de um resumo. É desnecessário reproduzir, obter ou guardar documentos. A melhor maneira de obter seu conteúdo é por meio de um relato resumido de um entrevistado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...