Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Novas Mídias - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o emprego de intertítulos em textos jornalísticos que serão veiculados em um site de fluxo contínuo, é correto afirmar:
Não é obrigatório.
São sinônimo de manchetes.
É obrigatório entre o lead e sublead.
Não devem estar presentes, obrigatoriamente.
Devem ser usados em notícias da editoria de saúde, exclusivamente.
O fluxo de negócios é a troca permanente de produtos por dinheiro, e a deste por sua vez, por matérias primas que irão produzir novamente os mesmos produtos para serem consumidos novamente. Esse fluxo de negócios é subdividido em quatro grupos distintos, que são:
Produção, Distribuição, Financiamento, Controle.
Controle, Preço, Produção, Produto.
Financiamento, Produção, Produto, Praça.
Distribuição, Controle, Preço, Financiamento.
Produto, Financiamento, Distribuição, Praça.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta no que se refere à qualidade de um texto informativo.
A clareza, nos textos jornalísticos, é alcançada com a repetição das informações e a utilização estrita do vocabulário técnico.
Um bom texto jornalístico deve usar citações literárias no lide, para facilitar a interação com o leitor e, consequentemente, a compreensão de textos técnicos.
Não é necessário adaptar o ritmo do texto para utilizá-lo em diferentes meios ou com diferentes objetivos.
Um bom texto jornalístico deve ser claro e conter termos de fácil compreensão e expressões e períodos simples.
A exatidão, em um texto jornalístico, é atingida com o uso de termos de sentido amplo e de números para qualificar e permitir a generalização dos dados.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
De um município com pouco mais de 50 mil habitantes aproximadamente 20% está na faixa etária entre 16 e 29 anos. Este fato contribuiu para que o Governo Federal contemplasse esta mesma cidade com recursos de um programa voltado aos jovens que possuem exatamente esta idade apresentada pelos 20% da população local. No entanto, para aderir ao programa, o município tem um prazo limite para inscrever no mínimo 1 mil jovens.
Para conseguir atingir o maior número de jovens possível em curto espaço de tempo, a qual das estratégias abaixo o Departamento de Comunicação deve aderir?
Obs.: Levamos em consideração que faltam 40 dias para encerrar as inscrições.
Como não houve tempo para licitar, a Prefeitura não possui verba para materiais publicitários institucionais (anúncios em impressos, rádio, TV, outdoor, entre outros).
Único material gráfico diz respeito a 10 mil cartazes enviados pelo Governo Federal.
Buscar acionar a grande mídia, principalmente emissoras de TV, através de releases informativos.
Convocar uma coletiva de imprensa com veículos de todo o país, na qual o prefeito poderá falar sobre o programa.
Fazer um amplo e detalhado levantamento no município, reunir-se junto a representantes locais de cada bairro para então espalhar os cartazes de forma estratégica, priorizando locais onde há grande concentração de jovens.
"Abastecer" as redes sociais com notícias rápidas, facilitando, inclusive a inscrição via internet dos candidatos e utilizar este meio também para pautar a imprensa.
Elaborar releases direcionados para determinado veículo, priorizando os jornais da cidade e expondo como foco o apelo social e a necessidade de incluir a juventude neste programa.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Em 2009, a legislação brasileira sobre comunicação social foi alterada pelo Supremo Tribunal Federal. Entre as opções abaixo, assinale a correta.
A chamada Lei de Imprensa de 1967 foi revogada porque foi adotada originalmente por Decreto-Lei e este tipo de norma jurídica foi extinto pela Constituição de 1988.
A exigência de diploma em jornalismo para o exercício da profi ssão de jornalista foi revogada porque foi adotada pela Junta Militar que assumiu o governo em decorrência de doença do Marechal Costa e Silva e todos os atos dessa Junta foram declarados nulos pela Constituição.
A Lei de Imprensa foi revogada porque integrava o Ato Institucional Nº 5 e este não foi recepcionado pela Constituição de 1988.
Numa decisão, a Lei de Imprensa foi revogada, na outra, foi restabelecida a vigência da Lei de Imprensa anterior à implantação do Regime Militar.
Tanto a Lei de Imprensa de 1967 quanto a exigência de diploma em jornalismo para o exercício da profi ssão deixaram de vigorar em decorrência de decisões do STF.
A respeito das estratégias de relacionamento com consumidores, julgue os itens subsequentes.
Embora não possibilite contatos face a face, o telemarketing é considerado uma ferramenta importante para a prática do marketing de relacionamento, podendo ser utilizado de forma integrada com outras tecnologias de telecomunicações e informática.
Comunicação Social - Novas Mídias - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre os links que podem acompanhar a publicação de uma notícia na internet, é correto afirmar:
São usados em suítes, exclusivamente.
Devem ser colocados no lead, obrigatoriamente.
Podem ser inseridos em qualquer parte do texto.
Não devem ultrapassar a dois links de texto, obrigatoriamente.
Não devem conter infográficos, obrigatoriamente.
Devido ao fracasso das estruturas tradicionais em lidar com certas condições especiais, novas formas de organizar foram idealizadas, às quais se atribui a denominação inovativas afirmam Vasconcelos e Hemsle (1986). Assinale a alternativa que caracteriza uma estrutura inovadora e matriarcal de organização.
Estrutura hierárquica bem definida.
Alto nível de especialização.
Unidade de comando.
Baixo nível de especialização.
Comunicação vertical.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nas novas mídias, o papel desempenhado pelo que se denominava como público receptor impactou os meios massivos tradicionais. No que diz respeito a uma mídia como o YouTube, é correto afirmar que:
sua diferença em relação à TV aberta está no fato de que esta é o meio que detém a possibilidade do convívio comunitário e da experimentação artística;
as intervenções regulatórias das leis nacionais são fundamentais, uma vez que sua principal característica é a veiculação de pirataria e de imoralidades;
nele, as novas práticas de consumo mostram um radical rompimento com os valores capitalistas e com a organização da estrutura midiática burguesa;
os discursos da mídia de massa tradicional sobre ele têm o poder de apontar questões que, posteriormente, podem pautar debates, políticas e leis;
a revolução comandada por seus usuários é desprezada pelos meios tradicionais, porque sua plataforma é exclusivamente para os exibicionistas.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
De acordo com o art. 220 da Constituição Federal, A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. Além do caput, este artigo contém seis parágrafos. Entre os enunciados abaixo identifi que o único cujo teor contraria o texto constitucional.
Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.
É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Compete à lei federal regular as diversões e espetáculos públicos, cabendo ao Poder Público informar sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada.
Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.
A publicação de veículo impresso de comunicação é livre desde que registrada em órgão competente do Ministério da Justiça.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...