Questões de Comunicação Social do ano 2005

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No texto "Produção da notícia: a redação e o jornalista", incluído no livro Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia (São Paulo: Atlas, 2003), Roberto Seabra assinala que "cada veículo tem suas peculiaridades na montagem da rotina produtiva" (p. 111).

 Acerca das diferenças, apontadas pelo autor, entre o jornal impresso e a televisão, assinale a alternativa correta.

  • A.

    a influência dos meios eletrônicos de comunicação, em especial a TV, ampliou a importância dos meios impressos, em especial dos jornais diários, para o público;

  • B.

    a pauta no telejornalismo tem mais valia do que no jornal impresso, porque a TV é mais dependente de um planejamento minucioso do que será veiculado;

  • C.

    com o surgimento da televisão, no início do século passado, o jornal impresso consolidou sua prerrogativa de ditar o formato no qual as notícias são divulgadas;

  • D.

    por sua maior agilidade na cobertura dos fatos, a TV oferece mais recursos para improvisações do que o jornal impresso, cujas edições são menos flexíveis;

  • E.

    graças à qualidade técnica de suas imagens, a televisão consegue retratar a realidade de maneira mais fidedigna do que o jornal impresso, que se expressa pela palavra.

Tomando o texto acima como ponto de partida, julgue os itens subseqüentes.

Opinião pública é preocupação exclusiva de jornalistas, pois são eles os formadores de opinião na sociedade contemporânea.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tomando o texto acima como ponto de partida, julgue os itens subseqüentes.

O fato de haver divulgação de pesquisas de opinião pela mídia demonstra que sondagens feitas diretamente com variados segmentos do público são objeto de interesse político, comercial e(ou) social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto, julgue os itens a seguir.

No Brasil, todas as agências de notícia são públicas e limitam-se a divulgar notas e comunicados oficiais, como é o caso da Agência Brasil, da Agência Senado e da Agência Câmara.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre comunicação assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Comunicação é o processo de compartilhar informações com outras pessoas.

  • B.

    Para ter sucesso como comunicador interpessoal, um gerente deve entender: o funcionamento da comunicação interpessoal, o relacionamento entre feedback e comunicação interpessoal e a importância da comunicação interpessoal nãoverbal versus verbal.

  • C.

    Um dos dez mandamentos da boa comunicação é examinar o verdadeiro propósito de cada comunicação.

  • D.

    Ao planejar comunicações na empresa, não é interessante consultar outras pessoas, mesmo quando julgar necessário, pois só complica o processo.

Sobre os mandamentos da boa comunicação assinale ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas:

(  ) Procure esclarecer suas idéias antes de comunica- las.

(  ) Contextualização do processo de comunicação é algo irrelevante.

(  ) Fique atento enquanto se comunica, às implicações e não ao conteúdo básico de sua mensagem.

(  ) Aproveite a oportunidade, quando ela surgir, para transmitir algo que ajude o receptor ou que seja de valor a ele.

(  ) Comunique pensando no amanhã e também no presente.

(  ) Confi ra se suas ações confi rmam suas comunicações.

( ) Não busque apenas ser entendido, mas também entender.

A seqüência assinalada acima é:

  • A.

    V, F, V, V, V, V, V

  • B.

    V, F, V, V, V, F, V

  • C.

    V, F, F, V, V, V, F

  • D.

    F, F, V, V, V, V, F

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Idioma, sons, letras, números e outros sinais são alguns símbolos empregados no processo de comunicação organizacional.

  • B.

    Realimentação é o processo de dar retorno da informação para o agente emissor.

  • C.

    A comunicação pode ser oral, escrita, visual ou corporal.

  • D.

    Excesso de mensagens não afeta o grau de atenção dos destinatários.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    O uso inadequado da linguagem afeta o processo de comunicação empresarial.

  • B.

    Relatórios longos ou mensagens freqüentes não influenciam o processo de comunicação.

  • C.

    A ausência de linguagem comum não afeta a comunicação.

  • D.

    Todas as alternativas estão corretas.

No livro Comunicação em prosa moderna (Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1985), Othon M. Garcia ensina a pensar e a concatenar idéias, exprimindo-as de maneira pertinente e precisa.

 No tocante à comunicação, sua finalidade básica é:

  • A.

    elaborar uma lista de requisitos verbais a serem atendidos quando de uma alocução profissional;

  • B.

    incentivar o aprendizado e o exercício de uma expressão verbal clara, coerente e enfática;

  • C.

    sugerir a adoção de recursos retóricos e escolhas estilísticas que distingam uma mensagem verbal de outras;

  • D.

    estabelecer normas e padrões de uso, recomendando-as à adoção por parte de profissionais de comunicação;

  • E.

    traduzir antigos princípios de retórica e práticas de oratória em frases límpidas, congruentes e elegantes.

Uma noção precisa da norma culta da língua portuguesa do Brasil constitui um conhecimento lingüístico indispensável ao exercício da comunicação social.

Este conhecimento abrange:

  • A.

    registros de fala, modalidades de utilização da língua e expressão lexical, bem como torneios de frase mais característicos;

  • B.

    formas escrita e oral da língua, ortografia e gramática de base, assim como completo domínio de peculiaridades semânticas;

  • C.

    pronúncia dos sons da fala, domínio do vocabulário e das regras de funcionamento da língua, bem como adequado entendimento de variados usos lingüísticos;

  • D.

    características fonéticas, matizes relativos à prosódia típica da língua e usos lexicais, assim como leis sintáticas de constituição de uma frase;

  • E.

    estrutura fonética e fonemas componentes da língua, usos lingüísticos cotidianos e formais, bem como padrões frasais de expressão artística.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...