Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à pauta jornalística, julgue os itens que se seguem.
A elaboração da pauta é uma etapa que concentra grande poder dentro do sistema jornalístico, já que norteia a ação dos repórteres e constitui a primeira etapa de filtragem do caos ecossistêmico.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Para o pensador Régis Debray, os quatro estágios do percurso midiológico são
emissor, receptor, canal e feedback.
mensagem, mídia, meio e mediação.
mídia, sinal, meio e receptor.
emissor, mediação, sinal e receptor.
fonte, sinal, canal e feedback.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tantas vezes denunciada pelo seu potencial alienante, a comunicação de massa tem angariado patamares de legitimação em seu papel social. Considerando os fatores dessa mudança, julgue os itens que se seguem.
Antes atomizados e passivos, os receptores dos conteúdos de mass media têm encontrado crescentes oportunidades de interagir com os respectivos emissores.
Acerca da improvisação e dos problemas técnicos que marcaram a implantação da TV no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
A pré-estréia se deu em abril de 1950, mas somente poucos dias antes, os equipamentos foram retirados do porto de Santos.
A partir do tema do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a comunicação pública e opinião pública.
Os estudos acerca de opinião pública estão associados à análise da formação, ao desenvolvimento e às mudanças de opinião nas sociedades democráticas.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.
Uma compilação de textos publicados em um veículo de comunicação sobre determinado assunto pode transformar-se em um livro-reportagem, mas um livro-reportagem também pode conter material totalmente inédito.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A edição jornalística é um exemplo, em consonância com a visão explicitada pelo texto, de que a notícia é uma construção simbólica e não um retrato fiel e íntegro dos fatos noticiados.
A percepção seletiva é considerada um efeito cognitivo que depende da exposição seletiva prévia do indivíduo a meios e mensagens, da sua disponibilidade para ler, ouvir ou ver o conteúdo integral de determinada mensagem.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à pauta jornalística, julgue os itens que se seguem.
Apesar de traduzir e de selecionar acontecimentos segundo um sistema de valores codificado tanto no jornalismo quanto na sociedade, a pauta deve apontar outras facetas das ocorrências, fugindo das armadilhas criadas por estereótipos, consenso, hábitos ou lugar-comum.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A pauta é um conjunto de assuntos que uma editoria está cobrindo para determinada edição do jornal como a série de indicações transmitidas ao repórter, não apenas para situá-lo sobre algum tema, mas, principalmente, para orientá-lo sobre os ângulos a explorar na notícia. Ou, nas palavras de um conhecido pauteiro da imprensa carioca: No começo de tudo, está a pauta. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Além dos estudos a respeito do gatekeeper o responsável pelo processo de seleção das notícias , poucas foram as tentativas que se propuseram a estudar a subjetividade do emissor; mas é ele que detém o poder de rejeitar ou selecionar a informação.
A partir do tema do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a comunicação pública e opinião pública.
Entre os instrumentos de comunicação pública, estão incluídas as campanhas de opinião pública para esclarecimento da sociedade quanto a temas de interesse coletivo, a exemplo das campanhas a respeito da nova gripe influenza H1N1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...