Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
A imagem em telejornalismo não precisa, necessariamente, ser bonita, pois o importante é a informação que transmite.
A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
A programação de uma rádio obedece a um mapa de fluxo que contém toda a grade dos programas da emissora. Aos editores compete cumprir rigorosamente o mapa, a qualquer custo, principalmente nas emissoras em rede, para que não haja quebra na rede e prejuízo para anunciantes.
Ainda segundo o Código de Ética Jornalística de 1987, a censura e a autocensura são delitos:
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
Os jornais diários costumam acompanhar assuntos ou temas que sofrem desdobramentos. O ideal é que se prepare o material com antecedência, para que possa ser usado em caso de emergência: é o que se chama de suíte ou matéria fria de gaveta.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Pesquisa é um dos principais instrumentos para o sucesso da atividade de comunicação. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.
As abordagens explicativas, muito utilizadas nas auditorias de comunicação, procuram verificar por que uma dada situação ou condição existe.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
As editorias de política, de economia e de esportes são seções dos jornais que usam freqüentemente a coluna, gênero em que o autor trata de assuntos cotidianos e passados, sem se importar com a novidade ou a atualidade, em texto que fica entre o literário e o jornalístico.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
Os movimentos de câmera em telejornalismo são muito diferentes dos de cinema.
A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.
As equipes de profissionais de rádio se revezam por turnos. Na maioria dos casos, as emissoras se dedicam a música e jornalismo, além de dicas culturais, flashes e entrevistas. Por isso, mantêm redatores, pauteiros, produtores, locutores, programadores musicais, comentaristas, apresentadores, repórteres e chefias que variam em número por turno em função da programação.
Pelo Código de Ética em vigor, os jornalistas brasileiros estão proibidos de:
aceitar oferta de trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial da categoria.
ter dois ou mais empregos jornalísticos remunerados em mais de uma empresa.
ter empregos jornalísticos paralelos no setor público e no setor privado.
ser ao mesmo tempo jornalista profissional numa empresa e assessor de imprensa de outra empresa.
aceitar empregos jornalísticos com salários superiores a 25 salários mínimos.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente pelos jornais, revistas e demais veículos impressos. O jornalismo impresso tem suas regras de redação e linguagem, que podem variar nos diferentes veículos, mas sempre a partir de alguns critérios comuns. Julgue os itens que se seguem, acerca desse assunto.
A maioria dos jornais de circulação nacional usa o perfil, típico de texto jornalístico que se caracteriza por ser uma reportagem sobre uma pessoa. É um estilo leve e fácil, que acaba por tornar-se supérfluo e vazio, já que é sempre um apanhado de elogios de amigos e críticas de inimigos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...