Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no jornalismo, julgue os itens que se seguem.
O receptor corresponde à função interativa. Hoje, a função do receptor, nos processos de interação on-line, vem sendo muito valorizada.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no jornalismo, julgue os itens que se seguem.
O canal corresponde à função fática: é o meio ou sistema de transmissão usado para transferir a mensagem de um lugar a outro.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no jornalismo, julgue os itens que se seguem.
A fonte corresponde à função informacional: no sistema produtor de notícias, a fonte exerce função primária na difusão de informações.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às principais correntes teóricas do pensamento comunicacional, julgue os itens a seguir.
Atualmente, a comunicação é considerada um processo dialógico, em que o leitor/receptor interpreta as mensagens a partir de suas vivências e referências socioculturais.
Acerca da comunicação visual, considere:
I. Um programa de identidade visual possui consistência flutuante e pode ser tratado pela alta direção como um bem valioso para a empresa ou entidade.
II. O sistema de comunicação da marca de uma orga- nização deve ser normatizado e terá definições claras em relação ao uso da identidade visual, sendo de suma importância na consolidação da imagem institucional.
III. A comunicação visual estuda a individualidade de cada projeto e os aspectos particulares de cada um.
IV. Um fenômeno corporativo cada vez mais frequente é a apropriação das organizações por funcionários, fornecedores, clientes, entidades de classe e pela comunidade, os quais assumem muitas vezes uma postura de quase sócios do negócio.
Está correto o que consta APENAS em
II, III e IV.
I e III.
II e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
Ao definir a paginação de uma matéria que inclui muitas informações jornalísticas as quais ficariam mais claras em linguagem gráfica, o editor de um veículo pode optar por apresentar essas informações na forma de um(a)
layout.
infográfico
fotomontagem.
charge.
ilustração.
Ao imprimir fotografias, é preciso decompor as cores em pequenos pontos que, variando de tamanho e cor, misturam- se em nossa visão, criando a sensação de volume, textura, profundidade, etc. Esses pontos são chamados de
bits
dpis
lpis
pixels
retículas
Ao diagramar uma página de jornal, devem-se programar os anúncios para estarem
em um bloco, usando o resto da página para as matérias.
espalhados pela página, intercalando-os com as matérias.
todos na lateral direita, deixando a área da esquerda para as matérias.
todos na lateral esquerda, deixando a área da direita para as matérias
todos no topo da página, deixando as matérias no pé da página.
Considere as fontes abaixo.
A tipografia tem importância fundamental na linguagem visual impressa. O profissional de criação deve estar preparado não apenas para ler as palavras, mas também para entendê-las.
Art pop
Futurismo
Conceitual
Art Nouveau
Concretismo
A tipologia ainda é considerada um dos principais elementos da página impressa. Nessa perspectiva, associe as características da tipologia, na 1ª coluna, com suas descrições, na 2ª coluna.
A associação correta é
I – W, II – X, III– Z.
I – X, II – W, III– Y.
I – X, II – Y, III– Z.
I – Y, II – W, III– X.
I – Y, II – Z, III– W.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...