Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
Legenda e texto-legenda, em jornalismo impresso, são rigorosamente a mesma coisa: texto de uma linha que descreve uma foto e refere-se à notícia que ela ilustra.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
A maioria dos jornais impressos evita o nariz-de-cera, recurso de redação que indica prolixidade e é considerado incompatível com o jornalismo.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
Suíte ou sumário são pequenos textos de primeira página reunidos em quadro com fundo colorido, normalmente editado na parte inferior da capa de uma edição.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.
Alguns jornais admitem dois tipos de lide: o noticioso, que responde às questões básicas sobre um fato, e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
O jornalismo impresso conta com a possibilidade de usar o segundo clichê, que permite fazer nova prova de uma edição do jornal para corrigir possíveis erros de diagramação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
A diagramação das edições dos jornais diários é facilitada pelo uso de tabelas, que se apresentam de diversas formas, como a que se baseia na lauda-padrão, que tem 20 linhas com 70 toques cada uma.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
O que se convencionou chamar paica é a medida tipográfica que equivale a 12 pontos do sistema angloamericano ou 11,22 pontos do sistema Didot.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
Prismar uma foto é o termo usado para definir a ampliação ou redução de uma foto ou de um detalhe desta. O método da diagonal é o de maior uso entre os produtores gráficos. Outra forma é feita por meio de cálculos matemáticos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
Em geral, as editorias de economia, mundo ou política usam as charges como ilustração: são desenhos que representam uma cena ou fato e devem ser fiéis ao objeto ou pessoa representados, ao contrário das caricaturas, que podem acentuar características de objetos ou pessoas e são humorísticas.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.
O trabalho com a tipologia para impressão depende de profundo conhecimento da estrutura dos caracteres, cujos elementos são cume, serifa, raiz, haste e entrave.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...