Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No dia 26 de maio, os órgãos de imprensa destacaram a participação do consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, no II Fórum Nacional de TVs Públicas. Na ocasião Bechara revelou a importância do Canal da Cidadania, que será implementado pelo Ministério:
A ideia do Canal da Cidadania é ser o canal da cidade. Os municípios precisam se mostrar. O canal será um espaço para as comunidades. Também vamos permitir a programação dos poderes locais, o que vai dar mais transparência ao cidadão. Além disso, será o canal da governança eletrônica. Isso vai permitir que serviços públicos possam ser prestados utilizando a interatividade.
O consultor jurídico destacou que o cidadão poderá
acompanhar ao vivo o seu filho em sala de aula.
valer-se do serviço de GPS para localizar o seu carro.
marcar consultas médicas pelo Sistema Único de Saúde.
importar programas de emissoras de TV por assinatura.
fazer transações financeiras com o banco em que mantém conta-corrente.
A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e páginas de relacionamento torna necessária a comunicação integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.
Uma das formas utilizadas para definição da verba de comunicação de uma empresa é a provisão anual com base em percentual do faturamento. No âmbito das instituições públicas, a verba é definida a partir do planejamento estratégico anual de comunicação institucional com provisionamento de recursos no orçamento anual da instituição, que devem ser despendidos ao longo do ano com ações que envolvem propaganda, realização de eventos, assessoria de imprensa, patrocínio, relacionamento institucional, materiais promocionais e comunicação interna.
A respeito de ilustração e web design, julgue os itens a seguir.
Substituir a palavra pesquisa por expressões mais criativas ou originais ao se nomear o campo de pesquisa de uma página web melhora a usabilidade do sítio.
O desenvolvimento das pesquisas sobre comunicação levou a um reconhecimento do papel do receptor. A corrente teórica que se enquadra nesse ponto de vista é
teoria crítica, pela ênfase na dialética negativa da indústria cultural.
teoria hipodérmica, por verificar como os meios influenciam os indivíduos.
Escola de Frankfurt, pela preocupação com o efeito da mídia sobre o receptor.
estruturalismo, por buscar no receptor a origem da estrutura social.
estudos culturais, pela negação da passividade da audiência.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Pesquisas de opinião são ferramentas eficazes para detectar posições e tendências em relação a ideias, fatos, produtos e serviços. São realizadas a partir de métodos e técnicas de coleta e de análise de dados. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A entrevista estruturada é uma técnica de coleta que trabalha com perguntas pré-formuladas que não impõem nenhuma visão da realidade.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Pesquisas de opinião são ferramentas eficazes para detectar posições e tendências em relação a ideias, fatos, produtos e serviços. São realizadas a partir de métodos e técnicas de coleta e de análise de dados. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A técnica de grupo focal possibilita a obtenção de dados qualitativos.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Pesquisas de opinião são ferramentas eficazes para detectar posições e tendências em relação a ideias, fatos, produtos e serviços. São realizadas a partir de métodos e técnicas de coleta e de análise de dados. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Para determinar quais variáveis serão usadas, o pesquisador deve basear-se na pergunta da pesquisa e na hipótese.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O gestor da comunicação em uma organização deve formular estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os itens subsequentes.
As pesquisas de clima são valiosos instrumentos para auferir de que maneira o público interno incorpora e reproduz os valores culturais da organização, além de prospectarem informações que poderão ser utilizadas na formatação de canais mais eficientes de comunicação interna.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens subsequentes.
Quanto mais homogênea a população pesquisada, menor é o erro amostral e, consequentemente, maior o nível de confiança.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens subsequentes.
As pesquisas de opinião são capazes de retratar tendências, mas não podem ser tomadas como a própria opinião pública.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...