Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
No texto "Produção da notícia: a redação e o jornalista", incluído no livro Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia (São Paulo: Atlas, 2003), Roberto Seabra assinala que "cada veículo tem suas peculiaridades na montagem da rotina produtiva" (p. 111).
Acerca das diferenças, apontadas pelo autor, entre o jornal impresso e a televisão, assinale a alternativa correta.
a influência dos meios eletrônicos de comunicação, em especial a TV, ampliou a importância dos meios impressos, em especial dos jornais diários, para o público;
a pauta no telejornalismo tem mais valia do que no jornal impresso, porque a TV é mais dependente de um planejamento minucioso do que será veiculado;
com o surgimento da televisão, no início do século passado, o jornal impresso consolidou sua prerrogativa de ditar o formato no qual as notícias são divulgadas;
por sua maior agilidade na cobertura dos fatos, a TV oferece mais recursos para improvisações do que o jornal impresso, cujas edições são menos flexíveis;
graças à qualidade técnica de suas imagens, a televisão consegue retratar a realidade de maneira mais fidedigna do que o jornal impresso, que se expressa pela palavra.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tomando o texto acima como ponto de partida, julgue os itens subseqüentes.
Opinião pública é preocupação exclusiva de jornalistas, pois são eles os formadores de opinião na sociedade contemporânea.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tomando o texto acima como ponto de partida, julgue os itens subseqüentes.
O fato de haver divulgação de pesquisas de opinião pela mídia demonstra que sondagens feitas diretamente com variados segmentos do público são objeto de interesse político, comercial e(ou) social.
Com relação ao texto, julgue os itens a seguir.
No Brasil, todas as agências de notícia são públicas e limitam-se a divulgar notas e comunicados oficiais, como é o caso da Agência Brasil, da Agência Senado e da Agência Câmara.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre comunicação assinale a alternativa incorreta:
Comunicação é o processo de compartilhar informações com outras pessoas.
Para ter sucesso como comunicador interpessoal, um gerente deve entender: o funcionamento da comunicação interpessoal, o relacionamento entre feedback e comunicação interpessoal e a importância da comunicação interpessoal nãoverbal versus verbal.
Um dos dez mandamentos da boa comunicação é examinar o verdadeiro propósito de cada comunicação.
Ao planejar comunicações na empresa, não é interessante consultar outras pessoas, mesmo quando julgar necessário, pois só complica o processo.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre os mandamentos da boa comunicação assinale ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas:
( ) Procure esclarecer suas idéias antes de comunica- las.
( ) Contextualização do processo de comunicação é algo irrelevante.
( ) Fique atento enquanto se comunica, às implicações e não ao conteúdo básico de sua mensagem.
( ) Aproveite a oportunidade, quando ela surgir, para transmitir algo que ajude o receptor ou que seja de valor a ele.
( ) Comunique pensando no amanhã e também no presente.
( ) Confi ra se suas ações confi rmam suas comunicações.
( ) Não busque apenas ser entendido, mas também entender.
A seqüência assinalada acima é:
V, F, V, V, V, V, V
V, F, V, V, V, F, V
V, F, F, V, V, V, F
F, F, V, V, V, V, F
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta:
Idioma, sons, letras, números e outros sinais são alguns símbolos empregados no processo de comunicação organizacional.
Realimentação é o processo de dar retorno da informação para o agente emissor.
A comunicação pode ser oral, escrita, visual ou corporal.
Excesso de mensagens não afeta o grau de atenção dos destinatários.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta:
O uso inadequado da linguagem afeta o processo de comunicação empresarial.
Relatórios longos ou mensagens freqüentes não influenciam o processo de comunicação.
A ausência de linguagem comum não afeta a comunicação.
Todas as alternativas estão corretas.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
No livro Comunicação em prosa moderna (Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1985), Othon M. Garcia ensina a pensar e a concatenar idéias, exprimindo-as de maneira pertinente e precisa.
No tocante à comunicação, sua finalidade básica é:
elaborar uma lista de requisitos verbais a serem atendidos quando de uma alocução profissional;
incentivar o aprendizado e o exercício de uma expressão verbal clara, coerente e enfática;
sugerir a adoção de recursos retóricos e escolhas estilísticas que distingam uma mensagem verbal de outras;
estabelecer normas e padrões de uso, recomendando-as à adoção por parte de profissionais de comunicação;
traduzir antigos princípios de retórica e práticas de oratória em frases límpidas, congruentes e elegantes.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Uma noção precisa da norma culta da língua portuguesa do Brasil constitui um conhecimento lingüístico indispensável ao exercício da comunicação social.
Este conhecimento abrange:
registros de fala, modalidades de utilização da língua e expressão lexical, bem como torneios de frase mais característicos;
formas escrita e oral da língua, ortografia e gramática de base, assim como completo domínio de peculiaridades semânticas;
pronúncia dos sons da fala, domínio do vocabulário e das regras de funcionamento da língua, bem como adequado entendimento de variados usos lingüísticos;
características fonéticas, matizes relativos à prosódia típica da língua e usos lexicais, assim como leis sintáticas de constituição de uma frase;
estrutura fonética e fonemas componentes da língua, usos lingüísticos cotidianos e formais, bem como padrões frasais de expressão artística.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...