Questões de Comunicação Social

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Assuntos que mobilizam e geram impacto sobre a vida da população justificam, por parte da assessoria de imprensa, a convocação de entrevista

  • A.

    coletiva.

  • B.

    dirigida.

  • C.

    seletiva.

  • D.

    de impacto.

No Preâmbulo do Código de Ética da Radiodifusão, os empresários da Radiodifusão Brasileira estão congregados à ABERT, cuja sigla significa:

  • A.

    Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão.

  • B.

    Associação Brasileira de Empresários de Rádio e Televisão.

  • C.

    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

  • D.

    Associação Brasileira das Entidades de Rádio e Televisão.

  • E.

    Associação Brasileira dos Empregadores de Rádio e Televisão.

Para se conseguir maior profundidade de campo é necessário

  • A.

    abrir o diafragma da câmera.

  • B.

    aumentar a quantidade de luz.

  • C.

    diminuir o ganho da câmera.

  • D.

    fechar o zoom da câmera.

  • E.

    efetuar o balanço de branco correto.

As seguintes posturas e atitudes fazem parte de uma conduta ética do jornalista profissional, EXCETO:

  • A.

    É vedada a divulgação pelo jornalista de casos de suicídio.

  • B.

    É dever do jornalista contextualizar a informação, relacionando os fatos com a realidade.

  • C.

    Manchetes devem corresponder à dimensão do fato que apresentam, sem levar a uma sobrevalorização inadequada.

  • D.

    Omissões são aceitáveis em casos especiais, como para proteger um inocente, um menor ou situações que não permitam a divulgação do nome.

Considere o diálogo abaixo.

O exemplo evidencia

  • a.

    os meios de comunicação, principalmente o rádio e a TV, não costumam dar importância para esse tipo de notícia.

  • b.

    apenas um cidadão que relatou um acidente para uma rádio.

  • c.

    jornalismo informativo, que sempre contou com a participação popular.

  • d.

    a participação popular, que muitas vezes dá informações erradas causando problemas para a imprensa.

  • e.

    jornalismo colaborativo, nova tendência do jornalismo.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Na televisão, a necessidade de síntese é muito maior e o processo é mais seletivo. Além disso, o resultado do trabalho não depende apenas do repórter, mas de toda uma equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a taxação, instrumento comum nas atividades de assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que ela

  • A.

    mede o impacto causado por uma informação divulgada em veículo impresso em função do espaço ocupado.

  • B.

    recebe a denominação de súmula, quando contém o resumo das principais notícias veiculadas em rádio e televisão.

  • C.

    recebe o nome de sinopse, quando contém o resumo das principais notícias veiculadas em jornais e revistas.

  • D.

    pode conter uma interpretação crítica das informações, revelando intenções e eventuais dados omitidos.

Segundo o Código Brasileiro de Telecomunicações, as emissoras de radiodifusão, inclusive televisão, deverão cumprir sua finalidade informativa, destinando um mínimo de seu tempo para transmissão de serviço noticioso. Este mínimo equivale a

  • A.

    5 (cinco) por cento.

  • B.

    10 (dez) por cento.

  • C.

    15 (quinze) por cento.

  • D.

    20 (vinte) por cento.

  • E.

    25 (vinte e cinco) por cento.

Para viabilizar imagens cinematográficas aceleradas (câmera rápida), filma-se

  • A.

    e projeta-se a 12 quadros por segundo.

  • B.

    e projeta-se a 48 quadros por segundo.

  • C.

    a 24 e projeta-se a 12 quadros por segundo.

  • D.

    a 48 e projeta-se a 24 quadros por segundo.

  • E.

    a 48 e projeta-se a 24 quadros por segundo.

São considerados deveres do profissional jornalista, segundo o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, EXCETO:

  • A.

    Respeitar o direito à privacidade do cidadão.

  • B.

    Lutar pela liberdade de pensamento expressão.

  • C.

    Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão.

  • D.

    Apresentar sempre a origem e a identidade de suas fontes de informação.

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