Questões de Comunicação Social do ano 2002

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Segundo Corrado, assinale a opção que NÃO corresponde a uma estratégia organizacional para unir as áreas de Comunicação e Recursos Humanos no ambiente empresarial:

  • A.

    Conseguir o compromisso da administração para comunicações de recursos humanos mais fortalecidas.

  • B.

    Desenvolver uma declaração de política de recursos humanos para as comunicações.

  • C.

    Não envolver no desenvolvimento das estratégias a alocação de nenhum tipo de recurso.

  • D.

    Definir responsabilidades claras entre comunicações e recursos humanos.

No livro A força da Comunicação, Frank Corrado faz considerações sobre o encontro de executivo de uma organização com a mídia. Assinale a opção que NÃO está de acordo com as considerações do autor citado:

  • A.

    Na entrevista, responda às perguntas com frases completas e fáceis de entender.

  • B.

    Procure estabelecer uma relação de proximidade, fazendo confidências a apenas um repórter.

  • C.

    Diga a verdade. Lembre-se de que uma organização é tão digna de crédito quanto às pessoas que a representam.

  • D.

    Antes da entrevista, sempre pratique com alguém que possa desempenhar o papel de repórter.

Muniz Sodré, no livro Reinventando a Cultura, ao discorrer sobre a formação da notícia, afirma que toda notícia pressupõe um fato, um relato e um público. Entre as alternativas abaixo, marque a que NÃO corresponde às afirmações do autor:

  • A.

    O que é considerado de interesse público é crucial para o produtor da notícia.

  • B.

    Na notícia, o falante é um sujeito fixo que sempre "anuncia" algo. Isso significa: ela não argumenta nem opina, mas proclama que algo de novo se passou.

  • C.

    O "lead" resume a ação noticiosa, identificando pessoas, lugares e eventos, além de enfatizar os aspectos considerados básicos do acontecimento.

  • D.

    A implantação das novas tecnologias de informação nas redações não interferiu na estrutura do texto jornalístico.

Podemos afirmar que uma das estruturas mais freqüentes nas reportagens de revistas de informação geral e suplementos:

  • A. é a do texto sempre sintético.
  • B. é a da técnica formal.
  • C.

    não difere essencialmente da técnica adotada em relatórios ou textos didáticos.

  • D. pressupõe conhecimento acadêmico.
  • E. fixa padrões e descrição de modelos de pesquisa.

É verdadeiro afirmar que a entrevista jornalística:

  • A.

    pressupõe um ambiente propício para a troca de informações.

  • B.

    é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo.

  • C.

    é uma técnica utilizada no fechamento de cada edição.

  • D. deve constituir uma amostragem rigorosa.
  • E.

    sistematiza conhecimentos no campo das ciências sociais.

Edição é um processo que pode ser entendido como:

  • A. o relato breve de um acontecimento.
  • B.

    sumário, editorial, expediente e algum comentário.

  • C.

    pequenas chamadas sobre as matérias de menor importância.

  • D.

    uma perspectiva global do processamento de informação na comunicação coletiva.

  • E. espaço reservado para a publicidade.

No radiojornalismo, o editor de boletins é:

  • A. quem fixa a linha editorial do jornalismo.
  • B. quem atende às queixas e reclamações do público.
  • C.

    o responsável pela produção dos boletins transmitidos de hora em hora.

  • D. quem decide que fatos devem ser cobertos.
  • E.

    o profissional que treina estagiários e jornalistas iniciantes.

Em rádio, a notícia deve:

  • A. partir de um press release.
  • B. ser longa e complexa.
  • C. ser sempre ambígua.
  • D. ter como base o comentário.
  • E. ser curta e forte.

Em telejornalismo, o termo "abertura de matéria" significa:

  • A. notícia narrada sempre em "off" no estúdio.
  • B.

    um programa voltado à abordagem profunda de um determinado tema.

  • C.

    noticiário de pequena duração, variando de 3 a 5 minutos.

  • D.

    o início da notícia e deve ser produzida pelo repórter no local da ação.

  • E. uma frase curta.

"Chamada", em telejornalismo, quer dizer:

  • A.

    Flash gravado sobre matéria que serve para despertar o interesse e alertar os telespectadores sobre determinado fato.

  • B. palavras curtas e usuais.
  • C. assunto.
  • D. comentário de fatos.
  • E. título.
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