Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere à evolução da linguagem e da produção nas mídias eletrônicas, julgue os itens que se seguem.
O surgimento do videoteipe na televisão brasileira contribuiu para reforçar a predileção do público e dos anunciantes pela televisão, pois permitiu às emissoras imprimirem um novo ritmo de linguagem às suas programações e de estabelecerem uma nova forma de expressarem, por meio da montagem, a narrativa televisiva.
Entre os conceitos básicos das
Publicitária constam:
I
. Agenciador de Propaganda: é a pessoa física registradae remunerada pelo Veículo, sujeita à sua
disciplina e hierarquia, com a função de intermediar
a venda de espaço/tempo publicitário.
II
. Agenciador Autônomo ou Corretor: é profissionalindependente
− sem vínculo empregatício comAnunciante, Agência ou Veículo
−, que contratapublicidade por ordem e conta do Anunciante.
III
. Balcão de Anúncios: é a pessoa jurídica independente,equiparada ao Agenciador Autônomo, que
capta publicidade para distribuição aos Veículos de
Comunicação.
IV
. Fee: é o valor contratualmente pago pelo Anuncianteà Agência de Publicidade, nos termos estabelecidos
pelas Normas-Padrão, independentemente do
volume de veiculações, por serviços prestados de
forma contínua ou eventual.
V
. Valor Bruto: é o preço da mídia contratada, deduzidosos descontos comerciais concedidos aos Anunciantes.
Está correto o que se afirma em
I, II e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
I e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, que tratam da supervisão das condições de realização de diferentes gêneros e formatos.
Na colocação de áudio em formatos televisivos, é comum a inclusão de efeitos ou trechos de músicas da atualidade, dispensando-se, nesses casos, o pagamento de direitos autorais aos responsáveis pela trilha a ser utilizada.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de programação, julgue os itens subsequentes.
Programa de TV é todo e qualquer conteúdo que é veiculado por uma emissora, seja programa jornalístico ou de entretenimento, seja novela ou filme, ao passo que programação diz respeito apenas aos programas jornalísticos de uma emissora.
Na impressão colorida,
a impressão de imagens é feita com três chapas nas cores verde, azul e vermelho.
as retículas para a impressão de imagens devem ter o mesmo ângulo de inclinação.
as cores fundamentais para a impressão são amarelo, ciano, vermelho e verde.
os originais de tom contínuo precisam usar retícula para produzir cores chapadas.
as cores utilizadas na impressão em quadricromia são amarelo, magenta, ciano e preto.
Analise as afirmações sobre, publicidade e propaganda, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A propaganda pode ser definida com o conjunto de técnicas de ação coletiva utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial.
( ) No Brasil e em alguns países da América Latina, publicidade e propaganda são entendidos como sinônimos ou empregados como sinônimos.
( ) A Propaganda corporativa tem o objetivo de formar a maior parte das ideias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo seu comportamento social.
( ) A publicidade pode ser classificada em um dos seguintes tipos: de produto, de serviços, cooperativa, industrial e corporativa.
( ) A publicidade de produto tem por objetivo divulgar um produto, levando o consumidor ao conhecimento e a compra.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Nos últimos anos, as tecnologias substituíram as manipulações tradicionais que exigiam do fotógrafo um conhecimento bastante específico sobre química, revelação e tipos de película. A respeito das diferenças existentes entre o processo de tratamento de imagens fotográficas, digitais e analógicas, julgue os próximos itens.
No processo digital, diferentemente do processo analógico, é impossível realizar ajustes precisos de contrastes tonais para realçar ou atenuar áreas delimitadas de contraste.
Em Comunicação é correto afirmar que
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a roteiros de filmes de ficção, julgue os itens subsequentes.
Denomina-se argumento a etapa que sucede a escrita do roteiro, na qual são desenvolvidos a ideia básica da história, as suas personagens e ações principais, estruturadas em começo, meio e fim.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às câmeras portáteis, que revolucionaram os trabalhos na área de comunicação, julgue os itens que se seguem.
A sigla ENG (eletronic news gathering) se refere aos equipamentos portáteis e ao sistema utilizado nas reportagens em televisão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...