Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que o governo federal edita normas e manuais de procedimentos para instruir normativamente as ações de comunicação social, julgue os itens a seguir.
São permitidas alterações de tamanho e estilo na aplicação da identidade visual do governo federal em ações de comunicação, apesar da existência de manual de identidade visual.
Sob o ponto de vista ético, o assessor de imprensa em um órgão público deve
fornecer as informações solicitadas pela imprensa apenas quando não prejudicarem a imagem do órgão atendido.
fornecer sempre a informação solicitada pela imprensa com transparência total, por se tratar de órgão público.
zelar pela imagem do órgão público e divulgar os dados sempre enaltecendo o lado mais positivo das atividades desenvolvidas.
divulgar apenas as informações que estiverem ao alcance, já que a burocracia impede o atendimento com a agilidade necessária.
divulgar somente o que for autorizado pela chefia do órgão público.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com definição da Associação Brasileira de Relações Públicas, a atuação das relações públicas no âmbito das relações com o governo está baseada no estabelecimento de relações confiantes entre governo e governados. A esse respeito, julgue os próximos itens.
O estabelecimento de relações de confiança baseia-se em princípios éticos.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Pesquisas de opinião são ferramentas eficazes para detectar posições e tendências em relação a ideias, fatos, produtos e serviços. São realizadas a partir de métodos e técnicas de coleta e de análise de dados. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Na definição de uma amostra, o critério de exclusão é a apresentação de motivos éticos ou clínicos que dizem que determinados participantes não devem fazer parte da pesquisa.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de ética e legislação em relações públicas (RP), bem como a respeito do papel do profissional de comunicação social, julgue os seguintes itens.
É parte do trabalho dos profissionais de RP ajudar a criar padrões de comportamento ético nas organizações em que atuam.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de ética e legislação em relações públicas (RP), bem como a respeito do papel do profissional de comunicação social, julgue os seguintes itens.
Em RP, a transparência, em determinadas situações, deve ser evitada, visando evitar o uso das informações por parte da imprensa.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Segundo o Código de Ética dos jornalistas brasileiros, um jornalista pode, em defesa da liberdade de imprensa e do interesse público, divulgar o nome de uma fonte que tenha dado uma declaração em off, mesmo que isso coloque em risco a integridade física da fonte.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Segundo o Código de Ética dos jornalistas brasileiros, um jornalista pode, em defesa da liberdade de imprensa e do interesse público, divulgar o nome de uma fonte que tenha dado uma declaração em off, mesmo que isso coloque em risco a integridade física da fonte.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas características, julgue os itens de 85 a 96.
A necessidade de um fluxo contínuo de notícias diminui o papel das fontes oficiais na cobertura noticiosa.
Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem parte de uma cultura profissional.
As conversas em off-the-record asseguram que as informações acerca das quais a fonte solicitou sigilo não serão publicadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...