Questões de Comunicação Social do ano 2002

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Para Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, no livro "Jornalismo Empresarial", os efeitos gerados sobre os empregados pelas publicações internas são, entre outros, os seguintes, EXCETO:

  • A.

    Melhor compreensão do negócio da empresa, conduzindo à maior eficiência.

  • B.

    Sentimento de união e posse entre os empregados e as unidades dentro de uma empresa ou grupo ramificado.

  • C.

    Sentimento de isolamento no processo produtivo.

  • D.

    Oportunidade para os empregados se exprimirem e ventilarem suas opiniões, sentindo que estão tomando parte nos assuntos da empresa.

Segundo Marilene Lopes, no livro Quem tem medo de ser notícia, a imprensa está estruturada como qualquer grande empresa. Os nomes dos cargos na área editorial podem variar de um veículo para outro, mas possuem funções semelhantes. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, dando a cada cargo a sua principal função:

A numeração CORRETA encontrada é:

  • A. 3,4,1,2
  • B. 2,4,1,3
  • C. 3,1,2,4
  • D. 2,4,3,1

Considerando-se que uma área de comunicação corporativa possui estratégias específicas, a autora Marilene Lopes aponta, em seu livro, várias atribuições da área. Assinale a que NÃO é correta:

  • A.

    Aprovar press-releases para serem enviados aos veículos de comunicação e submetê-los à revisão dos executivos da empresa.

  • B.

    Avaliar, mensalmente, a presença da empresa na mídia, de forma a direcionar as estratégias, segmentadas por temas.

  • C.

    Participar de entidades de classe, sempre visando à promoção da imagem da empresa.

  • D.

    Evitar visitas de jornalistas às instalações da empresa e aos locais onde ela atua.

Para Marilene Lopes, há vários cuidados que o executivo de uma organização deve tomar para conceder entrevistas aos jornalistas. NÃO é recomendação válida para esse caso:

  • A.

    Trate todos os jornalistas com a mesma amabilidade, independentemente do peso da publicação que ele representa ou do cargo que ele ocupa.

  • B.

    Evite desmentir ou corrigir qualquer declaração que você tenha feito anteriormente.

  • C.

    Jamais peça ao profissional de imprensa que ele repita ou explique melhor a pergunta que fez a você.

  • D.

    Evite polemizar. Em princípio, o jornalista está do seu lado e não contra você.

No livro Quem tem medo de ser notícia, de Marilene Lopes, a autora apresenta a diferença entre espaço editorial e espaço publicitário em um veículo de comunicação. Correlacione a segunda coluna de acordo com primeira, identificando as definições para espaço editorial e espaço publicitário:

A numeração correta encontrada é:

  • A. 2,1,1,2,2,1
  • B. 2,1,2,2,1,1
  • C. 1,1,2,1,2,1
  • D. 2,2,1,1,2,1

No livro Pragmática do Jornalismo, Manuel Carlos Chaparro aborda algumas conceituações do off e do boato. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às explicações do autor:

  • A.

    O boato motiva pautas, esconde ou expõe fatos, amplia ou reduz a dimensão dos acontecimentos, altera-lhes o significado, atrai ou repele a curiosidade dos repórteres, motiva ou inibe perguntas, direciona reportagens, gera ou elimina manchetes, produz desmentidos ou confirmações.

  • B.

    No jornalismo brasileiro, o off é a mais nobre e corriqueira prática do boato e é uma das almas da cultura jornalística.

  • C.

    O boato pode determinar ou modificar as intenções das mensagens jornalísticas, adequando-as aos interesses a que está vinculado.

  • D.

    Nenhum jornal, no Brasil ou no exterior, limita ou impede a utilização da informação em off.

Quando descreve a pragmática da ação jornalística, Manuel Carlos Chaparro faz algumas ponderações sobre a conexão teórica entre jornalismo e pragmática. Coloque nos parênteses V (se a afirmação for Verdadeira) e F (se a afirmação for Falsa) tendo em vista as afirmações do autor:

A identificação correta das afirmativas, pela ordem, está na opção:

  • A. V,V,F,V
  • B. F,V,V,F
  • C. V,F,F,V
  • D. V,V,V,F

Segundo Manuel Carlos Chaparro, no livro Pragmática do Jornalismo, "... os propósitos jornalísticos se limitam à finalidade de informar tendo em vista o interesse público, a intenção precisa de um principio ético ou de um valor moral para escolher e administrar criativamente as técnicas do fazer, tendo em vista a elaboração estética."

Não corresponde aos propósitos estabelecidos pelo autor:

  • A.

    Porque as ações são conscientes, controláveis e intencionadas, cada jornalista é responsável moral pelos seus fazeres.

  • B.

    O jornalismo é um processo social de ações conscientes, controladas ou controláveis – portanto, fazeres combinados com intenções.

  • C.

    Se uma intenção se refere unicamente à execução de um fazer, então as intenções dos fazeres jornalísticos podem ou não estar vinculadas aos motivos éticos do jornalismo.

  • D.

    O jornalismo é o elo que, nos processos sociais, cria e mantém as mediações viabilizadoras do direito à informação.

No livro A força da Comunicação, Frank Corrado fala sobre as novas imposições empresariais para as comunicações em quatro áreas. Assinale a opção que NÃO é apresentada pelo autor na obra citada:

  • A.

    Empregados: o papel da comunicação é apoiar a empresa na consolidação de um diálogo eficaz com os empregados, por meio de palavras e ações, a fim de alcançar suas metas de melhor produtividade, serviço ao cliente e qualidade.

  • B.

    Imprensa: estabelecer um canal aberto com os jornalistas de todos os veículos, numa tentativa de ganhar espaço na mídia.

  • C.

    Clientes: em parte pelo excesso de uso, a publicidade vem sendo suplementada, e às vezes até mesmo substituída, pelo emprego crescente das relações públicas, que ajuda a transmitir com mais eficiência as informações para os clientes-alvo.

  • D.

    Administração: a comunicação é, hoje, um fator importantíssimo no ambiente empresarial, que é dirigido pela tecnologia e no qual as pessoas rapidamente tomam ciência das informações.

Em seu livro, Frank Corrado explica o que o executivo principal de uma organização deve fazer para demonstrar liderança na comunicação. Assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    Nunca iniciar e nem gerenciar qualquer mudança, mas sim fornecer os recursos financeiros e humanos para conseguir que o trabalho seja feito.

  • B.

    Desenvolver uma visão compartilhada de futuro, conhecendo as necessidades e expectativas dos interessados, criando uma missão abrangente e depois comunicando-a.

  • C.

    Estabelecer e manter a confiança no líder da organização, mostrando credibilidade e integridade.

  • D.

    Dar poderes e motivação aos empregados, afastando a organização da administração autoritária e levando-a em direção a uma cultura de concessão de poder (empowerment).

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