Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as características específicas da estrutura de determinados estilos de textos jornalísticos descritas na tabela acima apresentada, julgue os próximos itens.
Constituem características próprias do estilo pirâmide invertida as identificadas nas alíneas D e F.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as características específicas da estrutura de determinados estilos de textos jornalísticos descritas na tabela acima apresentada, julgue os próximos itens.
O corte pelo pé, mencionado na alínea B, constitui função da pirâmide invertida e facilita o trabalho dos editores na adequação de texto e espaço.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a publicações empresariais, julgue os seguintes itens.
Denomina-se publieditorial o recurso utilizado por jornais e revistas de grande circulação, para publicações de interesse de empresas e(ou) parceiros, que deixa claro e transparente para o leitor que a matéria elaborada não é de responsabilidade da redação do veículo de informação.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere a materiais jornalísticos, tais como press release e publicação interna, julgue os próximos itens.
A nota é um texto destinado para apenas um jornalista ou veículo de comunicação, o que aumenta as chances de ela ser aproveitada e obter mais destaque.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das características específicas para uso dos meios de comunicação, julgue os itens subseqüentes.
O regulamento do Online Journalism Awards favorece um novo cenário, no qual a categorização da informação na Web contempla, entre outras categorias, o breaking news, as notícias de última hora com cobertura especial e o jornalismo de serviços, que privilegia conteúdos para a melhoria da qualidade de vida em todos os sentidos.
Com base na figura acima, julgue os itens que se seguem.
O esquema representado na figura é típico do modelo de notícia de jornal impresso. No caso de grandes reportagens de revista, a abertura do texto pode ser flexibilizada, uma vez que o jornalismo de revista privilegia a análise e a interpretação.
Considere as seguintes afirmações Falsas ( F ) ou Verdadeiras ( V ).
( ) O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, mesmo que seu trabalho tenha sido alterado por terceiros.
( ) O jornalista não pode divulgar informações obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, mesmo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração.
( ) O jornalista deve promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.
( ) A cláusula de consciência pode ser usada como argumento para que o jornalista deixe de ouvir pessoas com opiniões divergentes das suas.
( ) A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta, assinalada de cima para baixo.
Comunicação Social - Jornalismo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Caso um jornal publique uma informação errônea ou ofensiva, é assegurado por lei o Direito de Resposta, ou seja, a faculdade a quem se sentir prejudicado de apresentar a sua versão dos fatos
em todos os jornais do Estado, com a publicação paga pelo jornal ofensor, para reparar o desgaste moral do acusado.
no mesmo jornal e na mesma seção em que foi publicado o erro ou ofensa, para atingir o mesmo público que leu a matéria original.
no mesmo jornal, depois que o reclamante ganhar ação de danos morais contra o veículo.
nos três jornais de maior circulação do país, com o pagamento destas publicações pelo reclamante.
no mesmo jornal, sendo que o reclamante pode escolher livremente o local da publicação da resposta.
Comunicação Social - Jornalismo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O critério, que garante que determinada informação é relevante para toda a sociedade e não só para a fonte que a fornece, merecendo, portanto, ser publicada, é o interesse
público.
privado.
econômico.
político.
Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
No Brasil, um dos problemas centrais das matérias relacionadas à ciência em jornal diário é que, dadas as peculiaridades deste, não é possível o aprofundamento de temas de cunho científico, cuja compreensão, por vezes, é difícil até mesmo para o jornalista. Ciência passa, então, a ter fisionomia de aventura, de algo fantástico. A partir da sua exposição na Internet, passa a ter aparência gloriosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...