Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Na Internet, portais se prestam a formas de comunicação interativa, adequando informações ali veiculadas a condições e exigências dos que navegam na rede. No que toca à publicidade, porém, vêm ocorrendo alguns excessos quanto à exposição de produtos, em desmentido formal de sua conveniência a um público-alvo pretendido. Esses efeitos negativos podem ser tipificados por anúncios:
que precisam disputar a atenção do público com o restante da página, para dar curso a uma comunicação sem ruídos pretendida por anunciantes inexperientes na rede mundial de computadores.
que têm seu processo de visualização de conteúdos e de lembrança de mensagens veiculadas prejudicados por um design demasiadamente sofisticado ou, ao contrário, de uma singeleza atroz.
nos quais se verifica uma apresentação indiscriminada e descontrolada da informação, tornando o ambiente de navegação pouco amistoso e muito sobrecarregado de dados.
que não parecem respeitar o princípio da interatividade comunicacional próxima da web, propondo aos navegantes da rede mensagens fechadas e ideologicamente sobredeterminadas.
em que não são utilizados recursos que vão do simples texto a elaborados gráficos, fazendo uso exclusivo de animações, áudio e vídeo.
A linguagem do rádio não deve ser:
repleta de gírias e regionalismos.
nítida.
simples.
repetitiva.
concisa.
Você está preparando um arquivo para enviá-lo a um bureau digital de impressão. A seguinte ação está errada:
listar e identificar todos os documentos e mídias enviados.
converter todos os arquivos CMYK para RGB.
incluir no material fornecido todas as fontes de tela e de impressão numa única pasta.
apagar no arquivo digital todas as páginas desnecessárias, deixando, entretanto, todas as páginas em branco previstas no projeto original.
incluir na mídia todas as imagens em TIFF ou EPS utilizadas nos arquivos digitais.
Uma notícia que vai ao ar na televisão, sem cobertura de imagem, chama-se, no jargão profissional, de nota
fria
útil
precisa
oficial
pelada
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A análise que avalia todo o período de cobertura de mídia de uma empresa e não apenas um fato singular que foi divulgado, podendo comparar ainda essa atuação frente aos seus concorrentes no mesmo período, é conhecida por
análise tópica.
escaneo ambiental.
auditoria de imagem.
clipping eletrônico.
newspeg.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Do ponto de vista jornalístico e de acordo com a norma culta da língua, assinale o trecho que está redigido corretamente.
A famosa atriz declarou, em seu discurso emocionado, "que nunca usara drogas na sua vida."
A famosa atriz disse, em seu discurso, que "nunca usei drogas na minha vida".
Em discurso emocionado, a famosa atriz garantiu "nunca ter usado drogas na minha vida".
"Nunca usei drogas na minha vida", afirmou a famosa atriz, em depoimento emocionado.
"Nunca usei drogas na minha vida": alegou em depoimento emocionado a famosa atriz.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O fenômeno conhecido como globalização da comunicação vincula-se intimamente à emergência de novas tecnologias de transmissão da informação.
Em seu modo próprio de ser e de aparecer, estas se definem como:
conjunto de conhecimentos, pesquisas, técnicas, recursos e procedimentos de aplicação da informática a amplos setores da vida social.
expressão de conquistas alcançadas por uma utilização generalizada de instrumentos de informática na esfera da vida econômica e na formação de mercados.
processo de transferência de dados (econômicos, políticos e sociais) em alta velocidade, intensificando a comunicação e dinamizando a cultura.
espécie de representação informatizada de conteúdos de referência tecnológica, levando à constituição de uma sociedade da informação repartida.
conjunto de instrumentos, usados por técnicos em multimídia, para demonstrar ser a transmissão da informação somente atividade-meio.
Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.
Não há como se definirem estratégias para se produzir a imagem pública de um político, pois ela se forma automaticamente, como se fosse resposta a um estímulo, e, portanto, o assessor de imprensa só poderá agir a posteriori do estabelecimento dessa imagem.
Em relação a textos radiofônicos não é correto afirmar que:
as siglas devem ser escritas em letras maiúsculas, qualquer que seja o texto.
ao escrever sigla em qualquer texto radiofônico, quando a pronúncia for cada letra, separá-las por ponto. Exemplo: I.N.S.S.
os nomes próprios devem ser redigidos em letras maiúsculas, qualquer que seja o texto.
não é recomendável separar sílabas na mesma lauda nem frases de uma lauda para outra, qualquer que seja o texto.
ao citar horário, usar sempre 14 horas, 17 horas, 21 horas, qualquer que seja o texto, pois essa é a forma correta utilizada na Língua Portuguesa.
Impressoras a laser e impressoras ink-jet têm em comum o fato de:
serem vetoriais.
sempre serem todas capazes de imprimir em cor.
usarem o mesmo tipo de tinta.
disporem de um cilindro de impressão.
serem matriciais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...