Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.
O texto da notícia requer uma definição precisa de lugares e tempos, de distâncias e perspectivas que desempenham um papel essencial na determinação de personagens, na estilística descritiva e na criação de um efeito de realidade.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.
Apresentar novos termos ao público está entre as principais regras para a escrita de matérias jornalísticas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.
Apesar da necessidade de simplicidade e objetividade, a notícia impressa ou escrita não exige frases curtas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.
O agendamento prévio de acontecimentos, definidor primário do que deve ser noticiado, constitui uma das estratégias da esfera político-institucional para manter a imprensa atenta e interessada nas pautas da instituição.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.
No âmbito das assessorias públicas, cujas atividades apresentam especificidades, a produção da notícia deve ignorar a lógica dos valores-notícia predominantes no trabalho dos jornalistas de mercado.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos produtos e aos canais de comunicação internos e externos da organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Enviar torpedos com sugestões de pautas a jornalistas é um procedimento tecnicamente eficaz, mas considerado de netiqueta duvidosa.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Uma vez que não pressupõe o ordenamento cronológico e temporal dos fatos, a notícia não se propõe somente a narrá-los, mas, antes de tudo, a expô-los em ordem crescente de importância.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O processo de produção da notícia pode ser dividido em três etapas: seleção dos eventos, etapa em que o narrador escolhe omitir fatos ou citar os mais relevantes; ordenação, etapa em que o narrador organiza os acontecimentos, conferindo-lhes valores diferenciados de acordo com a ordem em que serão citados; e nomeação, etapa em que o narrador traduz os sintagmas nominais, verbais e circunstanciais em linguagem adequada ao consumo da notícia.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.
Do mesmo modo como, no telejornalismo, a pauta precisa trazer um planejamento pormenorizado do que será noticiado, no jornalismo veiculado na Internet, a pauta deve ser elaborada com muito rigor, apresentando orientações detalhadas que guiem o trabalho do repórter.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às características das assessorias de imprensa e suas estratégias de relacionamento com a mídia, julgue os próximos itens.
O momento ideal para entrega do press kit é depois da coletiva, de modo que sua distribuição não interrompa a fala do entrevistado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...