Questões de Comunicação Social do ano 2005

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Define-se marketing da seguinte maneira:

  • A.

    processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e procuram, verificando-se pela criação, oferta e troca de produtos de valor;

  • B.

    sistema básico de referências para a administração de empresas e para o atendimento a clientes, à vista de condições próprias a uma demanda por marcas;

  • C.

    conjunto de procedimentos aplicáveis ao atendimento prioritário de anseios, desejos e expectativas peculiares a consumidores emergentes ou potenciais;

  • D.

    planejamento feito para registro e classificação de mudanças ocorridas em mercados consumidores e empresariais, buscando-se maior eficiência gerencial;

  • E.

    método de avaliação utilizado para o mapeamento de variáveis referentes a distintas situações de mercado, visando-se a eficácia de uma campanha publicitária.

Em seu livro Marketing para o século XX (São Paulo: Futura, 1999), Philip Kotler faz referência a práticas de um "marketing de Neandertal", ao qual corresponde, entre outros, o seguinte procedimento:

  • A.

    dominar conceitos técnicos que sirvam à construção de marcas aptas a competir em um mercado;

  • B.

    verificar o poder crescente dos varejistas e ampliar o espaço de exposição de seus produtos;

  • C.

    mensurar margens decrescentes e custos ascendentes que possam vir a atingir promoções e vendas;

  • D.

    priorizar não somente a conquista de novos clientes, senão também a manutenção dos mesmos;

  • E.

    planejar cada ferramenta de comunicação em separado, em vez de integrá-las em uso profícuo.

Demarketing é um conceito que pode ser assim caracterizado:

  • A.

    atividades de comunicação de marketing que atendem demandas específicas;

  • B.

    ações de marketing que são realizadas para expandir um mercado em retração;

  • C.

    processos de marketing que se verificam no âmbito interno da instituição;

  • D.

    medidas de marketing que são tomadas no intuito de se desestimular uma demanda;

  • E.

    movimentos de marketing orientados para a ocupação de nichos de mercado.

Dentre as tendências a serem analisadas no macroambiente de marketing, assinale a que apresenta uma definição correta:

  • A.

    Estilo de vida — analisa o comportamento da população e o de seus distintos grupos de consumidores;

  • B.

    Tecnológica — dedica-se a uma estimativa de novas técnicas ambientais visando sua aplicação;

  • C.

    Administrativa — acompanha atos de regulamentação que possam interferir com o planejamento de marketing;

  • D.

    Cultural — situa-se na confluência de orientações culturais prevalentes e de disposições culturais emergentes;

  • E.

    Econômica — cria condições de poder aquisitivo para a população e as valoriza em campanhas de marketing.

Entre as modalidades de marketing institucional está o marketing cultural, que pode ser assim conceituado:

  • A.

    destina-se à elaboração de mensagens promocionais, propagandísticas ou publicitárias de uma instituição, no intuito de valorizar sua imagem junto a um público amplo e atingir suas metas por meio da difusão de conteúdos de imediato interesse social e de manifesto valor cultural;

  • B.

    volta-se para o desenvolvimento de ações culturais comunitárias, oferecendo suporte e apoio a projetos de interesse para a cultura em geral, tais como a educação, a saúde e o lazer das comunidades, além de promover a imagem da instituição junto a um público comunitário;

  • C.

    realiza-se por meio de um patrocínio ou apoio, por parte de uma instituição, a atividades culturais não necessariamente ligadas a seu campo de atividades, visando influenciar favoravelmente o público em relação à imagem da instituição ou alcançar outros objetivos estratégicos;

  • D.

    serve à execução concertada de atividades de uma instituição pelas quais se conduz o fluxo de bens culturais de um produtor ao usufruto de consumidores finais, observando-se suas demandas específicas neste setor, bem como sua receptividade a fenômenos e fatos de cultura;

  • E.

    representa uma parceria entre instituições congêneres, com o propósito de produzir novos insumos culturais e promover sua aceitação por parte de um extenso público, interessando-o por atividades de educação e cultura desenvolvidas em âmbito institucional.

Na área de marketing, convencionou-se chamar de quatro Ps:

I - processo;

II - produto;

III - projeto;

IV - preço;

V - planejamento;

VI - promoção;

VII- praça.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I, II, V e VI, apenas.

  • B.

    II, III, VI e VII, apenas.

  • C.

    II, IV, VI e VII, apenas.

  • D.

    III, IV, VI e VII, apenas.

  • E.

    IV, V, VI e VII, apenas.

Segundo a classificação de Gruning e Hunt, encontrada em Kunsch (1997), o modelo "simétrico de duas mãos" das relações públicas caracteriza-se por:

  • A.

    administrar conflitos e atender bem a públicos estratégicos.

  • B.

    desenvolver mensagens persuasivas e manipuladoras.

  • C.

    disseminar informações relativamente objetivas por meio da mídia.

  • D.

    publicar notícias sobre organizações e despertar a atenção da mídia.

  • E.

    fazer a imagem da empresa com notícias positivas.

Em relação ao produto anunciado, a publicidade enfatiza e exibe um mundo perfeito e ideal. Para isso, utiliza estratégias discursivas de:

  • A.

    manipulação.

  • B.

    diferenciação.

  • C.

    convencimento.

  • D.

    retórica.

  • E.

    sedução.

Tomando o texto acima como ponto de partida, julgue os itens subseqüentes.

No mundo atual, as celebridades tornaram-se relevante foco das atenções da mídia. O fim do casamento do jogador Ronaldinho com a modelo Daniela Cicarelli, amplamente divulgado pela mídia, é um exemplo de que o público atual se interessa pela vida privada das pessoas famosas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto, julgue os itens a seguir.

Apesar de ser oriundo de veículo oficial, o texto acima apresenta conteúdo jornalístico relevante, no sentido de que se reporta a um fato da agenda da mídia da época em que foi noticiado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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