Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.
Como resultado de um planejamento gráfico e da diversificação do produto jornalístico com a inclusão de novos projetos em um mesmo jornal, são programados cadernos especiais encartados nos jornais diários. Em geral, são tablóides, formato cuja mancha tem aproximadamente a metade do formato standard, com área de impressão que corresponde a 32 cm por 24,9 cm.
A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.
Na confecção de um texto jornalístico, o uso da técnica da pirâmide invertida se deve a, pelo menos, duas razões prioritárias. A mais importante é a de facilitar o trabalho do jornalista, que precisa escrever com rapidez um grande número de matérias; a segunda, a de facilitar a vida do editor.
A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.
Nos processos de editoração e de edição, a paginação é uma das tarefas mais complexas, já que é nesse momento que o editor define a seqüência e a ordem das editorias, que devem seguir o padrão básico do jornal ou da revista, sem que haja mudanças no seguimento das editorias, por assunto e região.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Normalmente, a notícia encaminhada por um assessor de imprensa de órgão público ou de empresa privada não tem boa receptividade em redação de veículo de comunicação de massa, em função de a maioria dos jornalistas que trabalham em veículos de comunicação de massa entender que o papel de buscar informação é do repórter e não do jornalista- assessor. Contudo, há outras correntes divergentes, como a que se posiciona em favor do release. Escolha abaixo a alternativa que favorece os veículos de imprensa e que reduz a divergência entre essas correntes:
O release deve ser guardado para fechar um espaço do jornal, telejornal ou radiojornal na ausência de outra notícia.
O veículo de comunicação, ao receber um release, deve ter a preocupação com a conseqüência: se publicá-lo, com certeza a organização, que o enviou, pode contemplá-lo com publicidade.
Qualquer release que chega a uma redação de jornal, TV, rádio ou de outro veículo deve ter um destino: o lixo.
O release deve ser interpretado como uma fonte de informação e, por isso, precisa ser lido, analisado e, se aproveitado, enriquecido.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Tem sido comum a preocupação de jornais, televisão e rádio de enaltecer na notícia a presença de celebridades. Por exemplo: se um Ministro de Estado preside a inauguração de uma nova usina nuclear, a sua presença ganha mais destaque do que a própria usina. Assim, a imprensa tem tido mais olhos para enxergar artistas, modelos, jogadores consagrados e outros, em detrimento dos fatos relacionados à presença dessas celebridades. Veja, abaixo, qual a alternativa que mais se identifica com a missão de um repórter:
Se Pelé está inaugurando a primeira de uma série de escola de futebol no morro, basta conseguir uma entrevista exclusiva com o maior jogador do mundo e ignorar integralmente o acontecimento
Basta entender que a celebridade presente é que constitui a notícia, motivo pelo qual o destaque da reportagem deve ser dado a ela, a celebridade.
O repórter deve produzir um fato novo, desvinculado do acontecimento, para aproveitar a presença de personagens importantes, embora tenha sido destacado para cobrir a comemoração da mais antiga escola do Maranhão.
Sem ignorar a presença de pessoas importantes, é necessário olhar o fato sob a ótica da causa e efeitos de sua realização, ficando atento aos seus desdobramentos.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A WEB tornou-se o meio mais avançado de processamento de dados, informação e de conhecimento. E os veículos de comunicação de massa já utilizam esse meio de forma a não perder a velocidade da notícia no seu compromisso diário com a sociedade. Indique, abaixo, quais os veículos que utilizam a WEB.
Rádio, revista e jornal.
Revista, jornal e televisão.
Jornal, rádio, televisão e revista.
Rádio e jornal.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
O jornalista, independente da empresa onde trabalha tem o compromisso com a informação. E, para isso, precisa corresponder às expectativas do leitor ou do ouvinte em relação à notícia que produziu. Escolha uma das opções abaixo que se identifique melhor com o papel do jornalista.
O texto produzido para um jornal impresso deve ser o mesmo utilizado em telejornal ou radiojornal.
O jornalista deve se limitar ao que a fonte lhe informou, sem se preocupar com as interfaces da notícia.
O jornalista, na produção de uma notícia, precisa preocupar-se em não deixar dúvida que possa suscitar perguntas do leitor ou ouvinte. Para isso, é necessário sempre responder às perguntas já conhecidas: por quê, onde, o quê, quem, como, para que, quando...
Um texto romanceado é o mais apropriado para sensibilizar os leitores ou ouvintes.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Escolha, entre as alternativas abaixo, a que define melhor as atribuições de um profissional de Relações Públicas:
Não faz muito tempo em que um profissional de relações públicas cuidava apenas de atividades cerimoniais. Hoje, o seu papel é mais abrangente, respondendo pela integração social de uma organização bem como pela sua relação com o público externo.
O profissional de relações públicas é o profissional mais importante da estrutura de comunicação de uma organização.
O profissional de relações públicas responde pela assessoria de comunicação de uma organização, além de cuidar das atividades de secretaria.
O relações públicas divide com o jornalista a estrutura da comunicação interna de uma organização, além da relação com a imprensa.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
As fontes de informações formam a base da produção dos veículos de comunicação de massa. Como devem os jornalistas se comportar diante das fontes? Escolha uma das alternativas abaixo:
O repórter deve confiar na fonte, sem precisar buscar comprovação.
A primeira preocupação do jornalista é duvidar sempre da fonte, buscando outras fontes para comprovar a veracidade da informação.
Se não houver confiança do repórter, a fonte pode omitir informações, motivo pelo qual deve o jornalista confiar sem motivo para alimentar dúvidas ou discórdia.
Com uma fonte exclusiva, o jornalista tende a crescer em sua empresa, mesmo sabendo que corre risco.
Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Com o digitalização da fotografia, os jornais e revistas conseguem dar maior velocidade ao seu processo de elaboração e fechamento. O papel, em que os editores se espelhavam para escolher a melhor foto, está com seus dias contados, enquanto que o ampliador já está a caminho do museu. Contudo, a fotografia continuará a ser uma peça essencial à ilustração e documentação de um fato noticiado, motivo pelo qual não perderá a sua importância no contexto do jornalismo, sem levar em conta o seu valor no cinema e na publicidade. Escolha entre as opções abaixo a que melhor se enquadra na realidade resumida acima:
Pela sua importância, a fotografia continuará a justificar a presença de um editor (de fotografia) na definição das imagens que compõem as matérias nos jornais e revistas.
A tecnologia está tão avançada que produzir uma foto não exige mais técnica e nem profissionais especialistas.
Com as facilidades da digitalização e a pressa de fechamento dos jornais e revistas, o editor de fotografia já é uma função extinta, cabendo ao repórter de texto escolher a melhor imagem.
A autoria de fotografia deixará de existir com as avenidas que se rompem no mundo virtual para se exibir imagens a qualquer instante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...