Questões de Comunicação Social

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A abertura do mercado de telecomunicações brasileiro pressupõe o emprego de recursos oriundos de diferentes fundos, essenciais à gestão e ao desenvolvimento das telecomunicações no Brasil. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

O FUST é destinado à cobertura de parcela de custo exclusivamente atribuível ao cumprimento das obrigações de universalização de serviços de telecomunicações, que não possa ser recuperada com a exploração eficiente do serviço, e está voltado, entre outros objetivos, para a complementação de metas estabelecidas no PGMU, a implantação de acessos para a utilização de serviços de redes digitais de informação em estabelecimentos de ensino, bibliotecas e instituições de saúde, o fornecimento de acessos e equipamentos de interface a deficientes carentes e a telefonia rural.

  • C. Certo
  • E. Errado

A variedade dos gêneros jornalísticos disponíveis à imprensa garante uma maior sintonia entre o tipo de notícia a ser publicada e a melhor forma de redação para transmitir a informação ao público. A respeito dos gêneros de redação, julgue os itens que se seguem.

O sucesso no trabalho de redação de uma matéria, independentemente do gênero, começa pela recepção de uma pauta bem estruturada, pois as pautas abertas causam confusão e dispersam o repórter. A pauta deve ser, de preferência, fechada, numerada e com itens hierarquizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abertura do mercado de telecomunicações brasileiro pressupõe o emprego de recursos oriundos de diferentes fundos, essenciais à gestão e ao desenvolvimento das telecomunicações no Brasil. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Na aplicação dos recursos do FUST, cabe ao Ministério das Comunicações formular políticas e diretrizes de aplicação, e à ANATEL cabe a definição, implementação e fiscalização dos programas, dos projetos e das atividades financiados com recursos do FUST, que deverão estar previstos na Lei Orçamentária Anual.

  • C. Certo
  • E. Errado

As assessorias de imprensa são importantes aliadas da comunicação, capazes de auxiliar na comunicação estratégica das organizações com seus públicos, por meio da imprensa. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

O release, para ter credibilidade na imprensa, não deve limitar-se a enaltecer a empresa e seus feitos. Antes de tudo, ele deve apresentar uma notícia de acordo com os padrões da publicação a que se destina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os gráficos I e II acima representam a evolução das quantidades (em milhões) de terminais de acesso telefônico fixo e do serviço móvel em operação, respectivamente. Com auxílio desses gráficos e com base na regulamentação brasileira pertinente, julgue os itens subseqüentes.

O serviço móvel celular, cuja planta instalada cresceu mais de quatro vezes após a privatização do sistema TELEBRÁS, utiliza a radiocomunicação no acesso, para permitir a mobilidade de seus usuários, e está interconectado à rede do serviço telefônico fixo comutado, para permitir a comunicação entre usuários de ambos os serviços e o completamento de chamadas de longa distância, como, por exemplo, das chamadas internacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As assessorias de imprensa são importantes aliadas da comunicação, capazes de auxiliar na comunicação estratégica das organizações com seus públicos, por meio da imprensa. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

Mesmo sem a certeza de publicação, o release produzido pela assessoria de imprensa deve ser escrito na forma jornalística da publicação para a qual será enviado, adequando a abordagem e a linguagem ao perfil do veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os gráficos I e II acima representam a evolução das quantidades (em milhões) de terminais de acesso telefônico fixo e do serviço móvel em operação, respectivamente. Com auxílio desses gráficos e com base na regulamentação brasileira pertinente, julgue os itens subseqüentes.

O crescimento de mais de 100% na planta do STFC, verificado nos três anos posteriores à privatização do sistema TELEBRÁS, elevou a teledensidade do Brasil, em termos de telefonia fixa, para aproximadamente 27 terminais/100 habitantes, sendo conseqüência, entre outros fatores, do esforço empreendido pelas concessionárias do STFC para o cumprimento do PGMU e da autorização de empresas-espelho para atuação nas diferentes regiões do PGO.

  • C. Certo
  • E. Errado

As assessorias de imprensa são importantes aliadas da comunicação, capazes de auxiliar na comunicação estratégica das organizações com seus públicos, por meio da imprensa. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

Entre as atuações da assessoria de imprensa de uma organização, pode-se destacar seu papel na tradução da informação produzida pela empresa para a linguagem jornalística e na escolha da melhor forma de divulgação da notícia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os gráficos I e II acima representam a evolução das quantidades (em milhões) de terminais de acesso telefônico fixo e do serviço móvel em operação, respectivamente. Com auxílio desses gráficos e com base na regulamentação brasileira pertinente, julgue os itens subseqüentes.

O crescimento da planta do serviço móvel celular verificado desde 1994, muito superior ao STFC, é atribuído aos menores custos de instalação e manutenção da plataforma wireless e, conseqüentemente, à prática de valores razoavelmente mais baratos para o usuário do que os da telefonia fixa, verificando-se uma tendência, a médio prazo, de equilíbrio entre as capilaridades de ambos os serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

A entrevista é um eficiente instrumento de comunicação para as assessorias de imprensa, que podem explorar essa técnica a partir de várias abordagens. Julgue os itens abaixo, relativos à estruturação e utilização de entrevistas pelas assessorias de imprensa.

As entrevistas coletivas devem ser descartadas do repertório das assessorias de imprensa de empresas, pois essa modalidade mostra-se viável apenas para autoridades públicas, que discutem assuntos de interesse de toda a sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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