Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um centro de difusão de informações tecnológicas decidiu disponibilizar na Internet uma grande quantidade de artigos e fichas técnicas de que dispunha. O objetivo do trabalho é facilitar o acesso à informação e diminuir a distância entre os setores de produção e os de pesquisa. Considerando essa situação e supondo o trabalho que o designer responsável pela concepção do sítio de Internet deve fazer, julgue os itens subseqüentes.
Buscando-se maior contraste na composição da página, usando-se os textos mais escuros e o fundo de tela mais claro, aumenta-se a legibilidade dos textos em web.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
Imparcialidade e objetividade são princípios que devem pautar o estilo jornalístico, a fim de que os fatos sejam relatados com fidelidade, de forma a reproduzir as circunstâncias e as repercussões dos acontecimentos noticiados.
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Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
A entrevista jornalística serve, sobretudo, de pretexto para a expressão de opiniões dos proprietários de empresas de comunicação e anunciantes.
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Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
O lide de uma matéria jornalística deve privilegiar um núcleo de interesse ou um aspecto específico do fato, tais como: uma revelação, a idéia-chave de um debate, o aspecto mais relevante de um evento ou a declaração de maior impacto de uma autoridade.
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Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
A pauta jornalística deve atender, sobretudo, a critérios jornalísticos/técnicos, ou seja, aqueles que definem a relevância da notícia.
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Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
Os critérios de seleção de informações passam por diversos filtros, mas cabe ao responsável por cada editorial estabelecer critérios específicos, exceto para aqueles fatos considerados de incontestável interesse geral e aquelas notícias consideradas de utilidade pública, que tendem a ocupar o topo da hierarquia das notícias.
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Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
A edição jornalística ocupa-se tanto dos elementos textuais quanto de fotos e imagens, considerados elementos igualmente relevantes para a composição da matéria editada.
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O profissional de comunicação social lida com diversos profissionais, desde redatores e jornalistas até agências de publicidade, fotógrafos, gráficas e editoras. Portanto, ele deverá conhecer termos e conceitos que fazem parte do jargão desses profissionais. No que concerne a esses termos e conceitos, julgue os itens que se seguem.
Nas redações, existia a figura do copidesque, que hoje está ultrapassada. A função de copidescagem não é mais usada no jornalismo impresso.
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O profissional de comunicação social lida com diversos profissionais, desde redatores e jornalistas até agências de publicidade, fotógrafos, gráficas e editoras. Portanto, ele deverá conhecer termos e conceitos que fazem parte do jargão desses profissionais. No que concerne a esses termos e conceitos, julgue os itens que se seguem.
O uso de efemérides nos jornais e revistas foi duramente criticado e praticamente expurgado das edições dos grandes jornais e revistas nacionais. Até mesmo em tablóides e house organs, as efemérides tendem a ser eliminadas.
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Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Técnica de redação jornalística cada vez mais usada pelos meios de comunicação, em especial pelos jornais de circulação nacional, o nariz-de-cera é grande auxiliar do lead para dar ao texto maior síntese e clareza.
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