Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere a estúdio fotográfico, tratamento da fotografia para os diversos formatos, compactação, envio e acesso via redes, julgue os itens subsecutivos.
Um acessório bastante utilizado tanto no fotojornalismo de rua quanto na fotografia em estúdio é o flash. Com a tecnologia TTL, (Through-The-Lens) é possível verificar a luminosidade do ambiente por meio da objetiva e emitir, automaticamente, se for o caso, a quantidade de luz necessária para a realização da fotografia. Os flashes de estúdio, apesar de terem o funcionamento semelhante ao dos flashes automáticos, diferenciam-se na potência e na portabilidade. Nos flashes de estúdio, junto à lâmpada que dispara, há outra para a verificação e controle da abrangência da luz no momento do disparo, chamada de luz guia ou luz de modelagem.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos à edição no jornalismo.
Em razão de a televisão ocupar-se de imagens que, diferentemente das palavras, estabelecem relação de semelhança com o mundo, seu processo de edição parece ser invisível aos telespectadores.
Com referência à produção e ao conteúdo de mídias digitais, julgue os itens subsecutivos.
No jornalismo online, deve-se organizar e apresentar de forma atraente o conteúdo, no menor tempo possível. Sem periodicidade, a dinâmica do webjornalismo é definida pelos acontecimentos que merecem ser noticiados.
Julgue os itens seguintes, referentes a procedimentos e técnicas para captação e apresentação de conteúdos jornalísticos para a TV.
Na falta de imagens para noticiar um fato e na circunstância de haver algo novo e urgente para ser reportado a um plantão de notícias, o stand-up representa solução rápida, prática e bastante usual.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A figura de linguagem utilizada nesse título é a
metonímia.
metáfora.
elípse.
silepse.
hipérbole.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando o tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a teoria do espelho, a mais antiga das teorias da notícia, é recomendável que o profissional de jornalismo atenha-se apenas aos fatos, conduta considerada, pelos adeptos dessa teoria, suficiente para retratar fielmente a realidade.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos à ambientação cenográfica em filmes e telenovelas.
A ambientação cenográfica deve prever espaço suficiente para a movimentação da câmera, para a ação dos atores e a circulação da equipe, além do posicionamento dos móveis e objetos de cena.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que, diante da diversidade visual existente, o cinegrafista precisa de apuro técnico para compor e selecionar imagens, julgue os itens a seguir, a partir dos critérios de composição de imagem e tipos de planos.
Ao se posicionar um entrevistado contra um fundo chamativo de qualquer natureza, com imagem estática ou em movimento, deve-se observar a relevância da informação contida na composição desse fundo para a reportagem ou o filme.
NÃO corresponde a um formato de captação ou armazenamento de imagens de vídeo:
DVCam.
Betacam.
Supercam.
XDCam.
DVD.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a transmissão e a recepção de áudio e vídeo envolvem equipamentos e técnicas específicas, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.
No controle mestre são feitos a comutação, a distribuição, a monitorização e o registro das transmissões de TV para se levar ao ar sons e(ou) imagens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...