Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O advento da Internet alterou os paradigmas de cobertura, redação e difusão dos fatos jornalísticos. Em relação a essas novas condições de codificação da informação jornalística, julgue os itens seguintes.

Escrever notícias para a Internet requer a adaptação do texto a diferentes estratégias de leitura, e uma das maneiras de adequar o texto jornalístico à Internet é tratá-lo como hipertexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a procedimentos e técnicas para captação e apresentação de conteúdos jornalísticos para a TV.

A nota coberta, que pode ser gravada ou apresentada ao vivo, é lida pelo apresentador em função de imagens que mereçam ser divulgadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O jornal Zero Hora de Porto Alegre publicou, no dia 04 de abril de 2011, a notícia do desabamento de um prédio em construção em Belém (PA). Segundo o jornal, as informações sobre as vítimas são desencontradas. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a Polícia Militar local afirma que cerca de 15 operários e outras cinco pessoas ficaram debaixo dos escombros. Já no site G1, a Defesa Civil do Pará afirma que pelo menos cinco pessoas estariam nos escombros. A matéria termina informando com informações da Agência Estado. Pelas características das fontes é correto afirmar que se trata de

  • A.

    um calhau.

  • B.

    uma barriga.

  • C.

    uma suíte.

  • D.

    matéria de gaveta.

  • E.

    uma cozinha.

Considerando o tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.

Um dos fatores que evidenciam a atualidade da teoria do gatekeeping é a hipótese, a ela subjacente, de que não é possível dissociar o produtor de sua produção, bem como a notícia por ele produzida, de suas crenças e valores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à ambientação cenográfica em filmes e telenovelas.

A ambientação cenográfica se refere à forma como móveis, paredes, portas e objetos são planejados e posicionados no estúdio ou locação, proporcionando uma atmosfera própria de cada filme ou telenovela.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todos os movimentos e angulações de câmera devem ocorrer por algum motivo. Por exemplo, uma tomada oscilante, com movimento a esmo para o lado, com o objetivo de mostrar uma cadeira antiga irrelevante, parece estar fora de controle, o que contraria essa ideia. Uma tomada como essa tem o efeito de fazer que as pessoas parem de assistir à história e comecem a se perguntar o que está acontecendo. Nesse caso, deveria haver uma legenda como a seguinte: alerta — câmera descontrolada, o serviço normal será reestabelecido assim que possível.

Tendo o texto acima, de Harris Watts, como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os próximos itens.

A velocidade do zoom utilizado em determinada filmagem depende do tempo de duração da tomada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Praticamente todos os softwares de edição não linear de áudio, para um programa de rádio, por exemplo, permitem que uma narração seja sonorizada com uma música de fundo durante toda a narração, processo chamado no jargão de rádio de BG. Quando, mesmo em BG, mixamos uma música com outra, de forma que o volume da música anterior vá diminuindo enquanto o da seguinte aumenta lentamente, esse efeito de transição é chamado de

  • A.

    Fade In.

  • B.

    Cut.

  • C.

    Balanceamento.

  • D.

    Cross fade.

  • E.

    Delay.

Considerando que a transmissão e a recepção de áudio e vídeo envolvem equipamentos e técnicas específicas, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.

O circuito que possibilita o ajuste do nível do som na saída do alto-falante, pela variação da amplitude do sinal na entrada dos amplificadores de áudio, é conhecido como controle de nível.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, de 1996, é constituído por cinco conceitos e 28 definições, normas e recomendações. Entre elas,

I. O anunciante, também chamado de cliente, é a entidade, firma, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.

II. Publicidade remunerada pode ser ou não ser propaganda.

III. Os veículos faturarão sempre em nome dos anunciantes, enviando as contas às agências por elas responsáveis, para cobrança.

IV. O plágio, ou a simples imitação de outra propaganda, é prática condenada e vedada ao profissional.

V. A propaganda é sempre ostensiva. A mistificação e o engodo que, escondendo a propaganda, são expressamente repudiados pelos profissionais de propaganda.

Pertencem ao Código de Ética o que consta em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, IV e V, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Considerando as características da fotografia de estúdio, ou fotografia publicitária, e as do fotojornalismo, julgue os itens que se seguem.

Considerada inadmissível no fotojornalismo, a manipulação da imagem é condição inerente à fotografia publicitária, que, por esse motivo, não pode ser considerada um documento histórico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...