Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Segundo Manuel Castells, as transformações que nos levam à sociedade da informação, estão em estágio avançado nos países industrializados e definirão um paradigma, o da tecnologia da informação, que interfere nas relações sociais e na economia. Para o autor, as características fundamentais desse paradigma são:
a informação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade; predomínio da lógica de redes; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.
a educação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm baixa penetrabilidade; predomínio da lógica de redes; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.
a comunicação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade; predomínio da relação pessoal face-a-face; inflexibilidade tecnológica; crescente convergência de tecnologias.
a informação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade política; predomínio da lógica de redes na economia; flexibilidade das relações políticas; crescente convergência de tecnologias.
a comunicação interativa é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm média penetrabilidade; predomínio da lógica de redes comunitárias; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O ambiente da esfera informacional proporcionado pela Internet apresenta possibilidades técnicas já prontas para apresentação imediata de conteúdos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Ferramentas gratuitas disponíveis na Web permitem recortar trechos de um vídeo e adicionar-lhe trilhas sonoras, legendas e efeitos visuais básicos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Em 1996, uma revista americana, defensora de uma moderna linha teórica da área de Comunicação, publicou um artigo do físico Alan Sokal denominado Transgredindo as fronteiras: Em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica. Tempos depois, o autor revelou que seu artigo era uma farsa e que ele pretendia mostrar as incongruências cometidas pelos defensores da moderna teoria. Com Jean Bricmont escreveu depois "Imposturas Intelectuais" (livro) onde analisam textos de Lacan, Kristeva, Baudrillard, Deleuze, Virilio, entre outros. As criticas de Sokal são dirigidas, principalmente, aos defensores
da Escola de Sorbonne.
dos estudos culturais.
da Escola de Grenoble.
do funcionalismo estrutural.
da entropia negativa.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O ambiente da esfera informacional proporcionado pela Internet apresenta possibilidades técnicas já prontas para apresentação imediata de conteúdos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Templates são modelos de documentos sem conteúdo, mas com apresentações visuais e instruções de como e onde os conteúdos a serem publicados podem ser inseridos e atualizados.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as relações entre mídia, contemporaneidade e publicização da informação, julgue os itens subsequentes.
Jornalistas sempre formaram um público estratégico, destinatário das atenções dos jornalistas de assessoria de comunicação e imprensa. No entanto, essas relações interpares se viram redimensionadas a partir da Web 2.0, especialmente no que se refere a cadastros para envio e recebimento de informações e links de produtos e serviços.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as relações entre mídia, contemporaneidade e publicização da informação, julgue os itens subsequentes.
As tecnologias digitais proporcionaram multiplicidade de acesso às informações, ampliação de espaços de interação e novas configurações para a produção das notícias. Essas mudanças implicaram reconfiguração das práticas comunicacionais nas organizações e, nesse contexto, diminuição da relevância das mídias lineares (TV, rádio e mídia impressa).
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das relações entre comunicação e sociedade, julgue os itens de 58 a 64.
As mídias tradicionais (jornal, revista, TV e rádio) se adaptaram perfeitamente ao novo cenário de comunicação, pois não só mantiveram os seus leitores habituais como conquistaram novos, garantindo, desse modo, um mercado cativo, a salvo da concorrência com as mídias digitais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a evolução tecnológica dos meios de comunicação e as consequentes transformações da informação gerada, processada, armazenada e manipulada, julgue os itens que se seguem.
São ferramentas da Web 2.0: blogs, Wikis, vídeos, conferências, redes de relacionamento e mashups/RSS. A utilização do Wiki, software que permite o acesso e a edição coletiva de informações e documentos no ambiente da Web, requer gerenciamento, dada a necessidade de confirmação da veracidade da informação transmitida, que provém de várias fontes.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das funções do profissional de atendimento, em uma agência de publicidade, assinale a opção correta.
É quem organiza o fluxo de trabalho da agência de propaganda.
Cabe a esse profissional, em certas circunstâncias, a prospecção de novos clientes.
É quem acompanha a materialização da peça publicitária fora da agência.
É o único responsável pela estruturação do briefing.
É responsável pelo investimento em novos mercados.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito das relações entre comunicação e sociedade, julgue os itens de 58 a 64.
Os meios de comunicação se constituem, atualmente, em um espaço privilegiado de exercício da política partidária, funcionando como uma arena para a expressão de ideias e garantindo visibilidade a pessoas e partidos políticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...