Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca do conceito de jornalismo público (civic journalism ou public journalism), julgue o item que se segue.
O jornalismo público atém-se à produção e difusão das informações que emanam dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Esse trecho é de um texto de Machado de Assis, de 15/08/1876. Como gênero jornalístico, constitui-se em:
artigo.
crônica.
conto.
crítica.
relato.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens a seguir.
O jornalismo institucional, como subgênero da comunicação organizacional, originou-se de patrocínios de órgãos públicos e transformou, posteriormente, em jornalismo especializado.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os itens a seguir.
A impessoalidade é uma característica do editorial, cujo texto não é assinado pelo redator. Nesse caso, deve-se utilizar a terceira pessoa do singular ou a primeira pessoa do plural.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.
Os artigos são uma maneira eficiente de divulgar a opinião das organizações sem a necessidade de comercialização de espaço nos veículos de comunicação. Para tanto, é preciso que a redação do artigo geralmente executada por um ghost-writer esteja adequada às oportunidades de tamanho e abordagem oferecidas pelo veículo.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos aos critérios de noticiabilidade, também conhecidos como valores-notícia.
Os valores-notícia, apesar de serem constituídos de forma individualizada, são trabalhados de modo conjunto e complementar no momento em que se realiza a seleção da notícia.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos aos critérios de noticiabilidade, também conhecidos como valores-notícia.
Os valores-notícia são definidos como um conjunto de elementos que são utilizados pelos jornalistas como parâmetros para a seleção de notícias.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos aos critérios de noticiabilidade, também conhecidos como valores-notícia.
Os valores-notícia funcionam como regras fixas que indicam os acontecimentos que não poderão se tornar notícia de maneira inexorável.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, referentes aos gêneros jornalísticos mais utilizados na imprensa.
A tipologia textual predominante em reportagens é a narração.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, referentes aos gêneros jornalísticos mais utilizados na imprensa.
A reportagem pode ser dividida em três categorias: de rotina, de entretenimento e grande reportagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...