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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às técnicas administrativas aplicadas a relações públicas, julgue os itens seguintes.
A atividade de relações públicas consiste na gestão da função política da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às técnicas administrativas aplicadas a relações públicas, julgue os itens seguintes.
As organizações baseadas em informações exigem, em geral, uma estrutura hierárquica do tipo pirâmide para que o fluxo de informação possa circular em sentido descendente.
Ao conceber visualmente um anúncio, deve-se:
buscar o desequilíbrio informal dos elementos, distribuindoos simetricamente na diagonal do quadro oferecendo mais dinamismo à leitura do texto.
evitar o uso da cor, pois, além de encarecer e dificultar a impressão, ela funciona como elemento de distração tirando a atenção do produto anunciado.
facilitar a legibilidade e conferir dinamismo ao texto, priorizando o uso de caracteres desenhados e em itálico, oriundos de diferentes famílias de tipos.
usar ilustrações para aumentar o índice de atenção ao anúncio e induzir a leitura do texto demonstrando ou reforçando as afirmações nele contidas.
buscar o equilíbrio formal dos elementos, distribuindo-os assimetricamente na horizontal do quadro oferecendo organicidade à leitura do texto.
Ao tratar do jornalismo empresarial, afirma-se que o house organ é, antes de tudo, um jornal. Mas, ao ser um instrumento de comunicação da organização, deve fazer parte de uma estratégia.
Nesse contexto, é possível afirmar que o house organ:
interessa prioritariamente ao público externo, pois traz informações sigilosas sobre o cotidiano da empresa.
prioriza o discurso laudatório na medida em que é uma concessão paga pela direção da empresa.
pauta-se pelo interesse dos empregados, conscientizandoos no sentido de exigir responsabilidade social da empresa e participação nos lucros.
reflete a cultura da empresa, tendo identidade visual, texto e gêneros jornalísticos adequados ao perfil dos leitores.
destina-se aos veículos de comunicação, fornecendo balanço financeiro e relatórios de produção redigidos sob forma de release.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Para Gaudêncio Torquato (2002), os fluxos de comunicação constituem os caminhos, os desvios e os degraus que a comunicação interna no ambiente empresarial atravessa, e sua complexidade depende do tipo de organização. Algumas, mais abertas e menos burocráticas, mesmo com o risco do by pass, estimulam a troca de informações entre um subordinado e um superior localizado em outra área ou departamento. Essa seria a característica do fluxo:
diagonal.
descendente.
lateral.
reto.
espiral.
Para viabilizar a comunicação com os mais diversos públicos, as organizações usam meios orais, escritos, pictográficos, escritopictográficos, simbólicos, audiovisuais e telemáticos. Entre os exemplos de meios pictográficos usados na comunicação, encontram-se:
os telejornais.
os house organs.
as fotografias.
a intranet.
os gráficos.
Ao redigir um release, é preciso levar em conta as características do texto noticioso. Por isso, ele deve apresentar:
criatividade no texto, que, a despeito da informação, chame a atenção dos editores e garanta espaço noticioso na mídia.
um autor responsável, claramente expresso, bem como as fontes de informação, com nome e função ou cargo na instituição.
cerca de 10 páginas de informação diversificada para que, em face à redução do número de jornalistas nas redações, elimine a possibilidade de apuração direta.
poucas fontes de informação e usar preferencialmente o discurso direto, a fim de eliminar o trabalho do jornalista em entrevistar diretamente a fonte.
títulos e entretítulos com pelos menos 15 palavras centralizadas e em itálico, a fim de chamar a atenção do jornalista.
Com relação aos possíveis casos de utilização da denominação off em telejornalismo, o termo não compreende:
a informação sigilosa obtida pelo repórter de TV.
a chamada de bloco lida pelo apresentador de um telejornal.
o texto falado que cobre as imagens editadas de um VT.
a informação dada no vídeo por um entrevistado que tem sua imagem e voz descaracterizadas por efeitos de computador.
o momento em que o repórter aparece no vídeo no corpo da matéria.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
O principal parâmetro que deve nortear a escolha de uma foto jornalística visando à sua publicação é o(a):
variedade de interpretações que ela é capaz de suscitar.
definição, contraste e saturação de suas cores.
valor informativo e sua adequação à linha editorial da publicação.
celebridade de seu autor e dimensão estética enquanto obra de arte.
irrelevância do fato retratado com exclusividade.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A relação entre repórteres e assessores de imprensa nem sempre é fácil, principalmente em situações de crise de imagem. Nesse contexto, o assessor deve:
assumir o papel de porta-voz da instituição, evitando o contato direto entre repórteres e executivos da empresa.
acompanhar o desenvolvimento da pauta, verificando o texto da matéria antes de autorizar a sua publicação.
fornecer apenas informações favoráveis à empresa por meio de releases, distraindo a atenção dos repórteres do foco da crise.
planejar entrevistas coletivas, orientando as fontes da empresa a fornecer informações claras e objetivas em relação às demandas dos repórteres.
entrar em contato com os editores dos veículos, oferecendo inserções publicitárias para evitar a publicação de notícias desfavoráveis à empresa.
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