Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
As notícias apresentadas por programas jornalísticos podem ser classificadas em três grandes grupos: as notas simples, as notas cobertas e as matérias editadas com abertura, passagem ou encerramento. As notas simples e as cobertas devem ser evitadas ao máximo, mesmo que isso custe a retirada da matéria do espelho do jornal.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
Toda e qualquer informação redigida pelo jornalista de TV tem de ser clara e facilmente compreendida por toda a equipe envolvida na produção. Por isso, é norma o uso de lauda especial e de algumas regras, como o uso apenas do lado direito da lauda; redigir em caixa alta; não dividir palavras; controlar o tempo/tamanho do texto, sabendo que uma linha de 32 toques corresponde a 2,5 segundos de leitura.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
O repórter de televisão tem como uma das suas atribuições, ao fazer a sua matéria e as entrevistas, produzir contraplanos, enquadramentos em que refaz as perguntas apresentadas ao entrevistado. Esses planos são fundamentais para a edição da matéria. Muitas vezes, além de repetir as perguntas, deverá ter contraplanos em que, calado, presta atenção ao que o entrevistado diz.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
Até pouco tempo, as redações das TVs tinham equipes com grande número de repórteres e jornalistas. A tendência dos últimos anos tem sido a de acúmulo de funções. Por isso, as tarefas da chefia de reportagem se tornaram cada vez menores, transferidas para cada repórter.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
Os editores do telejornalismo são responsáveis pelo corte do áudio e das imagens, mas a seqüência lógica da matéria quem dá é o repórter. Os editores não têm autonomia para mudar o que eles trazem da rua já semipronto, sendo obrigados a seguir um roteiro prévio.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
No jornalismo televisivo, chama-se de cabeça de matéria a abertura de uma notícia, aquela que o repórter faz ao vivo ou gravada na rua, com a função de introduzir o assunto: é o lead do telejornalismo.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
No script do telejornal, os editores marcam as deixas de entrada e saída das falas dos entrevistados e do repórter para que a mesa de corte e os locutores possam acompanhar o início e o final da matéria, com entradas e saídas do estúdio.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
Um telejornal é acompanhado por seu editor chefe por meio do espelho, uma espécie de pré-script em que o jornal é montado por editoria e blocos, de acordo com a importância das matérias e onde é acompanhado o fechamento de cada uma, tendo como critério orientador o tempo de produção.
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
A página espelhada de um jornal é aquela dedicada a fazer o espelho das matérias de cada edição, ou seja, a relação e índice das matérias de acordo com as seções e os blocos editoriais, por assunto ou por regiões.
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
Em livros e peças publicitárias, os profissionais preferem usar fontes ou caracteres sem serifas, uma vez que essas, em textos com corpo menor, são menos toleradas e tornam a leitura mais cansativa, já que poluem pelo excesso de traços.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...