Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens que se seguem.
Uma diferença básica entre notícia e reportagem, como gêneros jornalísticos, é que a reportagem trata do levantamento de um assunto conforme um ângulo preestabelecido, enquanto a notícia é uma cobertura simples de um fato ou série de acontecimentos.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.
A reportagem surgiu cerca de um século após o aparecimento do jornal impresso.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O lide, muito comum em despachos internacionais, que sumariza os fatos principais de forma uniforme e objetiva, é chamado de
circunstancial.
narrativo
apelativo
condensado.
descritivo.
A respeito dos conceitos sobre notícia, avalie os itens abaixo e marque a opção correspondente.
( ) A produção da notícia exige uma negociação entre o acontecimento e seus atributos. No campo da assessoria de imprensa, também exige uma negociação entre assessores e dirigentes da organização. Assim, há uma negociação interna e externa no ambiente de assessoria de imprensa.
( ) O fato de uma notícia existir apenas enquanto conteúdo jornalístico objetivo pode ser caracterizado como metaacontecimento.
( ) As decisões tomadas pelos jornalistas no processo de produção das notícias podem ser entendidas a partir do acompanhamento do jornalista no seu contexto mais imediato – o da organização para o qual ele trabalha.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de responsabilidade social, julgue os itens subsequentes.
Desenvolvimento sustentável significa crescer, melhorar, mas, ao mesmo tempo, garantir qualidade de vida para as gerações futuras.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A boa iluminação é um dos pontos fundamentais na captação de imagem, já que a câmera capta a luz refletida pelo objeto e não o objeto em si. A respeito de iluminação, julgue os itens subsequentes.
A melhor forma de iluminar gravações feitas em interiores é abrir o maior número de janelas para que a luz externa auxilie na iluminação do ambiente.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a produção, elaboração e edição da notícia em rádio e televisão, julgue os itens de 79 a 86.
Cena de corte é aquela que não pôde ser utilizada pelo fato de o assunto ser considerado inadequado pelos editores.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.
O livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, sobre a Guerra dos Canudos, é um clássico da literatura brasileira e tem origem em reportagens publicadas pelo autor no jornal O Estado de S.Paulo.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao merchandising editorial realizado em conteúdos da TV brasileira, julgue os itens que se seguem.
Emissoras de televisão, em geral, informam as marcas que realizaram ações correlacionadas nos créditos finais de seus programas.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Pesquisas são instrumentos de comunicação usados para elaborar diagnósticos, para proceder ao levantamento do perfil e da opinião de determinados públicos, para dar fundamento às análises de clima e de cultura organizacional, para conhecer o pensamento de determinado mercado, para testar hipóteses. Para mensurar ou interpretar dados por meio de pesquisa, é preciso determinar corretamente fatores como o método escolhido, a representatividade da amostra e as variáveis que se quer considerar. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Pesquisas voltadas às perspectivas de determinados públicos a respeito de certos assuntos ou entidades são consideradas qualitativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...