Questões de Comunicação Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O jornalista responsável pelo radiojornal de uma importante emissora pública precisa montar um programa de caráter informativo, que inclua somente matérias classificadas como jornalísticas. Ele possui 12 (doze) boletins de um repórter com 40 (quarenta) segundos cada, 5 (cinco) textos-foguete de 8 (oito) segundos cada, 20 (vinte) notas “ao vivo” de 30 (trinta) segundos cada, 4 (quatro) jingles de 15 (quinze) segundos cada, 3 (três) reportagens de 3’50” (três minutos e cinqüenta segundos) cada e 2 (duas) vinhetas de 15 (quinze) segundos cada. O tempo total do radiojornal, contando apenas os tempos das matérias jornalísticas e das vinhetas é de

  • A.

    20 (vinte) minutos e 40 (quarenta) segundos.

  • B.

    30 (trinta) minutos.

  • C.

    30 (trinta) minutos e 40 (quarenta) segundos.

  • D.

    31 (trinta e um) minutos.

  • E.

    31 (trinta e um) minutos e 40 (quarenta) segundos.

Antes das sonoras, o jornalista cometeu determinada falha que prejudica a interpretação do ouvinte. Esteve ausente no roteiro da matéria

  • A.

    os tempos das sonoras.

  • B.

    o nome do entrevistador.

  • C.

    as perguntas aos entrevistados.

  • D.

    os nomes dos entrevistados.

  • E.

    os locais das entrevistas.

Uma técnica que auxilia os jornalistas brasileiros na elaboração de textos radiojornalísticos é a

  • A.

    cacafonia.

  • B.

    aliteração.

  • C.

    abreviatura.

  • D.

    rima.

  • E.

    repetição.

A grafia dos números facilita a leitura do texto pelo locutor em:

  • A.

    Trezentos e trinta e três - vinte e dois por cento - seis reais - meio.

  • B.

    Trezentos e trinta e três - 22 por cento - R$ 6 reais - meio.

  • C.

    333 - vinte e dois por cento - R$6,00 - meio.

  • D.

    333 - vinte e dois por cento - seis reais - 1/2.

  • E.

    Trezentos e trinta e três - 22% - R$ 6,00 - 1/2.

Leia atentamente o texto:

“Rio de Janeiro (1º/04/2007) – O atacante Romário, do Vasco da Gama, precisa de 1(um) gol para chegar aos 1000, no clássico contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca, às 17 horas, no Maracanã (...)”

São 7 horas da manhã e o redator de uma emissora de rádio, localizada na cidade do Rio de Janeiro, precisa reescrever, imediatamente, o lead do texto acima, enviado por uma Agência de Notícias. A redação apropriada para o radiojornalismo é:

  • A.

    O atacante Romário, do Vasco da Gama, precisa de apenas um gol para chegar aos 1000, no clássico contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca, hoje, às 17h00, no Maracanã.

  • B.

    O atacante Romário, do Vasco da Gama, precisa de apenas um gol para chegar ao milésimo, no clássico contra o Botafogo, pelo Camp. Carioca, hoje, às 17 horas, Maracanã.

  • C.

    O atacante Romário, do Vasco da Gama, precisa de apenas um gol para chegar ao milésimo, no clássico contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca, hoje, às cinco da tarde, no Maracanã.

  • D.

    O atacante Romário, do Vasco da Gama, precisa de apenas 1 gol para chegar ao milésimo, no clássico contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca, hoje, dia 1º de abril de 2007, às cinco da tarde, no Maracanã.

  • E.

    O atacante Romário, do Vasco da Gama, precisa de apenas 1 gol para chegar aos 1000, no clássico contra o Botafogo, pelo Camp. Carioca, hoje, dia primeiro de abril de 2007, às 5 da tarde, no Maracanã.

Basicamente, os roteiros são classificados de acordo com a emoção e de acordo com a realização. De acordo com a realização, eles podem ser orientados para:

  • A.

    a dramatização on-câmera, para a mensagem e para o indivíduo

  • B.

    o indivíduo, para a história, para o produto e para a técnica

  • C.

    o individuo, para a fantasia e para o humor

  • D.

    o drama, para o produto, para a demonstração e para a técnica

  • E.

    dramatização on-câmera, para o produto e para o drama

A seqüência de fases em que geralmente se organiza a produção de um documentário é a seguinte:

  • A.

    decupagem; pré-produção; produção; pesquisa; edição.

  • B.

    pré-produção; pesquisa; decupagem; produção; edição.

  • C.

    pesquisa; pré-produção; produção; decupagem; edição.

  • D.

    pré-produção; decupagem; pesquisa; produção; edição.

  • E.

    pré-produção; produção; pesquisa; decupagem; edição.

O nome do processo utilizado para marcar, com precisão, a seqüência de imagens gravadas em vídeo, facilitando sua posterior edição e sincronização, é

  • A.

    timecode.

  • B.

    timeline.

  • C.

    counter.

  • D.

    frame rate.

  • E.

    minutagem.

No caso de uma entrevista realizada em externa, em que se utilizam um microfone de lapela, um boom e uma câmera com apenas duas entradas de áudio, o operador áudio deverá

  • A.

    garantir que o som da voz enviado à câmera já esteja mixado com os sons ambientes.

  • B.

    garantir a gravação da voz em um canal e dos sons ambientes em outro.

  • C.

    mixar os os sons em diferentes volumes nos dois canais.

  • D.

    mixar os sons em apenas um canal.

  • E.

    garantir a gravação de cada microfone em um canal diferente.

A ordem das etapas a serem cumpridas antes de se iniciar as gravações de um roteiro de ficção é a seguinte:

  • A.

    análise técnica; orçamento; pré-produção; produção.

  • B.

    produção de locações; argumento; orçamento; préprodução.

  • C.

    orçamento; análise técnica; sinopse; story board.

  • D.

    story board; orçamento; argumento; sinopse.

  • E.

    pré-produção; orçamento; análise técnica; produção.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...