Questões de Comunicação Social do ano 2008

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Tecnicamente entendido como um conjunto de nós ligados por conexões, um hipertexto, em termos funcionais, pode-se definir como:

  • A.

    um recurso de amplo alcance, baseado em linguagem HTTP, que engloba sons e imagens, inclusive vídeos em movimento.

  • B.

    um sistema cuja sucessão de estímulos imagéticos, textuais e sonoros é organizada segundo uma hierarquia utilitária.

  • C.

    uma aplicação da eletrônica capaz de permitir a união lógica de sistemas que não poderiam ser conectados diretamente.

  • D.

    um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a comunicação.

  • E.

    um conjunto de métodos e técnicas aplicados ao processamento automático, racional e dinâmico de sistemas digitais.

Surgiram há algum tempo novas linguagens de programação, denominadas linguagens scripting. Representam um novo conceito, que assim se traduz:

  • A.

    conquista recente, linguagens de arquitetura scripting, também chamadas de glue languages ou ainda integration languages, servem a programações específicas ainda pouco estudadas pela ciência da computação.

  • B.

    alternativa para sistemas nos quais o objetivo é o de aglutinar módulos computacionais já construídos, criando sistemas muito complexos em um nível de abstração muito mais alto do que as linguagens convencionais.

  • C.

    evolução das linguagens de programação, tal como o provam as três grandes linguagens script: o Tk/Htmll de John Ousterhout, o Python de Guido van Rossum e o Pearl 2 de Larry Wall.

  • D.

    proposição atualizada de linguagens tradicionais, conhecidas desde o final da década de 50 como opção moderna para a programação assembler, alterando inteiramente a rotina dos programadores.

  • E.

    modificação substancial no que se refere ao processo de alocação de registradores, sendo mantidas as chamadas a procedimentos e o call up de iterações e condições com comandos do tipo while e if.

Linguagens Scripting não são comumente “tipadas”, isto é, uma variável pode assumir o valor de uma string em um momento, um inteiro num outro e ainda uma estrutura de dados mais complexa em um terceiro. Uma linguagem “não-tipada” também diminui a quantidade de código necessária para a realização de determinadas tarefas.

Assinale a alternativa que contenha um exemplo de trecho de programa em que é criado um botão, na versão Python:

  • A.

    button .b -text Hello! -font {Times 16} -command {puts Alô Mundo!);

  • B.

    for ($n = 1; $n <= 10; ++$n) { printf ("%d squared is %d ", $n $n*$n); }; b.pack ( )

  • C.

    def action(app):

    l = Tkinter.Label ( top, text = "Hello there")

    l.pack()

    app = Tkinter.Tk( )

    but = MyButton( app)

    app.mainloop; } b. pack ( )

  • D.

    b = Button (app, text = 'Hello!', font = (name ='Times', size = 16),

    command = print ('Alô Mundo!'))

    b.pack( )

  • E.

    $depth_limit = 20;

    @directory_list = @ARGV;

    # "-s" abbreviates "the size of", and "-f" "... is a file".

    find (sub {$size{$File::Find::name} = -s if -f;},

    @directory_list);

    @sorted = sort {$size{$b} <=> $size{$a}} keys %size;

São características da multimídia em rede:

  • A.

    armazenamento e exibição de áudio e vídeo ao vivo em baixas taxas de transmissão; reprodução de MIDI e operações de integração por telemarketing.

  • B.

    tipicamente sensíveis a atrasos, mas tolerantes quanto a perdas; dados não toleram falhas, mas suportam atrasos; mídia (áudio e vídeo) de tempo contínuo.

  • C.

    poucas aplicações interativas de tempo real, que é unidirecional, similar ao da televisão: apenas ver e ouvir, com transferência de informação feita pela internet.

  • D.

    permite usar UDP para evitar o TCP e sua fase de partida muito rápida; facilidades em armazenar, mas dificuldades em controlar sua apresentação.

  • E.

    não podem ser acrescentadas marcas de tempo nos pacotes, para que o receptor-destinatário saiba quando reproduzi-los; difícil adaptação do nível de compressão à taxa de transmissão disponível.

Além de textos, um BD Multimídia armazena outros tipos de dados, tais como arquivos de imagem, vídeo, áudio etc.

São softwares SGBD:

  • A.

    My SQL Work 2.0, Ariacam Business Report 1.0 e RepMDB for Data.

  • B.

    ScriptWork. NET, APSW Instant Data Converter e Brilliant Database Professional.

  • C.

    EMS MySQL Manager, SQL Server Comparison Tool e Data Report Professional 3.0.

  • D.

    Microsoft SQL, Oracle e MySQL.

  • E.

    MSOffice Access, IZArc Data e FlareSWFlet.

A mídia primária Txt, Jpg, Swf e Mp3, armazenada em um banco de dados, pode repartir-se em três categorias principais. São elas:

  • A.

    hipermídia, imagens em 3D e programas-CAD.

  • B.

    mídia estática, dinâmica de meios e mídia dimensional.

  • C.

    dados multimídia-CBR, objetos binários grandes-BLOBS e dados de assistência por computador.

  • D.

    dados de ingresso assistido, array bidimensional de dados de mídia e dados em modelo flat.

  • E.

    multimídia processada, imagens em formato reduzido e vídeos musicados.

Ao efetuar-se, o tráfego multimídia pode apresentar problemas, proporcionados, por exemplo, pelo seguinte fator:

  • A.

    adversidade do canal de comunicação e desafios feitos à engenharia de mapeamento/monitoração das redes.

  • B.

    os desenvolvimentos verificados a níveis protocolares (físico, ligação e rede), inibindo maior controle técnico.

  • C.

    aplicações flexíveis/tolerantes em cenários de comunicação em banda larga sobre ligações de longas distâncias.

  • D.

    crescentes exigências de QdS (Qualidade de Serviço) das aplicações de textos multimídia informativos.

  • E.

    a natureza e as características de programação peculiares a modelos e serviços de transportes existentes.

A edição de materiais multimídia compreende os seguintes procedimentos:

  • A.

    seleção das características principais dos diferentes tipos de informação (gráfica, textual sonora, imagética) em sua representação computacional para aplicação interativa, usando-se, por exemplo, o software InDesign.

  • B.

    registro e manejo de elementos multimídia na forma em que vêm representados, são armazenados e dispostos para processamento, mediante recurso a quaisquer softwares especializados, tais como o QuarkXPress.

  • C.

    estabelecimento das linguagens algorítmicas aptas a efetuar o processamento mais apropriado para tratar a informação em projetos de multimídia interativa complexa, com o auxílio do software PageStream, entre outros.

  • D.

    escolha de técnicas de programação para multimídia informacional usando linguagens visuais, de scripting e convencionais, associando-as a novas ferramentas de edição multimidiática como o software Scribus.

  • E.

    planejamento e desenvolvimento de recursos que envolvam animações, áudio e vídeo, contando com ferramentas de autoria, tais como, por exemplo, o software Flash MX.

No mundo da informática, uma questão que ainda se põe é a da compatibilização terminológica entre sistemas de informática.

Tal questão está posta pelo seguinte motivo:

  • A.

    com o crescimento da utilização de arquiteturas desenvolvidas em ambiente web, a par de interfaces abertas de acesso a banco de dados, tecnologias de mediação e padrões de formato para troca de dados multiplicaram-se e, paradoxalmente, tornaram-se mais acessíveis.

  • B.

    no que toca ao tratamento e à recuperação da informação, a precisão é requisito essencial, uma vez que uma dada solicitação de busca fará supor algum controle terminológico, mesmo que dissociado da valia das informações recuperadas em meio eletrônico.

  • C.

    há poucas ferramentas semânticas disponíveis em meio informatizado, impossibilitando maior acesso a bibliotecas digitais e virtuais destinadas à gestão do conhecimento e inviabilizando quaisquer processos de integração de informações entre pesquisadores.

  • D.

    distribuídos em distintos conjuntos de conceitos padronizados, termos e definições, além de protocolos de acesso, devem ser aceitos por uma comunidade no âmbito de um domínio, estabelecendo-se como ferramentas semânticas de suporte à sua interoperabilidade.

  • E.

    no âmbito dos sistemas de recuperação de informação, organizá-las e recuperá-las sempre dependeu da tecnologia a eles associada, fazendo com que, à falta de ferramentas de acesso adequadas, nem todas as bases de dados possam ser acessadas.

O processo técnico que torna possível o recebimento e a execução, em tempo real, de áudio e vídeo na tela do computador, por um lado, e a memória temporária que guarda a informação para logo disponibilizá-la no vídeo, por outro, assim se denominam, respectivamente:

  • A.

    gopher e baud.

  • B.

    streaming e buffer.

  • C.

    router e squarial.

  • D.

    overlay e packet.

  • E.

    aux e paging.

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