Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Internet, portais se prestam a formas de comunicação interativa, adequando informações ali veiculadas a condições e exigências dos que navegam na rede. No que toca à publicidade, porém, vêm ocorrendo alguns excessos quanto à exposição de produtos, em desmentido formal de sua conveniência a um público-alvo pretendido. Esses efeitos negativos podem ser tipificados por anúncios:

  • A.

    que precisam disputar a atenção do público com o restante da página, para dar curso a uma comunicação sem ruídos pretendida por anunciantes inexperientes na rede mundial de computadores.

  • B.

    que têm seu processo de visualização de conteúdos e de lembrança de mensagens veiculadas prejudicados por um design demasiadamente sofisticado ou, ao contrário, de uma singeleza atroz.

  • C.

    nos quais se verifica uma apresentação indiscriminada e descontrolada da informação, tornando o ambiente de navegação pouco amistoso e muito sobrecarregado de dados.

  • D.

    que não parecem respeitar o princípio da interatividade comunicacional próxima da web, propondo aos navegantes da rede mensagens fechadas e ideologicamente sobredeterminadas.

  • E.

    em que não são utilizados recursos que vão do simples texto a elaborados gráficos, fazendo uso exclusivo de animações, áudio e vídeo.

A linguagem do rádio não deve ser:

  • A.

    repleta de gírias e regionalismos.

  • B.

    nítida.

  • C.

    simples.

  • D.

    repetitiva.

  • E.

    concisa.

Você está preparando um arquivo para enviá-lo a um bureau digital de impressão. A seguinte ação está errada:

  • A.

    listar e identificar todos os documentos e mídias enviados.

  • B.

    converter todos os arquivos CMYK para RGB.

  • C.

    incluir no material fornecido todas as fontes de tela e de impressão numa única pasta.

  • D.

    apagar no arquivo digital todas as páginas desnecessárias, deixando, entretanto, todas as páginas em branco previstas no projeto original.

  • E.

    incluir na mídia todas as imagens em TIFF ou EPS utilizadas nos arquivos digitais.

Uma notícia que vai ao ar na televisão, sem cobertura de imagem, chama-se, no jargão profissional, de nota

  • A.

    fria

  • B.

    útil

  • C.

    precisa

  • D.

    oficial

  • E.

    pelada

A análise que avalia todo o período de cobertura de mídia de uma empresa e não apenas um fato singular que foi divulgado, podendo comparar ainda essa atuação frente aos seus concorrentes no mesmo período, é conhecida por

  • A.

    análise tópica.

  • B.

    escaneo ambiental.

  • C.

    auditoria de imagem.

  • D.

    clipping eletrônico.

  • E.

    newspeg.

Do ponto de vista jornalístico e de acordo com a norma culta da língua, assinale o trecho que está redigido corretamente.

  • A.

    A famosa atriz declarou, em seu discurso emocionado, "que nunca usara drogas na sua vida."

  • B.

    A famosa atriz disse, em seu discurso, que "nunca usei drogas na minha vida".

  • C.

    Em discurso emocionado, a famosa atriz garantiu "nunca ter usado drogas na minha vida".

  • D.

    "Nunca usei drogas na minha vida", afirmou a famosa atriz, em depoimento emocionado.

  • E.

    "Nunca usei drogas na minha vida": alegou em depoimento emocionado a famosa atriz.

O fenômeno conhecido como globalização da comunicação vincula-se intimamente à emergência de novas tecnologias de transmissão da informação.

Em seu modo próprio de ser e de aparecer, estas se definem como:

  • A.

    conjunto de conhecimentos, pesquisas, técnicas, recursos e procedimentos de aplicação da informática a amplos setores da vida social.

  • B.

    expressão de conquistas alcançadas por uma utilização generalizada de instrumentos de informática na esfera da vida econômica e na formação de mercados.

  • C.

    processo de transferência de dados (econômicos, políticos e sociais) em alta velocidade, intensificando a comunicação e dinamizando a cultura.

  • D.

    espécie de representação informatizada de conteúdos de referência tecnológica, levando à constituição de uma “sociedade da informação repartida”.

  • E.

    conjunto de instrumentos, usados por técnicos em multimídia, para demonstrar ser a transmissão da informação somente atividade-meio.

Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.

Não há como se definirem estratégias para se produzir a imagem pública de um político, pois ela se forma automaticamente, como se fosse resposta a um estímulo, e, portanto, o assessor de imprensa só poderá agir a posteriori do estabelecimento dessa imagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a textos radiofônicos não é correto afirmar que:

  • A.

    as siglas devem ser escritas em letras maiúsculas, qualquer que seja o texto.

  • B.

    ao escrever sigla em qualquer texto radiofônico, quando a pronúncia for cada letra, separá-las por ponto. Exemplo: I.N.S.S.

  • C.

    os nomes próprios devem ser redigidos em letras maiúsculas, qualquer que seja o texto.

  • D.

    não é recomendável separar sílabas na mesma lauda nem frases de uma lauda para outra, qualquer que seja o texto.

  • E.

    ao citar horário, usar sempre 14 horas, 17 horas, 21 horas, qualquer que seja o texto, pois essa é a forma correta utilizada na Língua Portuguesa.

Impressoras a laser e impressoras ink-jet têm em comum o fato de:

  • A.

    serem vetoriais.

  • B.

    sempre serem todas capazes de imprimir em cor.

  • C.

    usarem o mesmo tipo de tinta.

  • D.

    disporem de um cilindro de impressão.

  • E.

    serem matriciais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...