Questões de Comunicação Social do ano 2010

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no jornalismo, julgue os itens que se seguem.

O receptor corresponde à função interativa. Hoje, a função do receptor, nos processos de interação on-line, vem sendo muito valorizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no jornalismo, julgue os itens que se seguem.

O canal corresponde à função fática: é o meio ou sistema de transmissão usado para transferir a mensagem de um lugar a outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no jornalismo, julgue os itens que se seguem.

A fonte corresponde à função informacional: no sistema produtor de notícias, a fonte exerce função primária na difusão de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às principais correntes teóricas do pensamento comunicacional, julgue os itens a seguir.

Atualmente, a comunicação é considerada um processo dialógico, em que o leitor/receptor interpreta as mensagens a partir de suas vivências e referências socioculturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da comunicação visual, considere:

I. Um programa de identidade visual possui consistência flutuante e pode ser tratado pela alta direção como um bem valioso para a empresa ou entidade.

II. O sistema de comunicação da marca de uma orga- nização deve ser normatizado e terá definições claras em relação ao uso da identidade visual, sendo de suma importância na consolidação da imagem institucional.

III. A comunicação visual estuda a individualidade de cada projeto e os aspectos particulares de cada um.

IV. Um fenômeno corporativo cada vez mais frequente é a apropriação das organizações por funcionários, fornecedores, clientes, entidades de classe e pela comunidade, os quais assumem muitas vezes uma postura de quase sócios do negócio.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II e III.

Ao definir a paginação de uma matéria que inclui muitas informações jornalísticas as quais ficariam mais claras em linguagem gráfica, o editor de um veículo pode optar por apresentar essas informações na forma de um(a)

  • A.

    layout.

  • B.

    infográfico

  • C.

    fotomontagem.

  • D.

    charge.

  • E.

    ilustração.

Ao imprimir fotografias, é preciso decompor as cores em pequenos pontos que, variando de tamanho e cor, misturam- se em nossa visão, criando a sensação de volume, textura, profundidade, etc. Esses pontos são chamados de

  • A.

    bits

  • B.

    dpis

  • C.

    lpis

  • D.

    pixels

  • E.

    retículas

Ao diagramar uma página de jornal, devem-se programar os anúncios para estarem

  • A.

    em um bloco, usando o resto da página para as matérias.

  • B.

    espalhados pela página, intercalando-os com as matérias.

  • C.

    todos na lateral direita, deixando a área da esquerda para as matérias.

  • D.

    todos na lateral esquerda, deixando a área da direita para as matérias

  • E.

    todos no topo da página, deixando as matérias no pé da página.

Considere as fontes abaixo.

A tipografia tem importância fundamental na linguagem visual impressa. O profissional de criação deve estar preparado não apenas para ler as palavras, mas também para entendê-las.

  • A.

    Art pop

  • B.

    Futurismo

  • C.

    Conceitual

  • D.

    Art Nouveau

  • E.

    Concretismo

A tipologia ainda é considerada um dos principais elementos da página impressa. Nessa perspectiva, associe as características da tipologia, na 1ª coluna, com suas descrições, na 2ª coluna.

A associação correta é

  • A.

    I – W, II – X, III– Z.

  • B.

    I – X, II – W, III– Y.

  • C.

    I – X, II – Y, III– Z.

  • D.

    I – Y, II – W, III– X.

  • E.

    I – Y, II – Z, III– W.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...