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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Uma das atividades das assessorias de imprensa é o relacionamento com o público, que tem, além das formas mediadas pela imprensa, os contatos dirigidos. Entre os instrumentos de contatos dirigidos com o público nas atividades de comunicação, NÃO se pode incluir
concursos que mobilizam estudantes nos níveis da educação básica e fundamental, como os de redação.
palestras com estudantes de jornalismo dos últimos períodos do curso, prestes ao ingresso no mercado de trabalho.
organização de um seminário que envolva diversos órgãos públicos, para debater problemas comuns às suas assessorias.
atendimento a um cidadão que tenha reclamação sobre atendimento inadequado recebido em um setor do órgão público.
No final dos anos 40, Heron Domingues (1924-1974) consegue implantar, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, uma redação pioneira de radiojornalismo que recebeu o nome de
Seção de Radiojornais e Entrevistas.
Seção de Jornais Falados e Reportagens.
Seção Nacional de Notícias.
Redação de Radiojornalismo.
Redação Nacional.
O projetor de cinema em geral apresenta 24 fotograma a cada segundo. Com essa velocidade os espectadores percebem o movimento na imagem por conta da
movimentação do filme no chassi.
ilusão de ótica.
imagem subliminar.
movimentação do obturador.
persistência da retina.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
De acordo com a Constituição Federal e o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, julgue os itens que se seguem.
Jornalistas têm autorização legal para fazer interceptação de chamadas telefônicas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Situações de crise são mais comuns do que se imagina em organizações de quaisquer natureza, cabendo às assessorias de imprensa administrá-las. Das situações a seguir, indique aquela que NÃO configura crise.
Acidentes involuntários com danos a pessoas e/ou ao meio ambiente
Organizações em meio a escândalos financeiros ou brigas familiares
Organização comercial sob ataque difamatório patrocinado por concorrente
Operações de fusão e de aquisição de empresa em ambiente concorrencial
O Código de Ética do Jornalista define vários deveres para os profissionais brasileiros. Segundo esse documento, o jornalista NÃO pode
divulgar todos os fatos que sejam de interesse público.
lutar pela liberdade de pensamento e expressão.
defender o livre exercício da profissão.
submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta dos fatos.
respeitar o direito à privacidade do cidadão.
O flare é causado pela
mudança repentina nas condições de iluminação.
incidência de raios de luz no CCD de uma câmera.
existência de áreas super-expostas na imagem.
abertura exagerada do diafragma.
incidência de raios de luz diretamente na lente de uma câmera.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Segundo o Código de Ética aprovado por entidades que representam os jornalistas brasileiros, "[...] a divulgação da informação, precisa e correta, é dever dos meios de comunicação pública, independente da natureza de sua propriedade". Este princípio refere-se
ao sistema de propriedade das mídias noticiosas.
à conduta profissional do jornalista.
à responsabilidade profissional do jornalista.
ao direito da sociedade à informação.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
De acordo com a Constituição Federal e o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, julgue os itens que se seguem.
É assegurado a todos o acesso à informação e o resguardo do sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas sobre o media training, instrumento que visa preparar o assessorado para contatos com a imprensa.
I. Pressupõe aulas teóricas e práticas que auxiliem na compreensão da dinâmica de funcionamento das redações.
II. Ajuda o assessorado a não cair nos artifícios que os repórteres usam para arrancar uma informação.
III. Deve sempre ficar a cargo da própria assessoria de imprensa, garantindo maior confiabilidade ao treinamento.
IV. Evita que o assessorado lance mão de comunicação gestual e de entonações vocais variadas.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas II e III estão corretas.
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