Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Henri Cartier Bresson é considerado o "pai do fotojornalismo moderno" e inspirou gerações de fotojornalistas em todo o mundo. Ele propôs para o fotojornalismo o conceito de:
proximidade: se a fotografia não está boa é porque o fotógrafo não se aproximou da ação;
independência textual: uma foto vale por mil palavras;
fotografia engajada: o fotojornalismo deve funcionar sempre como denúncia, visto que uma foto tem a capacidade de modificar a visão das pessoas;
momento decisivo: o fotojornalista deve, simultaneamente e numa mesma fração de segundo, reconhecer o fato em si e organizar rigorosamente as formas visuais percebidas para expressar o seu significado;
fenômeno fotográfico: o fotojornalista deve sempre vivenciar o cotidiano de quem vai retratar e decidir, junto ao fotografado, qual a melhor maneira de fazer a foto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Entre as principais diferenças entre o texto jornalístico elaborado para mídia impressa e o texto para TV é que o segundo é um texto escrito para ser falado. Com base nessa afirmação identifique a opção que trata das características do texto preparado especialmente para TV:
sempre que possível, o redator deve priorizar as frases longas, com a pontuação correta para que o apresentador possa imprimir dramaticidade ao texto;
como maneira de otimizar o tempo é aconselhável usar frases intercaladas, sempre entre vírgulas, para dar ritmo ao texto;
as rimas sempre funcionam bem no texto televisivo, por isso é aconselhável usar sinônimos que possam trazer essa característica para o texto;
o texto televisivo deve descrever minuciosamente a imagem, para isso o vocabulário utilizado deve ser técnico e preciso;
frases curtas, com pontuação correta e sem cacófatos são características do texto televisivo, que precisa ser entendido de forma instantânea pelo telespectador.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Em termos de estratégia de divulgação, cada meio de comunicação tem características preponderantes. Identifique a afirmação correta.
o jornal é o meio que apresenta maior segmentação de públicos, enquanto o rádio é o campeão de credibilidade;
a televisão é um poderoso formador de opinião, enquanto as revistas são o meio de maior abrangência em termos de público;
jornais e revistas atingem o mesmo público e, o mesmo acontece com rádio e televisão;
o cinema juntamente com o rádio são as mídias mais seletivas, atingindo unicamente as classes A e B;
a televisão possui grande impacto e cobertura, tanto em termos geográficos como em população, mas as inserções são mais caras se comparadas em termos absolutos com a dos outros meios de comunicação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As Assessorias de Comunicação Social coordenam atividades de comunicação social que englobam iniciativas nas áreas de Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo. Para Luiz Artur Ferrareto, a ação que não está a cargo de um profissional de RP, é:
organização de eventos;
realização de pesquisa para conhecer hábitos, atitudes e opiniões dos públicos;
escolher os veículos mais adequados para difusão de campanhas promocionais;
participar na definição de estratégias globais de comunicação;
criar, planejar e executar programas de integração externa e interna.
O conceito de Indústria Cultural criado por pensadores ligados à Escola de Frankfurt tornou-se fundamental para o entendimento de fenômenos da Comunicação de Massa. Em relação à Indústria Cultural, podemos afirmar que:
o conceito de Indústria Cultural proposto por Herbert Marcuse refere-se aos processos industriais de impressão de jornais e revistas num mundo globalizado;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Claude Shannon e Warren Weaver, baseia-se na teoria de processos e afirma que a indústria cultural é um esquema matemático, no qual a informação originada no emissor segue por um canal até atingir o receptor;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Marshall McLuhan, baseia-se na reprodutibilidade técnica e se fundamenta no fato de que os meios de comunicação, ao reproduzirem tecnicamente funções humanas, funcionam como extensões do homem;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer referia-se à transformação da cultura em mercadoria e ao processo de subordinação da consciência à racionalidade capitalista;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Jürgen Habermas serve como instrumental para o entendimento dos processos comunicativos contemporâneos baseados em fluxos informacionais lineares, nos quais as massas se comportam de forma heterogênea.
O jornalismo na TV brasileira teve um longo percurso, até desembocar na estética atual do Jornal Nacional. Em 1953 estreou na TV Tupi de São Paulo um noticioso que marcou época em nossa TV, permanecendo no ar por 20 anos, numa época em que nem o videotape era conhecido como um recurso televisivo. Trata-se de:
Repórter Esso.
Ultra Notícias .
Jornal de Vanguarda.
Preto no Branco .
Conexão Internacional.
Comunicação Social - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A forma de apuração em que o jornalista se baseia na nota oficial e nos relatos dos que estiveram presentes ao fato para redigir a notícia é conhecida como:
despistamento
coleta
levantamento
observação direta
análise
Comunicação Social - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Em vez de escrever que uma personalidade ainda não morreu, é mais apropriado escrever que ela continua resistindo. Essa é uma construção eufemística para evitar uma notícia negativa e constitui uma exceção ao uso do verbo central do lead o qual deve:
ser imperfectivo
ser perfectivo
estar no presente freqüentativo
estar no subjuntivo
estar no pretérito imperfeito
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente os conceitos relativos a procedimentos em telejornalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números
CORRETA.(3) (2) (1) (4)
(4) (2) (3) (1)
(4) (1) (3) (2)
(2) (3) (1) (4)
Releases e sugestões de pauta são instrumentos tradicionais das assessorias de imprensa que devem ser utilizados a partir do princípio de que aos veículos noticiosos interessam informações de interesse público. A partir desse princípio, assinale a sugestão de pauta inadequada.
Comemoração do aniversário de instalação de uma unidade industrial
Construção de uma unidade de tratamento de rejeitos sólidos poluentes
Apresentação de plano geral de expansão de produção, gerando empregos
Lançamento de plano estratégico de reciclagem de materiais reutilizáveis
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...