Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não é atitude ética de um profissional de rádio:
só dizer a verdade e resistir a todas as pressões que possam desviá-lo desse rumo.
ter cautela em relação a boatos, que devem ser divulgados em primeira mão, mas desmentidos se ficar apurado que não são verdadeiros.
não gravar entrevista sem o conhecimento da pessoa.
ser claro na distinção entre fato e comentário.
não colocar o entrevistado no ar sem que seja avisado antecipadamente.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em uma notícia, a ordem das informações segue o formato da pirâmide invertida, cuja seqüência correta para organização do texto é
conclusão, amplificação, explanação e introdução.
introdução, explanação, amplificação e conclusão.
introdução, amplificação, conclusão e explanação.
conclusão, introdução, explanação e amplificação.
A partir do texto acima, julgue os próximos itens.
O texto reforça a noção de que o jornalismo apenas retrata a realidade, sem fazer juízo de valor sobre os fatos.
Cada vez mais, as inovações tecnológicas permitem que a edição de imagens utilize os mais variados tipos de efeitos visuais. Assinale a alternativa cuja especificação de um desses artifícios esteja correta.
Fusão fraciona a tela em caixas ou em partes, funcionando como um tipo de montagem.
Sobreposição transição de uma cena para outra na qual há o deslizamento de uma imagem da esquerda para a direita e vice-versa.
Tela dividida inserção de áudio e em um intervalo previamente editado.
Average picture fixar a imagem de um quadro ou repetir sucessivamente determinado frame.
Overlay duas ou mais imagens superpostas funcionam como transição de uma idéia para outra.
Sendo necessário imprimir em papel poroso um texto vazado (em branco) sobre cor chapada, recomenda-se o uso de uma tipologia em negrito (BOLD) para garantir a integridade das letras. Isso se deve a um fenômeno conhecido como:
tintagem.
retardo de impressão.
expansão de cor.
mata-borrão.
ganho de ponto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.
No dia-a-dia da redação de notícias, o assessor de comunicação social não só trabalha com fatos reais de maneira objetiva, mas também transforma tais fatos em acontecimentos jornalísticos, projetando, a partir deles, acontecimentos futuros ou relembrando os que já passaram, dado que ele lida com a complexa e ambivalente realidade denominada fatos/acontecimentos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, tendo como referência o texto acima.
A fase de apuração está relacionada com a aferição da veracidade das informações, o cruzamento, a checagem e a confirmação de dados. A apuração adequada é fundamental para evitar as chamadas barrigas, ou seja, erros de informação.
As convenções no uso da claquete prescrevem que:
a primeira cena de uma fita deve ser identificada com a claquete de cabeça para baixo.
várias gravações com som direto de um mesmo take têm apenas uma batida de claquete.
ela não é usada no telejornalismo, apenas na ficção.
cenas mudas não precisam da batida da claquete.
sua utilização identifica apenas a imagem e não o som.
Ao selecionar o tipo de papel para um impresso, precisamos indicar sua gramatura. Gramatura é:
o peso em gramas de um metro quadrado de papel (g/m2).
a textura sensível ao toque no anverso de um papel.
o peso em gramas de uma folha inteira de papel.
o índice que mede a maciez de um papel.
a medida que se relaciona com a espessura de um papel.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.
No planejamento institucional, devem trabalhar em conjunto a assessoria de comunicação e a assessoria política.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...